Wladimir Martins 15/05/2020

Guia completo sobre clima organizacional

Você quer melhorar o ambiente de trabalho na sua empresa e aumentar os índices de satisfação e produtividade do time, mas não sabe por onde começar? Pois saiba que o clima organizacional possui grande influência em todas essas — e outras — variáveis dentro da empresa.

Apesar de ser um conceito muito difundido na atualidade, nem todos entendem o que efetivamente significa clima organizacional e quais são as vantagens que a melhoria desse elemento pode gerar para o negócio. Além disso, ainda existe dificuldade na hora de mensurar esse conceito e criar ações efetivas para melhorá-lo.

Portanto, se você quer saber tudo sobre clima organizacional, leia este artigo agora mesmo!

Afinal, o que é clima organizacional?

O clima organizacional pode ser definido como um conjunto de propriedades relativas ao ambiente de trabalho e relacionamento entre os membros da empresa. Tudo isso é percebido e compartilhado pelos colaboradores e reflete a qualidade do relacionamento entre a organização e os profissionais que fazem parte dela.

Diversos elementos influenciam o clima organizacional da sua empresa. Entre eles, os principais são:

  • modelo de gestão e estrutura do negócio;
  • políticas de RH;
  • qualidade da comunicação interna;
  • ambiente de trabalho;
  • estilo de liderança dos gestores;
  • salário e benefícios;
  • níveis de sobrecarga da equipe;
  • cultura organizacional;

Todas essas variáveis interagem entre si, criando uma percepção compartilhada e subjetiva sobre a qualidade do clima organizacional na empresa. E, é claro, todos esses itens afetam diretamente a produtividade e satisfação dos colaboradores.

Qual a importância do clima organizacional para a empresa?

A sua empresa possui um clima organizacional único, característico das condições de trabalho da organização. Portanto, mesmo que esse conceito nunca tenha sido utilizado ou mensurado na companhia, ele ainda está presente e influencia a forma como os colaboradores trabalham e geram resultados e assume um papel central no sucesso do negócio.

Quanto melhor e mais harmônico o clima organizacional, mais produtivos e motivados são os colaboradores. Além disso, o clima organizacional também age de forma direta na satisfação do time com a empresa, aumentando também os índices de atração e retenção de talentos para o negócio.

Esse conceito exerce influência em diversos outros elementos na organização, sendo essencial para garantir que os colaboradores produzam sempre mais e melhores resultados. Dessa forma, você coloca o negócio na direção do sucesso, destacando a sua marca tanto no mercado de trabalho quanto entre os clientes.

Mas, para efetivamente atingir esses resultados, é essencial que você entenda como mensurar o clima organizacional da empresa de forma efetiva. É isso que você vai descobrir agora!

Como mensurar o clima organizacional?

Quando se fala em clima organizacional, fica claro que o conceito vem de uma impressão subjetiva por parte da equipe em relação à empresa. Então temos a pergunta: é possível mensurar de forma objetiva esse conceito? Sim!

Existem algumas práticas que permitem que você avalie o clima organizacional da empresa com precisão e, dessa forma, entenda quais são os principais pontos de intervenção. Descubra agora como fazer isso!

Entenda quais são os seus objetivos

O primeiro passo para mensurar o clima organizacional é entender quais são os seus principais objetivos com esse processo. Afinal, são eles que vão nortear todas as outras etapas da chamada pesquisa de clima — processo utilizado para mensurar o clima organizacional.

Portanto, pense com cuidado nos principais problemas que existem na organização e quais são as melhorias mais urgentes na empresa.

Além disso, também é importante que você delimite alguns conceitos de investigação associados ao clima, como os já mencionados: liderança, remuneração, carga de trabalho, ambiente físico da empresa, entre outros elementos. Isso porque o clima organizacional está associado a diversos fatores e, por isso, é essencial unir esses elementos à pesquisa realizada.

Crie uma equipe

É importante criar uma equipe responsável por mensurar o clima organizacional na sua empresa. Para isso, você pode delegar a tarefa a todo o time de RH ou formar uma equipe menor, composta por esses membros da gestão de pessoas.

Por ser uma pesquisa que levanta informações sobre o relacionamento entre colaboradores e gestores, assim como a relação entre colegas, é importante capacitar a equipe, tanto para a coleta das informações quanto para a atitude em relação aos dados obtidos. Ofereça igualmente uma capacitação a esse time, de forma a garantir o sigilo e a correta análise dos dados.

