Wladimir Martins 15/06/2021

Como conduzir boas entrevistas em processos seletivos

Você já deve ter se perguntado qual a melhor forma de conduzir uma entrevista de trabalho e acertar na escolha de talentos. Acontece que a maioria dos responsáveis pelo recrutamento da empresa acabam por realizar quase sempre entrevistas mal preparadas, improvisadas e sem nenhuma ética e profissionalismo. Como quase sempre existe uma certa urgência nas contratações de uma empresa para manter o fluxo de produção caminhando, os preparativos e planejamentos para a etapa de realização dos processos seletivos são muitas vezes negligenciados pelos próprios responsáveis pelo recrutamento. Um processo seletivo mal conduzido pode não apenas levar a uma escolha incoerente de candidato passível de contratação, como ainda apresentar ao candidato uma primeira impressão desfavorável sobre as práticas da organização quanto ao trato com as pessoas. Aprender e entender como realizar boas entrevistas e, para além disso, coordenar de forma geral um processo seletivo de sucesso, sendo essencial que o responsável pela atividade busque se planejar através de 3 passos principais; roteiro, espaço e atenção. O roteiro, significa propriamente esboçar com antecipação como você gostaria que acontecesse o processo da entrevista. Como selecionar os possíveis candidatos, quanto tempo de duração cada entrevista teria, o local a ser realizado, quais seriam as principais perguntas e a ordem das mesmas, se existiria ou não dinâmicas durante o processo e mais tudo aquilo que você ache necessário trazer para a seleção. O roteiro vai te ajudar a planejar, a se organizar e a se preparar para fazer as melhores escolhas quanto aos participantes. O espaço é um tópico que se refere única e exclusivamente ao candidato. É de extrema importância que o candidato tenha tempo, abertura e espaço para se comunicar tranquilamente sobre tudo aquilo que achar pertinente durante a entrevista. Vale ressaltar também que formas de amenizar a tensão do candidato são muito bem-vindas, essas estratégias variam desde servir um café, sentar ao ar livre e manter um nível de conversa leve e sem protocolos muito rígidos até uma dinâmica em grupo bem descontraída. O importante é que o candidato relaxe enquanto estiver sendo entrevistado e assim possa se expressar de forma mais profunda e eloquente. O último passo, mas não menos importante, é a atenção. Manter-se atento e solicito durante todo o processo inclusive providenciando anotações periódicas sobre as afirmações de cada candidato. Esse tipo de atenção aos detalhes facilitará posteriormente o seu trabalho de seleção quando acontecer de mais de um candidato com qualificações parecidas disputarem acirradamente a vaga. A decisão deve ser baseada nas competências técnicas e comportamentais para uma boa escolha, mas não somente a atenção aos detalhes expressados no decorrer da entrevista é importante, dar atenção e ênfase ao atributos da empresa também é de responsabilidade do recrutador. Descrever as principais práticas humanizadoras dentro da empresa, citar os benefícios concedidos aos colaboradores que ali trabalham e enfatizar ao candidato o motivo pelo qual aquela organização é o local ideal de trabalho para ele.



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