Marketing Opus 29/01/2019

Confira agora como identificar se você atingiu a maturidade profissional e o que fazer para alcançá-la com mais eficácia!

Orientação profissional: como saber se cheguei no nível de maturidade?

Uma orientação profissional aplicada corretamente serve para ajudar o profissional a identificar aspectos que não havia percebido ainda, mas que fazem enorme diferença na hora de definir um plano de carreira. Ao fim do aconselhamento, o indivíduo consegue fazer escolhas mais conscientes, priorizando suas preferências e respeitando suas limitações. Dessa maneira, atingir o sucesso na profissão fica bem mais fácil.

Essa orientação tem como objetivo solucionar os conflitos pessoais do profissional e auxiliá-lo a se conhecer melhor e entender quais são suas maiores habilidades e interesses. Entretanto, essa abordagem não é só utilizada no início de uma carreira.

Portanto, continue acompanhando este post com dicas sobre como saber se você já atingiu a maturidade profissional. Boa leitura!

Avalie sua postura

Profissionais que atingiram a maturidade em suas carreiras sabem trabalhar com uma postura mais proativa e autônoma, sem depender tanto da aprovação de seus superiores, embora continuem respeitando a hierarquia presente na organização. Esse nível de autoconfiança só é alcançado quando você entender com clareza o seu papel dentro da empresa e como as suas tarefas devem ser executadas da melhor maneira possível.

Pratique a autocrítica

Compreender a si mesmo, suas emoções e como elas afetam seu modo de pensar e agir como profissional é essencial para identificar com clareza os seus objetivos, suas habilidades e, claro, seus pontos negativos. Desenvolver a inteligência emocional ajudará você a lidar melhor com situações adversas e manter o bom relacionamento no ambiente corporativo.

Aceite críticas construtivas

Outra etapa da orientação profissional é descobrir se você sabe receber críticas sem reagir emocionalmente, sobretudo aos feedbacks negativos. Se você tem essa habilidade, entenderá que os fatores negativos levantados sobre o seu trabalho, na verdade, o ajudarão a reconhecer comportamentos que precisam ser modificados para que seu crescimento continue.

Saiba lidar com frustrações

Mais uma característica de um profissional maduro é a capacidade de administrar suas frustrações. Não há problemas em se sentir abalado com ocasiões que contrariam suas expectativas, contudo, é importante saber controlar como você expressa tais emoções.

Então, procure identificar os gatilhos que o levam a reagir impulsivamente quando se vê em situações estressantes. Feito isso, busque estratégias para se acalmar antes de agir explosivamente, como pensar antes de falar.

Baseie-se em suas próprias experiências

Saber extrair o que há de melhor em cada experiência é fundamental para tirar aprendizados e oportunidades de crescimento profissional. É normal se abalar diante de uma situação negativa, porém, um colaborador maduro conseguirá recuperar a motivação e buscar novas maneiras de atingir as suas metas.

Como você pode perceber, uma orientação profissional feita por uma empresa de credibilidade, como a Opus Human, poderá ajudá-lo bastante a atingir sua maturidade na carreira mais eficientemente. Além disso, trabalhar a inteligência emocional também é importante para conseguir lidar com críticas, situações adversas e outros imprevistos que exigirão uma habilidade em adaptar seu plano de crescimento profissional.

Gostou das nossas dicas? Então, entre em contato com a Opus Human e descubra como podemos ajudar você a atingir seus objetivos profissionais!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Capacitação para Alta Liderança

Capacitação para Alta Liderança

05/07/2022

Você sabia que seu círculo social pode influenciar várias áreas da sua vida? Então, se você quer resultados diferentes, precisa ler este artigo!

Você sabia que seu círculo social pode influenciar várias áreas da sua vida? Então, se você quer resultados diferentes, precisa ler este artigo!

12/01/2019

Como fazer a análise do perfil comportamental? Descubra aqui!

Como fazer a análise do perfil comportamental? Descubra aqui!

28/02/2019