Wladimir Martins 18/06/2025

Análise do perfil comportamental da personagem Piper Chapman de “Orange Is The New Black”

Com sete temporadas e mais de 90 episódios, a série de Tv americana “Orange is the new Black”, é uma produção da Netflix bastante famosa entre os anos de 2013 a 2019, mas que até hoje conquista fãs pelo mundo inteiro. A comédia dramática acompanha a vida de Piper Chapman, uma mulher sentenciada que vai para a prisão. Toda a trama acontece dentro do sistema prisional, explorando também a rotina de outras detentas, já que se passa em uma prisão feminina, e dos próprios funcionários do complexo. A série aborda questões sociais importantes, temas como homofobia, racismo, violência e corrupção, além de ser divertida e dramática. 

 

Piper Chapman é uma mulher da faixa etária de 30 anos, privilegiada, que leva uma vida confortável até ser condenada a cumprir pena por tráfico de drogas. Sentenciada a 15 meses de prisão após cometer crimes para sua ex-namorada, Piper vai para o presídio feminino chamado Litchfield. A personagem cai de paraquedas no sistema prisional e passa por um processo de adaptação ao novo ambiente, no qual precisa lidar com os desafios da prisão, se relacionar com as outras detentas e com o sistema penal por completo. Durante a série, Piper enfrenta diversos obstáculos, conflitos e dilemas éticos que abalam o seu emocional, enquanto tenta se adaptar a sua nova realidade. 

 

A personagem é retratada no início da série como uma mulher ingênua, relativamente inocente e privilegiada, que evita conflitos, especialmente com as outras detentas, e busca cumprir sua pena sem complicações. Conforme a série avança, Piper vai se moldando e aprendendo a lidar com sua nova personalidade e identidade. Diante das dinâmicas do sistema prisional, Piper vai revelando ser uma mulher cruel, egoísta e mimada, que faz de tudo para alcançar seus objetivos e manipula os outros para concretizar seus desejos. A prisão traz a tona seu lado sombrio e implacável, uma vez que ela está, também, lutando para sobreviver. 

 

Piper é forte e autoconsciente. A trama revela também uma mulher resiliente, protetora e amável. Ela também é vulnerável e instável emocionalmente, principalmente ao se deparar com as histórias de vida de suas colegas, que são bem diferentes das suas. Assim, ela se sente insegura e sensível quando chega à prisão, justamente por não está acostumada àquele ambiente hostil e à dura realidade do encarceramento. A mulher é inteligente e revela ter ótimas habilidades interpessoais, não mede esforços para garantir o que é melhor para si mesma. Apesar de ser vista, no início, como alguém frágil, ela vai aos poucos se fortalecendo e se tornando capaz de tomar decisões mais assertivas e difíceis. 

 

Relacionando as características de Piper Chapman às presentes na Metodologia Disc e Ferramenta de análise comportamental PDA, observamos que Piper pertence aos eixos de Risco, Norma e Paciência. Isso devido à autossuficiência para assumir riscos com coragem e resiliência em busca de alcançar seus objetivos, e pela disciplina com si própria. Além disso, ela demonstra paciência para lidar com situações diversas e, também, se adaptar à realidade conflituosa do sistema prisional. A personagem vai se transformando durante os diversos episódios da série e desenvolvendo autoconfiança e resiliência para lidar com a sua nova realidade. 



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

RH digital: saiba o que é e qual a sua importância para empresa

RH digital: saiba o que é e qual a sua importância para empresa

26/10/2020

DISC x MBTI – Você sabe diferenciá-las?

DISC x MBTI – Você sabe diferenciá-las?

20/10/2021

Guia completo: entenda a avaliação de desempenho!

Guia completo: entenda a avaliação de desempenho!

29/02/2020