Escolha uma metodologia adequada

Não existe uma metodologia única para a mensuração do clima organizacional da empresa. Você pode, por exemplo, aplicar um questionário com perguntas fechadas, realizar entrevistas com cada um dos colaboradores e até mesmo combinar esses dois métodos para resultados mais proveitosos. Tudo depende dos seus objetivos e das características da sua empresa.

Assim, analise qual a melhor metodologia para investigar o clima organizacional. Para isso, não esqueça de considerar também a disponibilidade de tempo da equipe para a coleta dos dados. Afinal, caso você opte pela entrevista, por exemplo, precisa entender que ela demanda mais tempo e esforço da equipe, tanto na coleta quanto análise dos dados.

Planeje o processo

Após a definição de objetivos, equipe responsável e método a ser utilizado, é importante planejar o processo de mensuração do clima organizacional. Para isso, defina todas as etapas e os responsáveis por cada uma delas. A partir disso, crie um cronograma, definindo datas e resultados esperados de cada uma das etapas.

Isso é importante para que a equipe não se perca durante o processo. Além disso, serve para alinhar as expectativas, tanto com os colaboradores quanto com o time responsável.

Colete dados com os colaboradores

Agora é o momento de efetivamente coletar os dados de clima organizacional com o time de colaboradores da empresa. Para isso, envolva toda a equipe no processo.

Antes de enviar questionários ou marcar a entrevista, é importante separar um momento para conversar com todos os colaboradores de forma a explicar o processo, os objetivos e as etapas. Além disso, é preciso deixar claro a questão do sigilo e a finalidade de uma pesquisa de clima.

A partir disso, aplique a pesquisa em todos os profissionais que fazem parte do negócio, inclusive os gestores, líderes e a equipe de gestão de pessoas responsável pela pesquisa. É importante que todos os membros da empresa relatem as impressões relacionadas ao clima do negócio para garantir o sucesso do processo.

Analise os dados

Após a coleta, é hora de analisar os dados. Afinal, é preciso transformá-los em informações úteis, capazes de gerar insumos para a tomada de decisão dentro da empresa. Então, selecione ferramentas de análise eficientes e adequadas à metodologia escolhida. Além disso, é importante escolher formas de analisar os dados de acordo com os seus objetivos.

Você pode fazer um compilado geral, para entender qual o clima organizacional de toda a empresa, ou separar por setores e áreas do negócio, de forma a identificar elementos em cada um deles — ou uma combinação das duas.

Por fim, crie um relatório com os resultados desse processo de forma a embasar as estratégias de gestão de pessoas.

Repita o processo periodicamente

O clima organizacional não é algo fixo, imutável. Pelo contrário, ele passa por diversas transformações ao longo do tempo.

Por isso, é importante repetir o processo periodicamente, de forma a identificar problemas e novos pontos de intervenção. A repetição também auxilia na avaliação das estratégias de RH relacionadas ao clima organizacional, demostrando a eficácia de cada uma delas.

No geral, as empresas realizam a pesquisa de clima semestral ou anualmente. Porém, a periodicidade também depende dos seus objetivos e das características da organização.

Qual o impacto da cultura da empresa no clima organizacional?

Comentamos brevemente a questão da cultura como um dos elementos que interferem no clima organizacional. Apesar de serem elementos separados, existem um processo de influência mútua entre ambos dentro da empresa.

A cultura organizacional é uma série de valores, crenças e atitudes compartilhadas pelos membros da empresa. Quando a cultura é forte e coerente com as características pessoais dos colaboradores, ela também atua como uma forma de engajar o time e alinha todos em torno dos mesmos objetivos.

É por isso que ela também impacta o clima organizacional. Afinal, quando todos compartilham os mesmos valores, o ambiente de trabalho também se torna mais agradável. Além disso, a comunicação interna se aprimora, e tudo isso faz com que o clima organizacional seja cada vez melhor.

Dessa forma, cuidar do clima também exige que você invista na cultura organizacional, propagando os valores e as diretrizes da empresa e fazendo com que todos vistam a camisa do negócio.

Quais as características de uma empresa com um bom clima organizacional?

Diante de tantas informações sobre o clima organizacional, você pode se perguntar: afinal, como é uma empresa com um bom clima? Descubra agora quais são as caraterísticas de negócios que possuem um clima organizacional positivo!

Ambiente sem fofocas

Fofoca é um dos grandes problemas de relacionamento entre colaboradores dentro de uma empresa. Ela não atrapalha apenas as relações, mas todo o funcionamento do negócio, comprometendo os resultados da equipe.

