Marketing Opus 02/10/2020

Entenda agora o que é RH estratégico e como implantar na empresa

A maneira de gerir pessoas nas empresas tem mudado substancialmente para atender às necessidades mais atuais. É nesse sentido que o RH estratégico se destaca, uma vez que faz uso da tecnologia para recolher informações e tomar decisões mais embasadas e que garantam o bem-estar dos empregados, bem como a rentabilidade das organizações.

Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, quais são os benefícios e como implantar na sua companhia, confira o post que preparamos para você falando mais a respeito do RH estratégico e tirando todas as suas dúvidas.

O que é o RH estratégico?

A área de recursos humanos é conhecida por ser o coração da empresa, que cuida de tudo que é relacionado a funcionários. Logo questões, como folha de pagamento, gestão de benefícios, ponto eletrônico, férias, entre outras são tratadas pelos profissionais do RH. No passado, as organizações se preocupavam mais com a parte burocrática para garantir que as obrigações legais estavam sendo cumpridas.

Na atualidade, o perfil dos empregados tem mudado bastante. As pessoas ainda estão em busca de boas oportunidades profissionais com um bom salário, é claro, mas outros pontos referentes à qualidade de vida têm sido determinantes para a retenção e atração de talentos. Logo, o RH estratégico adiciona mais uma importante função às suas atividades e avalia a maneira como os colaboradores são distribuídos e tratados sob um ponto de vista mais planejado.

Como implantar o RH estratégico na sua empresa?

Agora que você entendeu mais sobre o RH pensado de maneira mais estratégica, chegou a hora de colocá-lo em prática dentro da sua organização. Para isso, confira os tópicos a seguir.

Amplie a visão

O RH estratégico deixa de olhar apenas para as burocracias e amplia a sua visão para todas as atividades das empresas, a fim de estabelecer uma linha de comunicação mais direta e sem ruídos com todas as áreas.

Entender quais são as atividades desempenhadas e as necessidades de cada uma delas é essencial para o desenvolvimento de estratégias que contemplem o aumento da produtividade e da qualidade na prestação de serviços.

Valorize os dados

Recolher e analisar os dados gerados pela empresa é essencial para que as tomadas de decisões sejam mais certeiras. Não é possível pensar em aumentar a lucratividade de uma empresa apenas diminuindo a equipe, por exemplo.

Isso pode até gerar uma melhoria no fluxo de caixa em curto prazo, mas sabemos que sobrecarregar os funcionários e não prover os recursos necessários para que eles possam trabalhar em condições adequadas não é nada inteligente em longo prazo.

Logo, o RH estratégico busca analisar as informações que são originadas interna e externamente com o objetivo de determinar ações que causem impacto positivo e que possam recalcular a rota do que estiver dando errado.

Diversos erros podem causar uma lucratividade baixa, inclusive, os funcionários desmotivados. Portanto, é fundamental conseguir identificar com precisão os pontos fortes e fracos da gestão.

Use a tecnologia

Que a tecnologia é uma das maiores aliadas das empresas, isso não há dúvidas. Logo, com a implementação do RH estratégico não poderia ser diferente. Como dissemos, o grande diferencial dessa metodologia de gestão de pessoas é focar na tomada de decisões acertadas com um bom fluxo de dados para baseá-las.

Logo, o investimento em tecnologia não poderia faltar nesse post. Computação em nuvem, Business Intelligence, marketing digital, Big Data e inteligência artificial são algumas das soluções que as empresas têm acesso nos dias atuais que são capazes de tornar as ações internas mais estratégicas.

As empresas que estão em busca de práticas mais atualizadas que são capazes de melhorar a produtividade e a lucratividade, devem entender que o RH estratégico já é uma necessidade de quem quer crescer de maneira organizada e sustentável.

Gostou do nosso post? Aproveite para conferir o que preparamos sobre comunicação assertiva e como ela é capaz de melhorar o alinhamento da sua equipe.



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

5 técnicas essenciais de como motivar pessoas

5 técnicas essenciais de como motivar pessoas

02/10/2020

Onboarding e Offboarding: Você sabe o que são?

Onboarding e Offboarding: Você sabe o que são?

18/04/2022

Como descobrir seu diferencial no mercado de trabalho pelo autoconhecimento?

Como descobrir seu diferencial no mercado de trabalho pelo autoconhecimento?

29/02/2020