Wladimir Martins 06/04/2021

5 Principais Soft Skills Buscadas pelo Mercado?

Descubra quais são e como desempenhar as 5 SOFT SKILLS mais procuradas pelo mercado de trabalho atualmente.

 Um estudo realizado recentemente pela universidade de Harvard mostrou que empresas de todo mundo que se preocuparam em investir na capacitação de seus colaboradores em soft skills, desfrutaram a curto e longo prazo de uma melhora significativa na produtividade e obtenção de resultados.

Mas afinal, o que são as tão comentadas soft skills?

Diferentemente de algumas habilidades técnicas, que conseguimos aprender através de cursos, workshops e diversos outros modelos de formação, as soft skills são na verdade habilidades comportamentais, como a capacidade de se adaptar a ambientes adversos, a sabedoria para gerir o próprio tempo e a sociabilidade interpessoal por exemplo. Podemos resumidamente classificar as soft skills então como habilidades de aprimoramento do convívio social e do desenvolvimento pessoal ou profissional.

Mas qual a real importância das soft skills? É mesmo necessário aprendê-las?

Aprendendo a desenvolver e praticando diariamente as soft skills, além de uma crescente no desempenho individual, o colaborador poderá notar também um maior controle e administração de suas próprias emoções e como tirar proveito de suas características em maior potencial.

De forma global, empresas em diversos segmentos quase 100% das vezes buscam no momento do recrutamento as seguintes soft skills:

Criatividade

Pensar de forma criativa e inovadora e estar sempre disposto a criar, inventar, tentar novas possibilidades e arriscar dentro da realidade presente é talvez a soft skills mais importante atualmente no mercado. E isso acontece porque diariamente empresas dos mais variados segmentos procuram colaboradores capazes de apresentar novos horizontes e abrir novas portas ao conteúdo da empresa.

Inteligência Emocional

Estar apto a administrar sentimentos de angústia, frustração, ânimo, euforia, desapontamento e conseguir lidar tanto com as próprias emoções quanto com as emoções alheias independente de se tratar ou não de uma situação caótica dentro da organização é uma habilidade chave no desenvolvimento pessoal.

Comunicação Efetiva

Saber posicionar-se quando necessário e conseguir transmitir seu ponto de vista de forma a ser compreendido claramente é indispensável quando se trata da evolução de um convívio em equipe. Sem contar que a abertura de poder se sentir confortável para explanar suas vontades e insatisfações precisa ser praticada.

Multitasking

É a importante habilidade de conseguir desenvolver e gerenciar várias funções, responsabilidades e projetos e obter um satisfatório desempenho em todas sem que a qualidade de alguma das citadas acima seja comprometida em detrimento de outra. Lembrando que o multitasking não deve ser confundido com o fato de uma pessoa realizar funções que não são de responsabilidade dela, como no caso do desvio de funções.

Gerenciamento do tempo

Como o próprio nome já define, é a habilidade de conseguir desenvolver o que for necessário dentro do tempo estipulado para tal. Sem que esse tempo acabe se estendendo por muitas horas com muita frequência, consequentemente gerando esgotamento naquele colaborador.

Aprender essas e outras habilidades comportamentais trarão ao seu currículo de capacitações interpessoais os principais destaques de perfil que chamam a atenção de um recrutador. Desse modo, tanto o convívio em coletividade se beneficiará das habilidades de soft skills aprendidas por você quanto a própria jornada de evolução dos aspectos comportamentais que você carrega.



O quanto esse conteúdo foi útil?

1 / 5. 1

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Afinal, como dar feedback? Confira as melhores dicas!

Afinal, como dar feedback? Confira as melhores dicas!

04/08/2020

Quer investir em você? Descubra 6 cursos que fazem a diferença para quem trabalha com gestão de pessoas!

Quer investir em você? Descubra 6 cursos que fazem a diferença para quem trabalha com gestão de pessoas!

29/01/2019

Você sabe como a geração Z pode mudar a sua organização? Não? Então está na hora de descobrir!

Você sabe como a geração Z pode mudar a sua organização? Não? Então está na hora de descobrir!

11/01/2019