Wladimir Martins 28/05/2020

Veja o que é escuta ativa e como melhora as relações interpessoais

Admita! É muito fácil se distrair durante uma conversa, não é verdade? Seja ela pessoal, seja ela profissional, em algum momento lá estaremos nós, completamente alheios ao que o outro está tentando comunicar. Isso acontece com você? A escuta ativa pode ajudar.

Não sabe o que esse conceito significa ou quer entender um pouco mais sobre como desenvolvê-lo na prática? Então, acompanhe o artigo!

O que é a escuta ativa?

Habilidade desenvolvida a partir da inteligência emocional, a escuta ativa tem como foco a atenção plena por parte do receptor da mensagem (aquele que escuta) ao que está sendo comunicado pelo emissor (aquele que fala). Mas não se engane!

A escuta ativa não se limita ao ato de simplesmente escutar o que outro está falando, mas em demonstrar interesse sincero em suas palavras e intenções. Essa é uma das ferramentas de comunicação mais poderosas existentes e de grande eficácia quando o assunto é melhorar o diálogo e estreitar as relações.

De que forma a escuta ativa pode melhorar as relações interpessoais?

Com a atenção genuína ao real entendimento da mensagem que está sendo transmitida pelo interlocutor, automaticamente se inicia um processo de melhoria nas relações entre essas pessoas e, consequentemente, no ambiente em que elas estão inseridas.

Veja alguns dos benefícios proporcionados pela escuta ativa e como ela influencia em nossas relações interpessoais!

Desenvolve empatia

Um dos primeiros benefícios observados após a implementação da escuta ativa é o desenvolvimento da empatia. Ou seja, a habilidade de entender e se colocar no lugar do outro sem que seus próprios problemas afetem seu entendimento deste diálogo. Quanto mais praticar, maior será sua empatia em qualquer situação.

Gera mais confiança

Outro benefício advindo da escuta ativa é o desenvolvimento da confiança. Isso porque, com essa troca de informações mais amigável e com as partes genuinamente mais dispostas a encontrarem soluções que sejam boas para ambas, o nível de confiança mútua cresce e se intensificada a cada nova interação.

Reduz conflitos

O que também contribui diretamente para a redução de conflitos. Afinal, em um ambiente no qual a base é a comunicação não-violenta, as pessoas tendem a se entenderem melhor, aceitarem uns aos outros e buscarem as melhores opções para todos os envolvidos, resultando naturalmente em mais colaboração. O que nos leva ao próximo benefício!

Estimula o trabalho em equipe

Se você estava pensando em trabalho em equipe, você acertou! Em um ambiente acolhedor e harmonioso, a tendência é que as pessoas trabalhem juntas em prol de um mesmo objetivo, o que nos dá um benefício extra. Olha só!

Otimiza o tempo

O melhor uso possível do tempo, otimizando a rotina de todos os envolvidos e abrindo espaço para que assuntos ou tarefas mais importantes sejam priorizadas no lugar daquelas mais mecânicas, que têm seu tempo reduzido por haver um trabalho em conjunto em sua execução.

Como colocar a escuta ativa em prática?

Ainda em dúvida sobre como colocar a escuta ativa em prática? Então não vá embora agora! Essas dicas são para você:

  • evite ao máximo se distrair;
  • ouça seu interlocutor com atenção;
  • não se precipite no entendimento;
  • espere o outro finalizar suas frases;
  • exercite a empatia;
  • deixe o interlocutor à vontade;
  • faça perguntas pontuais;
  • observe e utilize a linguagem corporal;
  • não julgue o outro, tente entendê-lo de fato.

Essas foram algumas dicas para implementar a escuta ativa ainda hoje em seu dia a dia pessoal ou profissional, o que pode influenciar positivamente também as pessoas de sua convivência, melhorando — e muito — sua comunicação, suas relações e até mesmo a sua produtividade.

Gostou e quer ainda mais? Assine nossa newsletter para ter acesso a conteúdos incríveis e gratuitos em primeira mão!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

RH digital: saiba o que é e qual a sua importância para empresa

RH digital: saiba o que é e qual a sua importância para empresa

26/10/2020

Saiba como fazer um plano de carreira para ter sucesso profissional

Saiba como fazer um plano de carreira para ter sucesso profissional

25/03/2019

Série “Mulheres de Personalidade”: Analisando o perfil de Daenerys Targaryen

Série “Mulheres de Personalidade”: Analisando o perfil de Daenerys Targaryen

23/10/2023