Em empresas com um clima organizacional positivo, há uma diminuição das fofocas dentro do negócio. Isso porque a comunicação é mais eficaz e a integração do time também, o que fecha os espaços para esse tipo de situação.

Feedbacks constantes

Feedback é essencial para que os colaboradores tenham consciência sobre quais são os pontos positivos e negativos do trabalho realizado, investindo no próprio desenvolvimento. Um clima organizacional positivo favorece a implementação de uma cultura de feedback dentro da empresa.

Interação entre a equipe

Uma equipe integrada favorece o bom trabalho dentro de uma empresa. Afinal, os colaboradores precisam cooperar uns com os outros e se comunicar para realizar as atividades da melhor forma possível.

Quando uma empresa investe na melhoria do clima organizacional, também promove a integração entre o time, tanto dentro de uma mesma área quanto com os profissionais que trabalham em outros setores. Dessa forma, a equipe fica mais unida e colaborativa, potencializando os resultados do negócio.

Comunicação efetiva

Outra característica de empresas com um bom clima organizacional é a melhoria da comunicação interna do negócio. Com isso, todos os colaboradores e áreas da empresa passam a entender mais sobre o papel de cada um, e é possível construir uma rede de comunicação fluída e clara dentro da organização.

Colaboradores satisfeitos

Investir em um bom clima organizacional também faz com que a sua equipe fique mais satisfeita com a empresa. Os colaboradores sentem a mudança no ambiente corporativo e passam a gostar mais do trabalho realizado dentro da organização.

Tudo isso impacta positivamente as empresas que investem na melhoria do clima organizacional. Além do aumento da produtividade, também pode ser observada uma redução dos índices de turnover e aumento da atração de novos talentos para o negócio.

Mais e melhores resultados

Por fim, uma das características das empresas que investem na melhoria do clima organizacional é a geração de mais e melhores resultados. Por criarem um ambiente positivo e propenso ao trabalho, essas empresas contam com um time produtivo e que se preocupa com a qualidade das atividades realizadas.

Devido a isso, toda a empresa sai ganhando, já que se colocam no mercado produtos e serviços de qualidade, com eficiência no atendimento às demandas dos clientes.

Quais as vantagens de cultivar um clima organizacional positivo?

Investir em um clima organizacional positivo traz uma série de benefícios para o seu negócio. Entenda agora os principais deles!

Aumenta o engajamento e motivação do time

Ao cultivar um clima organizacional positivo, você é capaz de melhorar todo o ambiente de trabalho. Isso significa que a empresa se torna mais favorável para o bom trabalho da equipe de forma alinhada ao perfil comportamental e valores dos colaboradores.

Os colaboradores percebem essa mudança e se tornam mais engajados e motivados, o que aumenta também a satisfação do time com a empresa.

Melhora o relacionamento entre os colaboradores

Um dos problemas de muitas empresas são os conflitos entre colaboradores ou entre funcionários e gestores. Isso tem uma relação direta com o clima organizacional, sendo que um retroalimenta o outro. Ou seja, quanto mais conflitos, pior o clima, e quanto pior o clima, maior o número de conflitos.

Portanto, quando você investe em um clima organizacional positivo, é capaz de reduzir o número de conflitos, estimular a comunicação interna e ainda favorecer a interação entre o time. Isso melhora o relacionamento entre todos os colaboradores da empresa, de forma geral.

Propicia a capacitação das lideranças

Ao mensurar de forma adequada o clima organizacional dentro da empresa, você é capaz de identificar diversos pontos críticos na atuação dos líderes do negócio. Isso porque o modelo de gestão e de liderança é uma das variáveis que impacta diretamente o clima organizacional.

Dessa forma, é possível criar treinamentos e capacitações focados diretamente na demanda real dos colaboradores, bem como nos problemas e necessidades relatados por eles. Com isso, o investimento em um clima positivo dentro da empresa permite que você otimize e melhore a atuação dos líderes e gestores da organização.

Reduz os índices de rotatividade da empresa

A rotatividade de colaboradores traz uma série de prejuízos para a empresa, desde financeiros até no trabalho da equipe, sobrecarregando os colaboradores que permanecem na empresa e desestabilizando a integração do time. Portanto, estabelecer estratégias para combatê-lo é essencial para o sucesso da organização.

Uma das melhores formas de fazer isso é por meio da melhoria do clima organizacional. Quando você cria um ambiente positivo dentro da empresa, aumenta os níveis de satisfação dos colaboradores. Com isso, eles ficam menos inclinados a deixar o negócio, o que reduz os índices de rotatividade.

