Marketing Opus 27/10/2020

4 dicas para uma contratação eficiente

Contar com bons profissionais é fundamental para que a empresa alcance os resultados esperados. Sendo assim, é importantíssimo buscar uma contratação eficiente , que traga os talentos que realmente são necessários e que se adaptem de maneira simples à cultura da organização.

O processo de seleção de novos profissionais é complexo e reúne diversas etapas, desde o anúncio da vaga até a contratação. É essencial planejar cada etapa para garantir os melhores talentos para a organização, de acordo com as necessidades do momento e da função disponível.

Neste artigo, vamos apresentar 4 dicas para uma contratação eficiente. Confira nossas sugestões!

1. Faça o mapeamento de competências

Para que uma contratação seja eficiente, a empresa precisa entender quais são as características necessárias para a vaga disponível. É preciso fazer o mapeamento de competências dos profissionais que já estão na organização, e quais delas serão importantes para a função que está sendo disponibilizada.

Nessa avaliação, entram as habilidades técnicas, comportamentais, de liderança, entre outros aspectos relevantes. Desse modo, a procura pelo candidato será direcionada para as qualidades que a empresa necessita e a vaga requer.

2. Utilize dados

A utilização de dados também facilita o processo de contratação eficiente. Com a ajuda da tecnologia, é possível diminuir o tempo para encontrar um novo talento e selecionar apenas os currículos que estão de acordo com as exigências para cada vaga.

Por meio de dados e algoritmos, é possível cruzar informações de experiências profissionais de candidatos, testes online realizados por eles e estilo de trabalho para indicar os melhores talentos.

3. Estude os candidatos

Com a seleção dos melhores candidatos, é o momento de estudar mais sobre eles, explorando suas experiências e formações. Por meio desse estudo, é possível entender o perfil do profissional, saber se ele está disposto a continuar se atualizando no mercado e se já apresenta características e conhecimentos relevantes para a área.

Além disso, é interessante buscar referências sobre os profissionais, conhecendo a ética de trabalho de cada um e como eles se portam em um ambiente profissional.

4. Vá além das questões técnicas

Ao procurar o candidato ideal para uma vaga, é importante avaliar as questões técnicas. Entretanto, é essencial não avaliar apenas por esse quesito. É preciso descobrir se o profissional tem as qualidades comportamentais necessárias, como inteligência emocional, comunicação e relacionamento interpessoal.

Esses elementos não são tão fáceis de verificar, sendo detectados nas entrevistas e conversas com os candidatos. Com essa análise, a empresa consegue contratar profissionais que se adequam a cultura organizacional do negócio e que entregarão as habilidades desejadas para contribuir com a equipe.

Neste artigo, mostramos algumas dicas que contribuem para uma contratação eficiente. Durante esse processo, é fundamental identificar os valores dos candidatos, e não focar apenas nas experiências técnicas. Desse modo, a empresa atrairá novos colaboradores prontos para desempenhar suas funções com conhecimento, experiência e capacidades comportamentais.

Gostou de aprender mais sobre este tema? Então, aproveite para entender o que é escuta ativa e como ela melhora as relações interpessoais!



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