Wladimir Martins 08/02/2023

Como conciliar trabalho e festas de fim de ano?

Para alguns, fim de ano é sinônimo de descanso, recomeços e novos desafios, já outros se veem sobrecarregados com o excesso de compromissos, sejam confraternizações, encontros em família, viagens, trabalhos finais, ou até mesmo organização de presentes, lazer e festas. Para que isso não se torne algo difícil de lidar e acabe tirando toda a magia das celebrações de fim de ano, reunimos aqui algumas dicas e sugestões para você.

Antes de tudo é preciso calma, parar, se desligar um pouco da urgência de resolver tudo e respirar, é fundamental. Somente assim, é possível enxergar plenamente o que tem que ser feito e se planejar para isso.

Em seguida, é momento de organizar com antecedência tudo o que precisa ser feito durante o mês. O planejamento estratégico, que significa um plano de ação eficiente e organizado, leva à otimização e melhor aproveitamento do tempo – ponto essencial para quem deseja conciliar e aproveitar todos os momentos do final do ano. Definir suas responsabilidades e, principalmente, antecipá-las sempre que possível, vai lhe dar mais segurança e conforto para resolver suas obrigações.

Parte do planejamento consiste em analisar e rever as urgências e priorizá-las, considerando seu grau de importância e o tempo de entrega. Outra técnica indispensável, seria elencar suas obrigações por meio de um checklist. Você pontua e escreve em um papel tudo o que precisa ser feito, para facilitar a compreensão, você pode enumerar os tópicos e dividi-los em grupos, separando as tarefas por assunto ou tema, como: família, trabalho, lazer, dentre outros, sempre observando condições como prazo de entrega, necessidade e energia gasta para a execução.

Outra boa estratégia seria simplificar. Escolher comprar os presentes de Natal em um local próximo ao seu trabalho para aproveitar a ida ou o horário de almoço, por exemplo, é uma maneira de simplificar suas ações. Padronizar os presentes, se organizar para sair de casa fora dos horários de pico, para não ser surpreendido(a) com congestionamentos são outras formas de facilitar e não perder tempo com os afazeres. Se for tirar férias e estiver projetos em andamento, se adiante com o treinamento de pessoal e certifique se a pessoa que ficará à frente está apta ao trabalho.

Apesar de muitos sentirem dificuldade para lidar com os acontecimentos de fim de ano, existem os que não conseguem voltar à rotina de trabalho após as festas, então lá se vai algumas dicas!

Chegar cedo no trabalho: assim você consegue organizar toda a diária de serviço e começar o dia mais focado e determinado.

Mantenha-se saudável: refeições saudáveis e a prática de exercícios físicos são ótimos aliados da produtividade, busque conservar hábitos saudáveis.

Não procrastine: ao pontuar suas obrigações, coloque as pendências no topo da lista e trabalhe na sua conclusão. Conforme forem surgindo novas demandas, siga o mesmo sistema, busque finalizar as atividades que você sente mais dificuldade para fazer, evitando a procrastinação.

E por fim, faça pausas e foque nas metas e em seus objetivos de carreira. Trabalhe em cima de um sistema de recompensas e tenha disciplina para alcançar os seus propósitos.

 



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Afinal, como usar a análise de dados no RH de forma eficiente?

Afinal, como usar a análise de dados no RH de forma eficiente?

04/08/2020

Analisando Perfis Comportamentais de Personagens: Game of Thrones

Analisando Perfis Comportamentais de Personagens: Game of Thrones

27/09/2022

Como fazer a análise do perfil comportamental? Descubra aqui!

Como fazer a análise do perfil comportamental? Descubra aqui!

28/02/2019