Marketing Opus 04/01/2021

Inbound recruiting: conheça essa estratégia de seleção e aplique hoje ainda

O inbound recruiting é uma estratégia de seleção que tem como objetivo despertar o interesse do público pela marca empregadora, mesmo sem que ele tenha se candidatado a alguma vaga. Sendo assim, quando um candidato for se inscrever, ela já pensará naquela empresa.

O objetivo é atrair candidatos interessados na marca empregadora. Esses profissionais passarão por um funil e uma jornada semelhante às utilizadas no processo de vendas, ou seja, estratégias usadas no inbound marketing.

Neste artigo, vamos mostrar as principais vantagens do inbound recruiting. Além disso, daremos dicas para implementar essa estratégia. Confira!

Quais vantagens o inbound recruiting oferece?

Essa estratégia traz algumas vantagens para as empresas. Conheça as principais!

Fortalecimento da marca

O inbound recruiting também funciona como marketing para o negócio. Os gestores investem na imagem da organização para chamar a atenção de bons profissionais e ainda recebem outros benefícios. As empresas que investem nessa área são, em geral, vistas com carinho pelos clientes e pelo próprio mercado. Essa é uma forma de fortalecer a marca e o sucesso do negócio.

Contratações mais acertadas

Esse recurso também aumenta a probabilidade de atrair os talentos certos para cada vaga, respeitando a cultura da organização. Desse modo, é possível fazer contratações mais acertadas, diminuir as taxas de turnover e contar com colaboradores mais motivados.

Otimização do processo de recrutamento

Com as informações coletadas, a empresa tem acesso às necessidades do mercado, sendo capaz de colocar o que é valorizado em suas vagas. Isso ajuda a transformar o processo de recrutamento em algo mais valioso e interessante para os profissionais.

Como implementar essa estratégia?

Algumas práticas ajudam na implementação dessa estratégia. Saiba o que fazer!

Desenhe o perfil dos candidatos

O primeiro passo é desenhar o perfil do colaborador ideal. Quando essa definição não é feita, o processo pode não atingir o público certo, aumentando a chance de fazer uma contratação errada. Por isso, converse com gestores e diretores e discutam as habilidades e características mais relevantes para cada vaga. 

Crie um plano de captação

O próximo passo é criar um plano de captação. É necessário produzir materiais para atrair os profissionais, como e-books, vídeos e podcasts sobre carreiras e outros temas relevantes. Depois disso, basta trocar o download gratuito do conteúdo por alguns dados do candidato, como o nome e e-mail.

Mantenha relacionamento com os candidatos

Depois do primeiro contato, é essencial manter uma relação com os candidatos. Para isso, você pode enviar e-mails com artigos e outros materiais. Isso pode acontecer mesmo quando a organização não está com vagas abertas, porque ajudará a fixar a organização na memória dos interessados

Neste artigo, mostramos o que é o inbound recruiting e como ele pode contribuir com o processo de recrutamento e seleção da sua empresa. Investir nessa estratégia é uma forma de fortalecer a imagem da organização e otimizar o processo de contratação. Portanto, vale a pena estudar os melhores métodos e aplicar esse modelo no seu negócio. 

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