Wladimir Martins 29/02/2020

Como descobrir seu diferencial no mercado de trabalho pelo autoconhecimento?

Descobrir o seu diferencial no mercado de trabalho pode ser desafiador. Com o avanço da tecnologia e a abundante quantidade de conteúdo educacional disponível atualmente, nem se fala! É preciso ir além da capacitação profissional para se destacar.

A boa notícia é que você já vem com o “mapa do tesouro” instalado de fábrica e só é preciso desvendá-lo. Como? O autoconhecimento pode ajudar a entender cada trecho desse mapa que envolve desde os seus talentos natos, até as soft skills que vão fazer você se diferenciar ainda mais. Gostou e que saber mais sobre o assunto? Então, esse post é para você!

A importância do autoconhecimento para uma carreira de sucesso

Autoconhecimento não é nem deveria ser considerado supérfluo quando o assunto é carreira. Afinal, é por meio da reflexão constante e do real entendimento de quais são seus talentos e habilidades naturais que se torna possível entender como se destacar.

Para isso, é preciso mergulhar fundo em seu passado a fim de descobrir quais talentos você traz consigo desde a infância. Já no presente, o autoconhecimento ajuda a identificar suas habilidades comportamentais, também conhecidas por soft skills. Com isso, você pode traçar uma rota que leve ao seu futuro ideal, a uma carreira de sucesso.

Talento nato: suas habilidades naturais

Como já vimos, o talento nato é toda habilidade natural que você tem e carrega consigo desde a sua infância. Canto, dança, artes ou esportes são alguns exemplos. No entanto, pode ser também algo mais técnico, como cálculo ou raciocínio lógico.

Para descobrir o seu talento — ou talentos — nato, reflita sobre suas atividades preferidas quando criança e, principalmente, aquelas em que não só era divertido como também era fácil de se fazer.

Soft skills: suas habilidades comportamentais

De volta ao presente, temos as nossas habilidades comportamentais, ou soft skills. São elas que nos permitem interagir melhor com colegas de trabalho, colaboradores e até a desempenhar de forma mais eficaz o nosso trabalho.

Comunicação, resiliência e empatia entram nesse pacote de habilidades tão importantes para o nosso sucesso profissional e, por que não, para a vida?

Seu diferencial no mercado de trabalho: um misto do que vimos até agora

Ter um diferencial não se resume em descobrir uma única habilidade ou talento. É, na verdade, um misto daquilo que você faz bem feito e de forma natural — seus talentos; da forma como você faz seu trabalho e age com os demais — suas habilidades; e da maneira como você exterioriza tudo isso — personal branding.

Personal branding é a gestão da sua marca pessoal e vem sendo utilizada com sucesso por profissionais das mais diversas áreas!

Assim, o autoconhecimento permite que esses diferenciais sejam analisados, trazendo mais confiança ao profissional; melhorando a autoestima dentro do trabalho; contribuindo para sua produtividade; melhorando seu conhecimento; e ajudando a empresa de diversas formas.

Quer se destacar, melhorar seu posicionamento dentro da empresa, alcançar cargos melhores e até aumentar seu salário? O autoconhecimento é o segredo e, seguindo um passo a passo, fica ainda mais fácil, veja:

  • seu passado revela seus talentos naturais, o que você faz bem;
  • seu presente mostra suas habilidades comportamentais, como você age;
  • seu futuro é construído com base nos itens anteriores em conjunto com a mensagem que você quer passar para as pessoas, seu personal branding.

Gostou dessas dicas e quer saber como você também pode descobrir seu diferencial no mercado de trabalho e se destacar ainda mais? A Opus Human pode te ajudar. Entre em contato com a gente!



O quanto esse conteúdo foi útil?

5 / 5. 1

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Acessibilidade nas empresas

Acessibilidade nas empresas

08/02/2023

Como manter a produtividade em tempos desanimadores

Como manter a produtividade em tempos desanimadores

19/08/2021

Série “Mulheres de Personalidade”: Analisando o perfil de Daenerys Targaryen

Série “Mulheres de Personalidade”: Analisando o perfil de Daenerys Targaryen

23/10/2023