Marketing Opus 14/01/2021

Afinal, o que é a gestão por indicadores e como aplicar aos negócios?

A administração adequada de uma empresa é fundamental para que o negócio atinja os resultados esperados e cresça de forma sólida. Com a gestão por indicadores, é possível reunir dados que facilitam a tomada de decisão e trazem eficiência para a organização. 

O processo decisório de um negócio é essencial para que as atitudes corretas sejam tomadas no tempo certo. O uso de dados para acompanhar o processo permite corrigir falhas, aproveitar oportunidades de momento e potencializar os resultados. 

Neste artigo, vamos entender o que é gestão por indicadores. Além disso, mostraremos como aplicá-la aos negócios e os índices que são mais relevantes. Confira!

O que é gestão por indicadores?

A gestão por indicadores é um método de administração que emprega índices de desempenho na avaliação dos principais aspectos de sucesso da organização. Essa metodologia está fundamentada no monitoramento dos processos com o objetivo de otimizar a tomada de decisão dos gestores. 

Com a utilização desse método, é possível avaliar o desempenho corporativo e fazer análises preditivas sobre os rumos do mercado, o que ajuda a aumentar a competitividade do negócio. Desse modo, as decisões são tomadas com agilidade, beneficiando os resultados do negócio.

Esse modo de gestão oferece direcionamentos que permitem conduzir os negócios de modo mais eficiente. Isso acontece porque os gestores e administradores passam a acompanhar e medir os resultados de forma prática. 

Como aplicá-la aos negócios?

O primeiro passo para quem deseja aplicar esse método é definir quais são os indicadores mais relevantes para o negócio. Isso pode ser feito ao analisar o histórico da empresa e as informações dos principais concorrentes.

Com esses dados em mãos, é hora de definir as metas e os índices que conduzirão as estratégias que serão utilizadas. Quando esse processo é feito de modo correto, é possível detectar os principais problemas e as possíveis soluções

Quais são os indicadores mais importantes?

Existem diversas alternativas de indicadores que podem ser aplicados para potencializar os negócios de uma empresa. Confira os principais deles!

Financeiros

Esses dados medem a eficiência financeira do negócio e são relevantes para manter o equilíbrio das contas. É preciso avaliar o fluxo de caixa, a lucratividade, os desperdícios, entre outros aspectos. 

Produtividade

Os índices de produtividade estão relacionados com as entregas feitas pelos colaboradores e a capacidade de produção. Sendo assim, podem ser analisados detalhes como o turnover e absenteísmo

Vendas

Esses índices ajudam a monitorar o desempenho da empresa, avaliando quais produtos e serviços estão trazendo bons resultados. É preciso verificar se as metas são atingidas, quais itens se destacam, o que não está alcançando um bom resultado, entre outros pontos. 

Neste artigo, explicamos o que é a gestão por indicadores e como ela pode ser aplicada aos negócios. É preciso considerar a aplicação desse método o mais rápido possível, pois ele ajuda a direcionar as decisões da empresa e traz competitividade no mercado. 

Gostou de aprender um pouco sobre este tema? Então, aproveite para entender o que é RH estratégico e como implantar na empresa!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

5 benefícios que a liderança situacional pode oferecer para a empresa

5 benefícios que a liderança situacional pode oferecer para a empresa

02/01/2020

Cinco lições aprendidas com o filme Toy Story 4

Cinco lições aprendidas com o filme Toy Story 4

29/08/2019

Como melhorar a oratória em público?

Como melhorar a oratória em público?

19/08/2021