Melhora a imagem da marca como empregadora

Querendo ou não, a sua empresa possui uma reputação no mercado como marca empregadora. Ela pode atuar como uma forma de atrair profissionais ou, quando negativa, repelir talentos nos seus processos seletivos. Por isso é tão importante trabalhar esse elemento dentro do negócio.

Quando você investe em um clima organizacional positivo, os colaboradores passam a atuar como promotores da sua empresa no mercado de trabalho. Eles se mostram satisfeitos com a organização, fazem recomendações espontâneas, e acabam por promover a sua marca empregadora. Como consequência, há um aumento da boa reputação da empresa junto aos melhores talentos do mercado de trabalho.

Potencializa o sucesso do negócio

O sucesso do seu negócio está muito atrelado ao trabalho realizado pela sua equipe. Quando você trabalha o clima organizacional, melhora a produtividade, motivação, engajamento e satisfação do time com a empresa. A consequência disso é o aumento dos índices positivos de resultados gerados pelos profissionais que fazem parte da equipe.

Assim, um clima organizacional positivo potencializa o sucesso da sua empresa como um todo, melhorando a sua competitividade perante o mercado.

Como melhorar o clima organizacional dentro da empresa?

Agora que você já sabe como mensurar o clima organizacional da sua empresa e a importância de investir nesse elemento para o sucesso do negócio, é hora de descobrir como melhorar o clima organizacional agora mesmo! Continue a leitura e descubra nossas dicas!

Entenda quais são as necessidades da equipe

Em primeiro lugar, é essencial que você entenda quais são as principais necessidades, demandas e expectativas da equipe, tanto em relação ao trabalho a ser realizado quanto à empresa. Isso porque, para melhorar o clima organizacional, é preciso alinhar expectativas e criar estratégias adequadas ao que o time efetivamente deseja.

Para tanto, invista em mudanças de acordo com o feedback do time e crie planos de ação relacionados às demandas apontadas pela equipe.

Capacite os líderes

Os líderes possuem grande influência no clima organizacional da empresa. Afinal, são eles que conduzem e motivam as equipes para que todos gerem os melhores resultados.

Nesse contexto, invista na capacitação das suas lideranças de acordo com os resultados da sua pesquisa de clima. Por meio dela, você terá insumos para entender quais são os pontos mais críticos relacionados ao comportamento e estilo de liderança dos gestores da empresa e será capaz de direcionar os treinamentos para os melhores resultados, desenvolvendo várias competências e habilidades de um líder nos gestores.

Invista em ferramentas de comunicação interna

A comunicação interna é outra variável extremamente importante para a manutenção de um clima organizacional positivo. Isso porque ela favorece a colaboração e a interação entre os membros do negócio.

Pesquise sobre as melhores ferramentas de comunicação existentes no mercado e descubra qual é aquela que melhor se adéqua às necessidades e à realidade da sua empresa.

Deixe as expectativas claras

Algumas pessoas definem o bom clima organizacional como um alinhamento entre as expectativas dos colaboradores e as da empresa. Apesar de ele não se limitar a isso, é um dos elementos essenciais para a manutenção do clima positivo dentro do negócio.

Então, além de entender quais são as expectativas dos colaboradores em relação à empresa, busque também deixar claro para os colaboradores quais são as expectativas da empresa em relação a eles.

Mude o ambiente físico da empresa

O ambiente físico é outro elemento que contribui para um clima organizacional positivo dentro da empresa.

Entenda quais são os elementos do ambiente que os colaboradores gostariam ou não que existissem dentro da empresa. A partir disso, faça uma revisão também da cultura da organização e alinhe esses dois aspectos: crie planos de ação para a melhoria do ambiente, levando em conta as necessidades e desejos da equipe e os valores e cultura da sua empresa

Como demonstramos no decorrer deste artigo, o clima organizacional é um elemento que possui suma importância para o sucesso da sua empresa. Afinal, ele interfere de forma direta na motivação, satisfação e produtividade dos colaboradores, quem efetivamente gera os resultados do negócio. Utilize as dicas apresentadas para começar agora mesmo a mensurar e investir na melhoria do clima organizacional do seu negócio e aproveite todos os benefícios dessa prática! 

Quer continuar a investir na melhoria contínua da sua equipe? Então aproveite para ler também o nosso artigo sobre as vantagens da análise comportamental da equipe para a sua empresa. Boa leitura!



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