Marketing Opus 04/08/2020

Saiba tudo sobre como funciona o processo de desenvolvimento de liderança

Entender como funciona o processo de desenvolvimento de liderança é essencial para conseguir alcançar o sucesso profissional e se destacar no mercado de trabalho. Isso porque os colaboradores passam a desempenhar suas funções de forma eficiente e com empatia. Entretanto, para que tudo ocorra como esperado, é importante que os gestores tenham um conhecimento aprofundado sobre o tema em questão.

Quer descobrir como funciona um desenvolvimento de liderança? Então, continue a leitura do artigo e saiba tudo sobre o assunto! 

Qual a importância do desenvolvimento de liderança?

Ser um líder vai muito além de ocupar uma posição de destaque dentro da empresa. Esse profissional tem o papel de ajudar o seu time a trabalhar unido, de forma que todos alcancem objetivos em comum.

Com um bom desenvolvimento de liderança, é possível ser uma inspiração para todos que estão ao seu redor. Isso porque o indivíduo consegue ter uma excelente forma de se comunicar, ao usar as palavras certas e mostrar exemplos reais, por meio de ações que fazem efeito na organização e nos colaboradores. 

Um bom líder se torna um profissional extraordinário, pois ele auxilia sua equipe a ser bastante produtiva e encoraja as pessoas a não desistir diante das dificuldades. Assim, o seu time passa a enxergar você como um guia do grupo, que ajuda todos a escolher o melhor caminhos e tomar as decisões mais precisas na companhia. 

A partir disso, você contribui significativamente para o crescimento do empreendimento que faz parte, já que consegue extrair o máximo do potencial da sua equipe, reconhecendo o trabalho de cada membro, o que leva ao sucesso e reconhecimento do seu trabalho, dos colaboradores e do negócio. 

Conheça os principais tipos de liderança

Saber como se comportam os líderes é fundamental para descobrir qual o perfil mais se adapta à sua personalidade e com o seu estilo profissional. Por isso, apresentamos, a seguir, os principais tipos de liderança para que você tenha um entendimento melhor sobre o assunto. Veja! 

Autoritária

Com um papel autoritário, esse líder costuma ser bem rigoroso e busca estabelecer regras para seu time. Ele faz isso para que as atividades sejam cumpridas com rapidez e sem distrações. A partir disso, esse tipo de profissional tende a tomar as decisões sem levar em consideração a opinião dos outros colaboradores.

Esse tipo de liderança costuma estar presente em diversas empresas. Apesar disso, ela não é a mais recomendada, pois pode levar o gestor a ter um perfil dominador e temido por todos à sua volta. Isso pode gerar desmotivação da equipe e improdutividade nas demandas do trabalho. Por isso, ele costuma ser visto mais como um chefe do que como um líder. 

Liberal

Esse estilo de liderança é o oposto da que citamos anteriormente. Isso porque o gestor liberal permite que seu time tenha total liberdade para tomar decisões em seu trabalho, sem que haja necessidade de consultá-lo. Ele faz isso porque acredita no potencial da sua equipe e que eles possuem maturidade suficiente para exercer suas funções sem interferência. 

Contudo, com o passar do tempo, muitas pessoas podem ficar acomodadas com esse modelo de trabalho e passarem a ter baixa produtividade. Isso acontece pelo fato delas não terem a obrigação de prestar contas sobre suas atividades.

Veja alguns indícios de que sua equipe está sob comando de uma liderança liberal:

  • desagregação;
  • agressividade;
  • líder é ignorado pela equipe;
  • insatisfação;
  • individualismo dos profissionais.

Democrática

No processo de desenvolvimento de liderança, a democrática é bastante indicada para quem deseja aumentar a produtividade da equipe e melhorar o clima organizacional. Isso porque o papel desse líder é se tornar um facilitador de processos, ao auxiliar seus profissionais a realizarem suas tarefas de forma correta e com qualidade.

Esse tipo de líder também costuma priorizar a satisfação dos seus colaboradores, ao ajudá-los a resolver problemas e encontrar as soluções. Dessa forma, ele ouve a opinião de todos os envolvidos para buscar o melhor caminho a ser seguido, por meio das ideias apresentadas. 

Dessa forma, esse gestor consegue ganhar a confiança e o respeito do seu time, pois ele não se preocupa apenas com a qualidade do trabalho, mas também com a satisfação dos colaboradores. Assim, é possível ter a integração, o comprometimento e a responsabilidade das pessoas com as demandas da empresa. 

Visionária

Poder prever como o mercado de atuação reage, por meio de pesquisas de comportamento dos indivíduos sobre serviços ou produtos, está relacionado à liderança visionária. A partir disso, ele consegue enxergar as oportunidades que estão em seu caminho, para executá-las da melhor forma possível e com otimismo, mesmo que isso signifique que precisará correr riscos. Dessa forma, ele tem grandes chances de transformar suas visões em realidade. 

