Marketing Opus 04/01/2021

5 indicadores de desempenho empresarial que você precisa conhecer

Os indicadores de desempenho empresarial são instrumentos que mostram o progresso de determinadas estratégias e aspectos de um modelo de negócio. Essas ferramentas quantificam os resultados dos esforços individuais e coletivos em direção a metas e objetivos previamente estabelecidos.

Esses indicadores são fundamentais para o sucesso da empresa, pois oferecem uma visão mais clara sobre o que está sendo feito de forma certa e o que precisa ser aperfeiçoado. Desse modo, eles auxiliam as tomadas de decisão e permitem que os ajustes sejam feitos de forma rápida e eficiente. 

Neste artigo, vamos apresentar 5 indicadores de desempenho empresarial que devem ser acompanhados. Confira os principais!

1. Produtividade

Esse indicador se refere aos recursos da empresa em relação à quantidade de entregas que o processo faz em determinado período. Ele é essencial para que a organização entenda se está entregando o que está de acordo com sua capacidade

2. Qualidade

Essa etapa é utilizada para identificar rapidamente as entregas fora do padrão e eventuais desvios na qualidade dos serviços ou produtos. Os dados são obtidos pela relação do número de saídas totais e o que apresentou falhas ou defeitos. 

Além disso, eles também podem ser conferidos pela percepção dos clientes sobre as entregas realizadas. Sendo assim, eles ajudam a empresa a organizar os processos e corrigir o que está sendo feito de forma errada. 

3. Turnover

O índice de rotatividade dos colaboradores é medido por meio dessa métrica. Essa é uma forma de identificar problemas relacionados às condições de trabalho e à cultura da organização, como lideranças ruins e falta de incentivos.

O turnover traz informações importantes sobre a satisfação dos colaboradores, o que pode influenciar a produtividade e lucratividade da organização. Equipes que permanecem juntas por mais tempo podem entregar um trabalho mais ágil e eficiente. 

4. Lucratividade

A maioria dos gestores se preocupa com o faturamento da empresa e, nisso, se deparam com situações em que há resultados positivos, mas o lucro não é satisfatório. 

Calcular o percentual de lucro sobre o faturamento ajuda entender melhor quais têm sido os caminhos seguidos pelo negócio, além de conhecer quais ações e decisões podem ajudar a melhorar os resultados. 

5. Competitividade

O objetivo desse índice é avaliar a relação da empresa com a concorrência. Com isso, é preciso compreender qual é a fatia de mercado pertencente a uma organização e como ela é vista pelos potenciais consumidores. 

Uma forma de obter esse número é dividindo as vendas pelo volume total do mercado, seja em valores monetários ou em quantidades. Assim, você terá uma visão sobre quem são seus principais concorrentes e o que eles estão fazendo para se destacar no mercado. 

Neste artigo, apresentamos os principais indicadores de desempenho empresarial que precisam ser monitorados. Esses índices devem ser acompanhados de modo constante, sendo que a utilização da tecnologia torna o processo mais ágil e fácil de ser feito. Por isso, vale a pena investir em softwares de gestão para medir os principais dados da sua empresa. 

Gostou de aprender mais sobre este tema? Então, aproveite para acessar o nosso guia completo sobre avaliação de desempenho!



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