Marketing Opus 02/10/2020

4 vantagens do EAD que você deve levar em consideração

Buscar capacitação profissional é sempre importante para se posicionar no mercado de trabalho e alcançar novas oportunidades. Muitas vezes, o ensino presencial não é uma possibilidade real. Por isso, é interessante conhecer as vantagens do EAD para quem deseja crescer profissionalmente.

O EAD funciona com o auxílio da tecnologia, não sendo necessário que o aluno vá até uma instituição de ensino para estudar, além de trazer autonomia para o estudo. Por esse motivo, essa modalidade está crescendo cada vez mais, oferecendo uma ótima oportunidade de desenvolvimento profissional.

Pensando nisso, mostraremos 4 maiores vantagens do EAD, tanto para os aspectos pessoais quanto profissionais. Confira!

1. Flexibilidade

A flexibilidade para estudar é uma das vantagens mais valorizadas por quem procura um curso a distância. Essa modalidade permite que o aluno estude em qualquer local e horário, sendo necessário apenas o acesso à internet.

Desse modo, o ritmo e a organização dos estudos dependem do próprio estudante. Essa flexibilidade é fundamental para quem deseja conciliar estudos com trabalho, compromissos pessoais ou outras atividades. O tempo economizado no descolamento também é considerado, pois pode ser usado para a realização de outras tarefas.

2. Custo mais baixo

Outro ponto que deve ser considerado nessa modalidade de ensino é o custo mais baixo em relação aos cursos presenciais. Essa não é uma regra, mas é comum que a modalidade ofereça preços mais acessíveis, possibilitando o ingresso dos alunos.

Além do preço, também é possível economizar em outras frentes, já que não é necessário gastar com o deslocamento até uma unidade de ensino e os materiais utilizados costumam ser disponibilizados online, evitando gastos com livros didáticos, por exemplo.

3. Diploma reconhecido

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a validade de um curso a distância, pois temem que ele não seja tão valorizado quanto um presencial. A boa notícia é que o EAD tem o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). As instituições que cumprem os requisitos necessários oferecem um diploma reconhecido para seus alunos.

Sendo assim, o aluno pode utilizar esse diploma sem nenhuma discriminação, seja em currículos, concursos públicos ou outras finalidades. A carga horária e os conteúdos abordados oferecem o aprendizado suficiente para que o estudante se forme de acordo com as exigências do MEC.

4. Desenvolvimento de novas habilidades

O ensino a distância também contribui para o desenvolvimento de novas habilidades para a sua carreira. Além do conteúdo aprendido nas aulas, o aluno precisa cuidar de outros elementos, pois não terá o acompanhamento presencial de um professor.

Nesse contexto, é fundamental desenvolver a gestão do tempo, disciplina, concentração, organização, entre outras competências. Essas características são muito valorizadas no mercado de trabalho, por isso, vale a pena desenvolvê-las durante os estudos.

Neste artigo, mostramos algumas vantagens do EAD que devem ser consideradas na hora de buscar aprimoramento. Ao procurar um curso, lembre-se de escolher um que seja reconhecido pelo MEC e que esteja de acordo com seus objetivos e necessidades profissionais. Desse modo, ele trará diversos benefícios para a sua carreira, contribuindo para melhorar o seu posicionamento no mercado.

Gostou de conhecer mais sobre este tema? Então, aproveite para saber tudo sobre como fazer um curso a distância!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Habilidades para se desenvolver: 5 principais que você deve trabalhar

Habilidades para se desenvolver: 5 principais que você deve trabalhar

21/07/2020

Como construir uma gestão inclusiva?

Como construir uma gestão inclusiva?

26/05/2021

Coaching e Mentoring na gestão de pessoas: saiba como desenvolver sua equipe!

Coaching e Mentoring na gestão de pessoas: saiba como desenvolver sua equipe!

21/01/2019