Wladimir Martins 22/11/2019

5 habilidades interpessoais fundamentais para o ambiente profissional

A busca pelo aperfeiçoamento do conhecimento e das competências técnicas é constante entre os profissionais que buscam crescer na carreira. Além disso, é importante pensar no desenvolvimento das habilidades interpessoais, que desempenham papel determinante no ambiente profissional.

Neste artigo, vamos entender o que são as habilidades interpessoais e qual é a importância delas. Além disso, mostraremos quais são fundamentais para o ambiente profissional. Acompanhe a leitura!

O que são habilidades interpessoais?

As chamadas habilidades interpessoais se referem à capacidade de desenvolver relacionamentos saudáveis com as pessoas ao redor e gerar resultados positivos por meio desse contato.

Uma empresa que cultiva relações saudáveis e fortes facilita a comunicação entre os colaboradores. Além disso, a facilidade no relacionamento estimula a proatividade, a criatividade e o trabalho em equipe.

Por que elas são importantes?

Desse modo, o desenvolvimento dessas competências no ambiente profissional é fundamental. Elas contribuem para fazer conexões positivas entre as pessoas e tornar a comunicação eficiente, deixando o clima organizacional mais prazeroso e motivador.

A soma dessas características contribui para aumentar a produtividade individual e coletiva, melhorando também os resultados da empresa. Desse modo, profissionais que dominam as competências interpessoais são vistos como destaques.

Quais delas são fundamentais?

Vamos conhecer algumas das habilidades interpessoais fundamentais para o ambiente de trabalho. Confira!

1. Comunicação verbal

A comunicação é fundamental na relação entre os colegas de trabalho. É preciso falar com clareza e dizer exatamente o que você está pensando. Seja objetivo naquilo que pretende dizer e considere a opinião dos outros em relação às suas colocações.

2. Cordialidade

A cordialidade é um aspecto relevante, principalmente quando falamos do trabalho em equipe. Com uma postura mais gentil, o ambiente empresarial se torna um local mais agradável, acolhedor e estimulante para todos.

3. Sentimento de empatia

A empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro, o que é essencial para criar relacionamentos saudáveis. Quem tem essa capacidade sabe ouvir as opiniões alheias e valoriza a experiência dos outros.

4. Inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade de lidar com suas emoções de forma saudável. Desse modo, a pessoa aprende a lidar com os próprios sentimentos, o que resulta em uma atuação mais consciente e compassiva.

Ela também possibilita que você reconheça as emoções daqueles à sua volta, resultando em um convívio social mais prazeroso.

5. Comunicação não-verbal

A comunicação não verbal também é importante. Ela consiste em expressões faciais, linguagem corporal e gestos com as mãos, por exemplo. Elementos não verbais podem criar relacionamentos mais fortes ou prejudicá-los, tudo depende de como essa interação é feita.

Essa são algumas das habilidades interpessoais fundamentais para o ambiente profissional e que você pode desenvolver ao longo da sua carreira. Lembrando que investir nesse crescimento é importante para melhorar suas oportunidades profissionais e fazer você crescer.

Gostou deste assunto? Então, aproveite para ler outro artigo de nosso blog que trata sobre hard e soft skills e quais delas são mais importantes para o ambiente profissional!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

O Poder da Comunicação

O Poder da Comunicação

15/06/2021

Tipo de perfil comportamental: conheça os 4 principais

Tipo de perfil comportamental: conheça os 4 principais

21/07/2020

Reskilling: por que precisamos nos reinventar no mercado de trabalho?

Reskilling: por que precisamos nos reinventar no mercado de trabalho?

29/01/2020