Marketing Opus 28/02/2019

Como fazer a análise do perfil comportamental? Descubra aqui!

Você quer potencializar os resultados da sua carreira e investir no próprio desenvolvimento, não é mesmo? Para isso é essencial entender quem você é e como se comporta diante de diferentes situações.

Saber como fazer a análise do perfil comportamental, pode ajudar você nessa estratégia. Apesar de cada pessoa ser diferente, exitem alguns padrões de comportamento compartilhados pelos profissionais. Cada um possui potencialidades distintas, assim como pontos a serem trabalhados e desenvolvidos.

Quer saber como fazer a análise do seu próprio perfil comportamental? Então continue a leitura e descubra!

Fique atento ao próprio comportamento

O primeiro passo para descobrir qual o seu perfil comportamental é investir no autoconhecimento. Uma das formas de fazer isso é ficar atento ao próprio comportamento e atitudes diante das mais diversas situações.

Portanto, tente entender como você se comporta diante de uma situação de conflito, por exemplo. Também descubra quais são as suas atitudes quando se sente pressionado, quando é colocado sobre pressão ou quando precisa apresentar algum trabalho para um grupo de pessoas.

Dessa forma, é possível identificar alguns padrões diante de situações semelhantes, captando algumas pistas para a descoberta do seu próprio perfil.

Peça feedback

Alguns padrões de comportamento podem ser muito evidentes para quem está ao seu redor, porém ocultos para si mesmo. Portanto, o feedback é outra importante ferramenta na hora de realizar a análise do perfil comportamental.

Converse com amigos, familiares, colegas de trabalho e, até mesmo, gestores. Pergunte sobre o seu próprio comportamento diante das mais diversas situações e solicite feedback sobre padrões que eles já observaram.

Ao cruzar esses dados com as suas próprias observações você tem acesso a resultados valiosos sobre o seu perfil comportamental.

Realize testes eficientes

Uma das melhores formas de realizar a análise do perfil comportamental é por meio da realização de testes. Assim você pode utilizar o PDA – Personal Development Analysis.

Esse último é a sigla para Personal Development Analysis, um teste desenvolvido especificamente para a análise do perfil comportamental. Ele é baseado em pesquisas científicas e simples de ser realizado. Ao final, você tem acesso a um relatório com o seu perfil comportamental, principais motivadores, estilos de liderança, pontos fortes e aspectos à desenvolver, entre outras características relacionadas ao seu estilo pessoal e profissional.

Conte com empresas especializadas

Nem sempre é possível descobrir qual o seu perfil comportamental sozinho. Para isso, existem profissionais que estudaram muito sobre o assunto e são capazes de ser os seus maiores aliados na hora de entender qual o seu perfil de forma precisa e eficiente.

Portanto, busque empresas que são referências em desenvolvimento profissional e que possuem experiência na atuação dessa área no mercado. Elas utilizam ferramentas eficazes que acessam os seus padrões de comportamento e principais competências de forma a potencializar o seu desenvolvimento.

Agora você que você sabe como fazer análise do perfil comportamental, que tal aplicar e fazer uma progressão na sua carreira? Essa análise é uma das melhores formas de investir no autoconhecimento e desenvolvimento profissional. Dessa forma, você sabe exatamente quais tipos de trabalho são os melhores para você e, também, pode se destacar no mercado de trabalho.

Quer saber mais sobre o assunto? Então aproveite para baixar o nosso e-book agora mesmo e descubra qual a essência do seu comportamento!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Síndrome do impostor: saiba como parar de duvidar de si mesmo

Síndrome do impostor: saiba como parar de duvidar de si mesmo

02/05/2020

Saiba como fazer um plano de carreira para ter sucesso profissional

Saiba como fazer um plano de carreira para ter sucesso profissional

25/03/2019

Relações de trabalho saudáveis: qual a importância de construí-las?

Relações de trabalho saudáveis: qual a importância de construí-las?

29/02/2020