Outra característica desse profissional é o fato dele saber reconhecer a importância de sua equipe para alcançar bons resultados dentro da organização. Por isso, ele não mede esforços para manter o seu time sempre motivado. 

Situacional

Nessa estratégia, o gestor tende a pôr em prática a liderança que mais se adapta a determinada situação. Por exemplo, ele pode ordenar o cumprimento de algumas tarefas em um momento específico, como também pode pedir opinião dos seus subordinados para tomar alguma decisão importante. 

Dessa forma, o líder situacional tem um perfil adaptável, de acordo as necessidades dos seus colaboradores. Isso implica que ele tende a se comportar de diferentes maneiras no ambiente de trabalho e, assim, conseguir obter resultados satisfatórios, independentemente do momento que a empresa esteja passando. 

Técnica

Esse tipo de liderança costuma ser bastante respeitada por seus subordinados. Isso acontece devido ao fato desse líder ter grande conhecimento técnico sobre alguns assuntos. Assim, ele consegue transmitir as informações corretas para os seus liderados e fazer com que eles tenham maior segurança sobre as demandas que são executadas. 

Dessa forma, esse gestor ganha a admiração de todos à sua volta, devido ao seu empenho e dedicação em alcançar os melhores resultados, o que o leva a ser visto como um exemplo de profissional a ser seguido. 

Coaching

Entre os principais tipos de desenvolvimento de liderança, essa é uma das mais atuais. No Coaching, o líder contribui para que os seus liderados tenham uma boa performance em suas atividades. Para que isso seja possível, ele costuma dar feedbacks construtivos para os colaboradores e acompanhar o seu progresso de perto. 

A partir disso, esse profissional ajuda a sua equipe estar sempre motivada e realizando as tarefas alinhadas às diretrizes da companhia. Ele também contribui para que todos tenham um ambiente de trabalho cooperativo e confiável, além de estimular o time a ter uma visão positiva do futuro no trabalho, a partir de um bom desempenho individual. 

Saiba como incentivar a equipe

Para ter um bom desenvolvimento de liderança e conseguir ser reconhecido como um bom líder no mercado de trabalho é preciso que sabia a melhor forma de incentivar a sua equipe. Pensando nisso, preparamos algumas dicas que podem ajudá-lo. Confira! 

Conheça os seus colaboradores

Conhecer o perfil dos seus colaboradores é a primeira dica para ajudar a incentivar sua equipe. Isso porque você saberá em que momento cada profissional é mais produtivo, qual atividade cada pessoa desempenha de forma melhor, o que deixa o colaborador satisfeito no trabalho etc. Dessa forma, é possível mapear as competências de cada indivíduo e pensar nos melhores treinamentos corporativos. 

Portanto, para conhecer melhor o seu time, o ideal é conversar com eles em um diálogo informal e fazer pesquisas que o ajudem a identificar como cada colaborador vê a empresa, quais suas dificuldades no trabalho, entre outras questões. 

A partir disso, fica mais fácil do gestor delegar as demandas do dia a dia para sua equipe, pois saberá o ponto fortes e os de melhoria de todos, o que leva o trabalho ser executado com mais rapidez e eficiência. 

Crie ambiente agradável

Trabalhar em um ambiente agradável é essencial para que os colaboradores se sintam bem e confortáveis no local em que estão inseridos. O gestor deve deixar a disposição do seu time desde quesitos básicos, como internet estável, água e banheiro disponíveis, até elementos que contribuam para o bem-estar dos profissionais, como cadeiras confortáveis, ar-condicionado etc. 

Além disso, o líder não deve incentivar brigas entre os colaboradores. Sempre que houver algum desentendimento, ele precisa procurar as partes envolvidas para saber o que aconteceu e resolver as questões de forma justa e sem criar inimizades. Assim, as pessoas não vão se sentir incomodadas no local de trabalho. 

Escute a equipe

Escutar o que a equipe tem a dizer é sempre a melhor solução para resolver os problemas e adquirir novas ideias. Isso porque para uma empresa progredir, ela precisa contar com ajuda dos colabores, pois todos são o alicerce do negócio.

Então, para agir como um bom líder, invista em reuniões e peça a opinião de sua equipe sobre determinada situação. Isso ajudará você a ter um entendimento melhor sobre as estratégias que deve seguir para garantir o sucesso dos projetos empresariais. 

Ouvir os colaboradores também é uma forma de dar voz ao seu time, pois eles vão se sentir valorizados no ambiente de trabalho. Sem contar que todos passam a ter mais liberdade para perguntar e tirar dúvidas sobre as demandas do cotidiano. 

