Wladimir Martins 27/09/2022

Geração Z e Millennials: Quais as demandas de cada um desses colaboradores?

Ao passar dos anos, com novas gerações ocupando os espaços de trabalho, as empresas se viram diante de novos desafios e surgiu, desde então, a necessidade de adaptação. As gerações Z e Millennials são dois desses públicos. Tais perfis têm encontrado cada vez mais espaço no mercado e se unido, passando a compartilhar experiências, comportamentos e a trabalhar juntos nas empresas.
O termo “Millennials” é usado para se referir às pessoas nascidas nos anos 80, compreendendo também os nascidos até os anos 90. Também podem ser conhecidos como Geração Y por apresentarem comportamentos diferentes da geração X, que seriam os cidadãos nascidos nas décadas de 60 e 70.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Itaú BBA (banco de investimentos do grupo Itaú Unibanco), os Millennials correspondem a 34% da população brasileira e já são 50% da força de trabalho. Segundo o levantamento, estima-se que esse percentual cresça até 2030, representando 70% dos profissionais ativos.
Essas pessoas geralmente apresentam pontos benefícios à organização. São otimistas, entusiasmados, ambiciosos e com a capacidade de ‘pensar fora da caixa’, trazendo uma perspectiva inovadora para a empresa, além de buscarem novas oportunidades e serem mais criativos na vida profissional.
Entretanto, esses profissionais são instáveis, têm grande propensão de mudar de emprego e gastam mais do que economizam.
Além disso, a Geração Y se sensibiliza e se preocupa com as questões ambientais e sustentáveis, e se sentem mais seguras com grandes empresas, que demonstram integridade e honestidade. Apesar disso, a Geração Y está envelhecendo e, hoje, as novas gerações estão conquistando espaço e dando forma ao comportamento do mercado, a Geração Z.
A Geração Z, por sua vez, caracteriza as pessoas nascidas a partir da década de 90. Esse público, nasceu na Era Digital, portando, eles têm acesso e estão ligados às várias plataformas de informação, como as redes sociais. Esses profissionais procuram um emprego satisfatório, com um ótimo ambiente de trabalho e são mais interessados na auto avaliação. Por se relacionarem de forma constante com as plataformas digitais, eles têm acesso aos rankings, às avaliações e feedbacks de seus amigos sobre produtos e tendem a confiar mais nas avaliações e aprovações online de seus amigos e influenciadores. Além de que, essa geração é guiada pela possibilidade de crescimento na carreira e busca equilibrar a vida profissional da vida pessoal.
As duas gerações Y e Z têm gostos distintos em relação ao trabalho. Enquanto a geração Y gosta de liderar e trabalhar em equipe, se interessando pelo trabalho remoto e pela flexibilidade nas horas de trabalho, a geração Z é competitiva e gosta de trabalhar de maneira independente, ocupando um espaço de trabalho exclusivo.
Apesar de tudo, as empresas têm encontrado dificuldades em lidar com um aspecto comum a essas gerações, a ansiedade. Trata-se de jovens motivados e dispostos a alcançarem resultados rapidamente. Por esse motivo, eles tendem a ficar ansiosos para atender as suas próprias expectativas, cabendo às organizações reforçar o cuidado e a atenção voltado também à saúde mental.



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