Assessoria
Plano de Carreira e Sucessão

Desenvolvendo pessoas para ocupar posições chaves!

FALAR COM UM ESPECIALISTA
Plano de Carreira e Sucessão
Plano de Carreira

Plano de carreira é um programa estruturado que estipula o caminho que cada funcionário vai percorrer dentro de uma organização. Ele determina as competências necessárias para cada posição hierárquica e também qual é a expectativa da empresa em relação àquela posição.

Ele traz vantagens tanto para a empresa, quanto para os funcionários. De um lado, deve ser formulado para atrair e reter talentos, e, acredite, sua empresa ganha muito com isso, afinal, na maioria dos casos vale mais a pena promover um colaborador que já atua na empresa, que já conhece a sua cultura e seu modo de funcionamento, em vez de contratar uma nova pessoa. De outro, ele deve proporcionar ao funcionário a possibilidade de se desenvolver cada vez mais.

São inúmeras as vantagens de um plano de carreira para a organização e os seus colaboradores. De um lado, deve ser formulado para atrair e reter talentos, e, de outro, a empresa ganha muito com isso, afinal, na maioria dos casos vale mais a pena promover um colaborador que já atua na empresa, que já conhece a sua cultura, em vez de contratar uma nova pessoa. De outro, ele deve proporcionar ao colaborador desenvolver seu potencial.

Um plano de carreira implementado, permitirá ao profissional saber por quais etapas passará na estrutura da empresa e quanto tempo ficará em cada uma delas. Além disso, o plano pode funcionar como um estímulo para o colaborador estar atento em relação ao seu desenvolvimento.

Plano de Carreira e Sucessão
Plano de Sucessão

A questão da sucessão dos profissionais, tem sido nos últimos anos um dos grandes desafios das organizações. Surgindo como uma armadilha para as empresas por não terem um plano de carreira definido, provocando assim, um clima de insegurança para os funcionários, por não saberem que rumos terão na organização.

No Plano de Sucessão, o foco da atenção não é o futuro de cada profissional e, sim, o futuro da organização. Deve ser considerado essencial para o planejamento estratégico de recursos humanos. Seu objetivo é garantir a sustentabilidade e a perpetuação da empresa.

Quando não fica claro quais são as perspectivas de futuro, fica complicado para alguém preparar seu sucessor. A tarefa não é fácil, mas pode ser muito mais difícil se um bom planejamento não for realizado, sendo fundamental a avaliação do desempenho e do comportamento do potencial sucessor.

A Opus Human desenvolve programas para que sejam estabelecidas estratégias de sucessão de maneira estruturada garantindo assim uma transição linear, minimizando os possíveis conflitos.

Preencha o formulário abaixo para que um dos nossos
especialistas possa entrar em contato.

Se preferir, nos ligue no 71 3508-3055 ou 99932-8176