Incentive o trabalho em equipe

Sabemos que em uma empresa os setores são interligados, pois, geralmente, um profissional depende do outro para fazer o trabalho acontecer de forma efetiva. Por isso, é importante que o gestor incentive o trabalho em equipe, no qual todos se ajudam para melhorar a produtividade do negócio. 

Assim, sempre que surgir uma dúvida sobre determinada área que não seja a sua, vai ter uma pessoa para o orientar da melhor forma e deixar o pensamento alinhado com o objetivo do projeto que está sendo desenvolvido. Essa também é uma forma de manter um bom clima organizacional.

Comemore conquistas

Quando uma empresa alcança alguma conquista é preciso comemorar. Isso significa que você deve agradecer as pessoas que estão por trás dessa vitória, ou seja, sua equipe. Alguns exemplos disso é fazer comemorações internas, elaborar um cartaz ou entregar bônus financeiro ao envolvidos no processo

Além disso, é possível criar pequenas conquistas que podem contribuir para o reconhecimento do bom trabalho realizado. Uma boa ideia é elaborar metas internas, que trazem recompensas para cada pessoa que conseguir atingir determinado objetivo. Isso ajuda a fazer com que os profissionais sintam que o seu trabalho é reconhecido, além de tornar o ambiente empresarial mais divertido e prazeroso. 

Dê feedbacks

Para que tenha um bom desenvolvimento de liderança, é preciso dar feedbacks aos colaboradores da organização de que você faz parte. Essa é uma forma de contribuir para o processo de evolução dos profissionais da companhia. 

Dar feedbacks não significa que você vai fazer reclamações. Pelo contrário, essa é uma maneira de explicar para o colaborador quais foram os pontos que ele acertou e os que ele precisa melhorar em determinado projeto. Além disso, o gestor deve apontar as melhores soluções para o profissional seguir no caminho certo. 

Assim, é possível ter um feedback construtivo, o qual gera resultados satisfatórios tanto para o seu time quando para a empresa. Isso porque haverá um aumento na produtividade da equipe de trabalho. 

Tenha metas realistas

No dia a dia dentro da empresa, você pode se ver na pressão de exigir que os colaboradores cumpram metas cada vez maiores. Contudo, essa não é uma boa prática, pois além de não conseguir atingir o objetivo esperado, ainda terá uma queda na qualidade das atividades, que estarão fora do prazo.

Portanto, se você deseja que as demandas sejam realizadas de forma correta e efetiva, é importante investir em metas realistas, ou seja, que possam ser alcançadas pela equipe, sem sobrecarregá-las. Essa também é uma forma de evitar que as pessoas fiquem insatisfeitas com o trabalho realizado. 

Estimule a competição saudável

Quando você for criar metas e ações competitivas na empresa, é preciso tomar cuidado para isso seja feito de forma saudável. Ou seja, deixe claro que essa competição serve para aproximar a equipe e otimizar as entregas, além de ser uma forma de quebrar a rotina, para deixar as pessoas mais instigadas a produzirem com rapidez e eficiência. 

Contudo, para que essa estratégia seja realmente leve e prazerosa, não faça competições exageradas. Isso porque esse método pode tornar o ambiente de trabalho pesado e hostil, o que pode fazer gerar conflitos entre os integrantes de determinado projeto. 

Como um treinamento pode ajudar no desenvolvimento de liderança?

Os treinamentos costumam ser uma ótima forma de desenvolver a liderança. Eles ajudam o líder a fazer uma boa gestão, elaborar metas que levem à evolução de sua equipe e ao aumento de produtividade, além de deixar as pessoas mais motivadas e engajadas com o trabalho na companhia. 

Ao investir nessa estratégia, o profissional também consegue ficar mais preparado para lidar com as diversas situações que surgem ao longo do dia. Dessa forma, ele tem maior facilidade de potencializar as suas habilidades e do seu time. Por isso, vamos ajudá-lo a descobrir os tipos de treinamentos para desenvolver a liderança. Confira! 

Treinamento técnico

Um bom líder precisa ter conhecimentos e habilidades técnicas para guiar os seus colaboradores. Isso porque, para ser um gestor eficiente, é fundamental saber identificar as lacunas da empresa e propor algumas melhorias. 

Um exemplo disso é um líder de vendas que, para conseguir gerir sua equipe de forma eficiente, ele deve elaborar uma ação de venda e verificar se ela é efetiva. Além disso, é necessário ter um bom conhecimento sobre como funciona o comportamento do consumidor etc. 

Dessa forma, para que o profissional saiba exercer o seu trabalho com maestria e orientar o seu time da forma certa, é fundamental que ele invista em um treinamento técnico. Essa capacitação pode ser online o presencial. Assim, ele consegue ter um melhor embasamento sobre o que há de novo na sua área de atuação. 

