Wladimir Martins 15/04/2020

Como desenvolver o autoconhecimento emocional em um papel de liderança?

Para um líder, é essencial que se desenvolva hábitos que ajudem a conquistar a confiança da equipe. Uma forma bastante eficiente de fazer isso é por meio do autoconhecimento emocional e da aplicação dele no ambiente organizacional.

O conhecimento das próprias emoções não é só sobre saber o que acontece com você frente às situações. É também sobre a forma como você lida com o que sente e sobre quanta inteligência emocional você atribui às suas decisões em diferentes cenários.

Quer saber como desenvolvê-la? Acompanhe nosso post!

Por que o autoconhecimento emocional é importante?

A liderança é uma figura que, automaticamente, ensina pelo exemplo, seja ele bom ou ruim. Por isso, é crucial buscar maneiras de desenvolver esse papel de influência de uma forma madura, sóbria e confiável. Para isso, é preciso estar disposto a criar hábitos que construam autoconfiança e aumentem a sensação de capacidade de lidar com diferentes cenários e situações.

Como aumentar a autoconfiança em um papel de liderança?

Veja nossas dicas para se tornar mais autoconfiante e transmitir isso para a equipe por meio do autoconhecimento emocional!

Estabeleça um propósito

O conhecimento e o controle sobre as próprias emoções têm muito a ver com o nível de motivação de uma pessoa. Portanto, é preciso se manter motivado. Uma das melhores formas de fazer isso é estabelecendo um propósito, uma razão de ser. Se você quer ser uma liderança que realmente faz a diferença na vida profissional e pessoal da sua equipe, esse pode ser um bom propósito.

Seja mais positivo

Há um tempo, a positividade poderia ser encarada como mera superstição. No entanto, hoje já se sabe que os pensamentos otimistas têm um forte impacto nas emoções e sentimentos de qualquer pessoa. Portanto, procure nutrir diálogos internos saudáveis, motivar a si mesmo e desafiar-se a evoluir constantemente. Isso ajudará a manter suas emoções positivas.

Controle sentimentos e emoções

A melhor parte do autoconhecimento emocional é saber identificar os sinais que o seu corpo dá e reconhecer os gatilhos que podem desencadear uma reação exacerbada, por exemplo. Portanto, se você sabe o que tira você do sério, pode começar a treinar formas de lidar com isso e controlar seus sentimentos. Existem diversas técnicas para isso, desde respirações profundas até mantras que você pode repetir.

Aprimore relacionamentos interpessoais

O modo como você se relaciona com as pessoas pode contribuir para o desenvolvimento da sua autoconfiança. Estar rodeado de pessoas que gostam de você e prezam pela sua companhia é realmente motivador. No entanto, para que isso aconteça, você precisará se dedicar a construir trocas positivas. Desenvolva a sua comunicação, aprenda a ouvir ativamente e comece a se mostrar disponível para ajudar as pessoas.

Afaste pensamentos negativos

Assim como os pensamentos positivos, os negativos também têm muito poder sobre a sua autoconfiança e as suas emoções. Portanto, controle-os — e, se possível, impeça que eles cheguem até você. Quando você começa a dizer para si mesmo que não vai conseguir alcançar seu objetivo, que a sua equipe não gosta de você ou que uma crítica recebida é por uma razão pessoal, isso pode se transformar em uma espécie de realidade.

Como as emoções e ações afetam as pessoas ao seu redor?

A forma como você se sente dita o modo como as pessoas tratam você. Isso porque você reage e interage com elas com base no que acredita, cognitiva ou emocionalmente. Por isso, é muito importante desenvolver inteligência emocional e repassar a confiança construída em si mesmo, para os colaboradores.

Liderar a si mesmo antes de tentar liderar outras pessoas é um passo importante, que demonstra autoconhecimento emocional por parte de qualquer profissional. Portanto, comece cuidando de você.

Se você gostou deste conteúdo, não deixe de dividi-lo com seus amigos. Compartilhe este post nas redes sociais!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Descubra como gerenciar funcionários mais velhos de forma efetiva

Descubra como gerenciar funcionários mais velhos de forma efetiva

29/01/2020

O que é e como ingressar no curso de analista comportamental?

O que é e como ingressar no curso de analista comportamental?

04/01/2021

5 benefícios que a liderança situacional pode oferecer para a empresa

5 benefícios que a liderança situacional pode oferecer para a empresa

02/01/2020