Wladimir Martins 04/08/2020

[maio/20] Saiba como lidar com uma gestão de crise e a importância do líder

Algumas empresas só conhecem o impacto de um problema quando estão passando por ele, sendo difícil agir de forma correta e eficiente no meio das transformações que ele provoca. A gestão de crise é fundamental para que a organização esteja preparada para esse momento. 

Uma crise é uma situação que prejudica o andamento dos processos e a produtividade de um negócio, o que traz perdas financeiras e de reputação. Portanto, é importante saber como agir nesse momento e entender o papel da liderança nesse cenário.

Neste artigo, mostraremos como lidar com uma gestão de crise e a importância do líder nesse momento. Continue a leitura!

Entenda o que é a gestão de crise

A gestão de crise é responsável por elaborar todas as estratégias de uma organização para reduzir os prejuízos quando aparece uma adversidade relevante. É fundamental conhecer sobre essa questão para estar preparado para agir da maneira certa.

Os problemas que geram os momentos desafiadores para os negócios podem vir de origem interna, como dificuldades de relacionamento entre colaboradores e líderes, ou externas, no caso de acontecimentos surpreendentes do mercado em que a empresa atua.

Saiba como ela pode ser conduzida

Algumas técnicas e atitudes da organização contribuem para que esses problemas sejam solucionados. Confira algumas sugestões!

Ter uma comunicação transparente

Uma comunicação transparente é fundamental para a gestão de uma empresa, tornando-se ainda mais importante em momentos de crise. É preciso ser honesto com colaboradores e clientes para garantir a manutenção do relacionamento e a calma necessária para superar esse desafio.

É essencial que os colaboradores e clientes tenham a certeza de que a organização está buscando as melhores soluções para diminuir os efeitos da crise. Além disso, é importante demonstrar que ela trará impactos, mas que também passará, promovendo a calma e a tranquilidade necessárias para que as ações sejam planejadas com cautela e com o apoio de todos.

Compreender o papel do líder

A organização também precisa compreender o papel do líder diante desse cenário. Ele é o profissional capaz de engajar sua equipe, demonstrar empatia para os colaboradores e buscar novas soluções em conjunto. Além disso, ele também tem o papel de levar pensamentos positivos para seus liderados e guiá-los em meio aos desafios.

Os líderes devem estar preparados para saber como agir em meio a um momento complicado, buscando soluções que preservem a imagem do negócio e dos profissionais envolvidos. Nesses momentos, os colaboradores devem perceber que podem ajudar a empresa de alguma maneira.

Propor ações criativas

A crise leva as pessoas à zona de desconforto e à insegurança, sendo necessário melhorar o clima organizacional para que o impacto seja menor. É nesse momento que é preciso de criatividade para promover ações que tragam conforto e bem-estar, produzindo um ambiente mais tranquilo.

Com um clima de trabalho mais ameno e agradável, é mais fácil encontrar soluções e saída. Ao evitar o desespero e o descontrole, a organização consegue mais tempo para se reorganizar, buscando a retomada.

Neste artigo, mostramos algumas formas de agir na gestão de crise e a importância do líder nesse contexto. Sendo assim, é fundamental investir no desenvolvimento de liderança, pois ele capacitará os profissionais para agirem de maneira correta nos momentos desafiadores. Dessa forma, a empresa estará preparada para superar os problemas e caminhar rumo ao sucesso.

Gostou de aprender mais sobre este tema? Então, aproveite para conhecer o guia completo sobre clima organizacional!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Quer investir em você? Descubra 6 cursos que fazem a diferença para quem trabalha com gestão de pessoas!

Quer investir em você? Descubra 6 cursos que fazem a diferença para quem trabalha com gestão de pessoas!

29/01/2019

Leia este artigo e entenda algumas estratégias para implementar a aprendizagem criativa na sua empresa!

Leia este artigo e entenda algumas estratégias para implementar a aprendizagem criativa na sua empresa!

03/01/2019

QUAL O TEMPO DO SEU TEMPO?

QUAL O TEMPO DO SEU TEMPO?

05/04/2017