Marketing Opus 04/08/2020

Por que devo me preocupar com a saúde dos colaboradores?

A saúde dos colaboradores é um tema muito comum para quem atua na área de Recursos Humanos (RH) e gestão de pessoas. O cuidado com o bem-estar dos trabalhadores é fundamental não só para garantir mais qualidade de vida para eles, como também aprimorar os resultados da organização.

Afinal, uma empresa com profissionais saudáveis e felizes com seu contexto de trabalho cria um ambiente propício para o desenvolvimento da proatividade, colaboração e engajamento com os ideais da instituição, além de fortalecer as suas habilidades de liderança.

Neste post, separamos os principais benefícios que o trabalho com a saúde dos colaboradores oferece para você e sua empresa. Acompanhe!

Aumenta a satisfação e motivação dos colaboradores

Não há como negar: um dos principais benefícios da preocupação com a saúde dos colaboradores é o aumento dos níveis de satisfação e motivação. Muitos profissionais adoecem em função do trabalho, já que não se sentem parte das equipes ou não são valorizados pela organização.

Quando o departamento de RH investe em práticas de benefícios e recompensas, assim como valorização e reconhecimento da atuação das equipes, é possível aumentar a satisfação que todos têm com a empresa e estimular sua motivação para produzir com melhor qualidade, sem perder de vista sua saúde física e mental.

Reduz os impactos negativos na produtividade

Com trabalhadores mais motivados, é natural que sua produtividade seja estimulada, não é mesmo? Isso acontece porque os profissionais se sentem parte da organização, e entendem que contribuem para o crescimento saudável da empresa que não só faz bem para si, como também oferece oportunidades positivas para seus clientes.

Os ideais pessoais e sociais são fundidos e fazem com que os trabalhadores desenvolvam sua produtividade. Assim, as equipes podem fortalecer sua proatividade e liderança, garantindo mais união e construindo um contexto de atuação segura e potencializadora.

Aprimora o bem-estar e qualidade de vida

Indo um pouco mais além, a preocupação com a saúde dos profissionais envolve uma esfera muito importante: a qualidade de vida. Diversos trabalhadores têm dificuldade em perceber como sua carreira e seu contexto organizacional impacta diretamente na sua vida pessoal e familiar.

Investindo em ações que cuidam da saúde das equipes, como a criação de um espaço terapêutico organizacional, você cria um espaço seguro, saudável e de escuta ativa para que os times compartilharem suas dificuldades profissionais e procurarem ajuda individualizada se necessário.

Estimula o comprometimento com a organização

Você lembra que comentamos sobre como os profissionais podem se sentir parte da empresa quando estão com boa saúde? Pois é, isso impacta diretamente no comprometimento que os times têm com a própria organização, entendendo profundamente como o seu trabalho oferece melhores condições de vida para seus clientes.

Como consequência, os líderes e gestores conseguem motivar suas equipes com maior facilidade e o departamento de RH consegue fortalecer os ideais da empresa. Assim, você não só mediou o desenvolvimento pessoal de cada colaborador, como também auxiliou a organização a crescer de forma ética e eficaz.

Você percebe como a preocupação com a saúde dos colaboradores é fundamental para garantir melhores resultados? Além de oferecer condições de trabalho seguras, o RH consegue estimular habilidades de liderança, aumentar a produtividade das equipes, aprimorar a qualidade de vida dos profissionais e, ainda, potencializar os ganhos da empresa.

E então, gostou de conhecer mais sobre a importância da saúde dos colaboradores para empresas? Aproveite para curtir nossa página do Facebook e não perder nenhuma atualização!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Você sabe quais são os benefícios de um diagnóstico de clima organizacional para a sua empresa? Descubra!

Você sabe quais são os benefícios de um diagnóstico de clima organizacional para a sua empresa? Descubra!

12/01/2019

Cinco vantagens dos cursos online para sua carreira

Cinco vantagens dos cursos online para sua carreira

06/03/2019

Entenda o que é mentoria profissional e quais os benefícios que esse processo gera para a sua carreira!

Entenda o que é mentoria profissional e quais os benefícios que esse processo gera para a sua carreira!

13/01/2019