Mentoria

No processo de desenvolvimento de liderança, a mentoria tem um papel fundamental. Isso é notado pelo fato de o gestor poder contar com a ajuda de uma pessoa mais experiente para orientá-lo sobre os as melhores práticas e habilidades para ser um bom líder. 

Esse método costuma ajudar o profissional a ter mais confiança em seu trabalho, com foco nos seus objetivos. Assim, é possível desenvolver até os profissionais mais experientes, de forma que suas atividades fiquem alinhadas com a cultura organizacional do empreendimento. 

Gestão de metas

Esse tipo de treinamento é fundamental para saber as metas que seu time tem alcançado e também descobrir a melhor forma de acompanhar como está sendo o desempenho desses profissionais. Para isso, o empreendimento deve contar com um bom planejamento estratégico. 

Por meio desse treinamento é possível ter mais autonomia das demandas diárias. Por exemplo, em caso de metas internas de alguns departamentos, o líder pode passar a cobrar, controlar e medir os resultados que conseguiram alcançar. Assim, consegue-se atingir os objetivos empresariais e aumentar a produtividade. 

Treinamento que evita a microgestão

Em uma microgestão, a liderança não dá autonomia para os seus colaboradores. Eles são como “robôs”, que executam as tarefas da forma exata que o seu chefe manda, além de serem acompanhados em cada passo de suas atividades. Dessa forma, a equipe não consegue desenvolver sua criatividade para otimizar as demandas do dia a dia. 

Para evitar que isso aconteça, é interessante realizar treinamentos que evitem a microgestão. Essa é uma forma de fazer com que o gestor não seja visto como um chefe (aquele que só sabe dá ordens), mas como um líder que ajuda o seu time a trabalhar sem pressão. 

Gestão de Pessoas

Uma capacitação em gestão de pessoas contribui para que o líder consiga dar feedbacks construtivos aos seus colaboradores, além de contribuir para manter o seu time unido, engajado e motivado. 

Essa também é uma maneira descobrir a melhor estratégia para elaborar ferramentas de comunicação, que visem a otimização nos diálogos com todos os profissionais da empresa. A partir disso, você aprende técnicas efetivas de avaliação de desempenho. Da mesma forma, fica mais fácil cobrar as metas de um jeito que as pessoas se sintam motivadas a alcançar os melhores resultados. 

Por que a Opus Human é a melhor solução?

Na Opus Human, você consegue fazer os melhores treinamentos para desenvolver a liderança. Isso porque ela é uma consultoria de recursos humanos que atua na excelência do desenvolvimento de humano e empresarial. A partir disso, ela potencializa talentos, por meio de soluções customizadas, além de conseguir formar empreendimentos sustentáveis, ao aumentar a competitividade e produtividade dos profissionais. 

A Opus é uma empresa com grande credibilidade no mercado de atuação, pois seus colaboradores têm experiência prática em liderança. Suas aulas têm conceitos modernos e inovadores, que ajudam o profissional a ficar atualizado sobre as melhores estratégias de negócio. O melhor de tudo isso é que as pessoas podem realizar os estudos de forma online, onde e quando quiser, sem precisar cumprir horários. 

Se você ficar na dúvida sobre a qualidade da aprendizagem, saiba que é possível realizar aulas gratuitas no site. Caso esteja interessado em um conteúdo pago, essa consultoria também conta com preços acessíveis e as melhores formas de pagamento. Todas as condições são facilitadas para que o gestor tenha um desenvolvimento de liderança efetivo. 

Além disso, com as capacitações da Opus Human, fica mais fácil de você conquistar alguns benefícios. Entre eles: 

  • ter um melhor desenvolvimento profissional e pessoal;
  • alcançar cargos melhores;
  • desenvolver o autoconhecimento;
  • saber desenvolver melhor as suas competências;
  • conquistar um melhor salário.

Entender como funciona o processo de desenvolvimento de liderança é essencial para conseguir alcançar os melhores resultados profissionais dentro de uma empresa e, assim, tornar-se um líder de renomado e respeitado. Contudo, para que consiga se destacar no mercado de atuação, é importante investir em cursos de qualidade. Assim, fica mais fácil engajar toda a equipe a ser mais produtiva e também liberar a sua criatividade e de todos os seus liderados. 

Que tal entrar em contato conosco para descobrir os melhores treinamentos que vão ajudar você a desenvolver a liderança? Aguardamos você!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Entenda a Análise de Perfil Comportamental

Entenda a Análise de Perfil Comportamental

18/04/2022

Você sabe o que é a Neuroliderança? Entenda como desenvolver e aplicar.

Você sabe o que é a Neuroliderança? Entenda como desenvolver e aplicar.

17/03/2021

Por que devo me preocupar com a saúde dos colaboradores?

Por que devo me preocupar com a saúde dos colaboradores?

04/08/2020