Wladimir Martins 29/03/2020

Saiba tudo sobre como fazer um curso à distância!

O número de profissionais que escolhem a modalidade EAD — Educação à Distância — para se desenvolver e, com isso, alcançar o sucesso de carreira, cresce a cada dia. Porém, mesmo com a expansão desse tipo de ensino, ainda restam muitas dúvidas e inseguranças por parte de quem está em busca de novos desafios profissionais. Por conta disso, saber como e onde fazer um curso à distância é indispensável.

Mas você sabe o que é e como funciona um curso à distância? Entende qual a melhor forma de escolher o melhor para você e todos os benefícios que ele pode trazer para sua vida pessoal e profissional? Se não, está na hora de descobrir!

Leia agora mesmo este artigo e tire todas as suas dúvidas sobre cursos à distância! Acompanhe.

1. O que é a Educação a Distância (EAD)?

Se deslocar todos os dias até uma instituição de ensino e permanecer longas horas dentro de uma sala de aula. Essa era a realidade de quem gostaria de se desenvolver e conquistar um diploma.

Porém, com o surgimento da Educação à Distância, essa situação mudou. A sigla EAD se refere a uma modalidade de ensino no qual os alunos e os professores não precisam estar em um mesmo ambiente para que o processo de aprendizagem aconteça. Tudo é feito de forma virtual, com o apoio de plataformas e ferramentas da internet, garantindo que o aluno tenha acesso ao conhecimento de qualquer lugar.

Dessa forma, instituições de ensino oferecem os mais diversos tipos de formação. Há a opção de realizar cursos tecnológicos, graduação, pós-graduação, MBA, entre outros. Além disso, pelo EAD, também é possível realizar cursos livres dos mais diversos tipos, como liderança, gastronomia, programação de computadores e tantos outros, de acordo com a sua necessidade e interesse.

2. Como surgiu e qual a realidade da Educação a Distância no Brasil?

A Educação à Distância, no Brasil, surge antes mesmo da chegada da internet. Antes mesmo do início do século XX já existiam registros dos chamados “cursos por correspondência”. Nessa modalidade, o aluno recebia cartas e apostilas em sua própria casa, o que possibilitava o ensino fora da tradicional realidade das salas de aula.

Com o surgimento da internet, essa situação mudou. A tecnologia permitiu a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, possibilitando o surgimento da modalidade EAD de hoje em dia.

Dessa forma, o ensino não ganhou apenas em qualidade, mas também foi possível expandir o EAD por todo o território nacional. Hoje, são mais de 1,5 milhão de alunos matriculados em cursos à distância, o que representa quase 20% do total de matrículas e um aumento de 21,4% em relação ao ano de 2015. O número de instituições de ensino que oferecem essa modalidade também aumentou, passando de 130 em 2009 para mais de 200 em 2016.

A tendência é que o EAD ganhe cada vez mais adeptos. Estudos indicam que, em 2023, haverá mais alunos matriculados no ensino à distância do que na modalidade presencial. Além disso, 50% dos adultos se dizem mais inclinados à se matricular em um curso à distância do que em um presencial.

Portanto, o EAD ganha cada vez mais espaço na realidade brasileira. Diante disso, é importante entender se vale a pena investir nesse tipo de formação e quais os benefícios que ela pode trazer para a sua vida pessoal e profissional. Descubra!

3. Vale a pena fazer um curso à distância?

Diante da realidade de crescimento da educação à distância, fica a dúvida: vale a pena investir nessa modalidade de ensino? E a resposta é sim!

Em primeiro lugar, é importante que você entenda que um curso à distância tem o mesmo valor de um curso presencial. Isso significa que os recrutadores e gestores de empresa reconhecem ambos os cursos com o mesmo valor, sendo que o diploma, quando emitido, também é idêntico a o de um presencial.

Além disso, a tecnologia vem agregando cada vez mais qualidade à modalidade de ensino EAD. Com ferramentas cada vez mais avançadas, é possível assistir aulas, trocar informações com colegas e professores, realizar atividades e testes e, até mesmo, simular algumas situações reais à distância.

Tudo isso com maior flexibilidade de horário e valor acessível. Dessa forma, você pode cumprir aquela velha promessa de investir no próprio desenvolvimento, sem a necessidade de gastar horas no trânsito para chegar à sala de aula. Além disso, pode estudar nos dias e horários mais adequados para você, levando em conta a sua rotina e seu ritmo de funcionamento. As mensalidades de cursos EAD são mais baixas do que um curso presencial, sendo mais acessíveis.

É por isso que, sim, vale a pena investir em um curso à distância para agregar valor ao seu currículo e se desenvolver, tanto pessoal quanto profissionalmente. Nessa modalidade de ensino você tem acesso à todas as outras ferramentas e informações que um curso presencial oferece, com uma série de vantagens para a sua vida e sua carreira.

4. Quais são os motivos para escolher um curso à distância?

Se você ainda está em dúvida se deve ou não investir em um curso à distância, descubra então 9 motivos para realizar esse investimento agora mesmo!

4.1. Você adquire novas competências

Diante de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, surge a necessidade de que os profissionais se desenvolvam constantemente. Afinal, você é o seu maior investimento quando se trata do sucesso da carreira.

É aí que os cursos à distância entram como grandes aliados. Existem diversos tipos de formação que podem ser realizadas nessa modalidade de ensino. Você pode desenvolver competências técnicas, por meio de um curso de graduação ou especialização e, até mesmo, cursos livres com o foco no ensino de determinada habilidade.

Porém, o desenvolvimento não para por aí. Existem cursos voltados para o desenvolvimento de competências comportamentais, como é o caso da liderança, trabalho em equipe, produtividade e gestão de tempo, entre tantos outros. Além disso, também existem cursos específicos para que você desenvolva o seu autoconhecimento profissional e, dessa forma, entenda qual a melhor forma de lidar com as suas potencialidades e limitações.

4.2. Alcança novas oportunidades

Se você está em busca daquela vaga dos sonhos, na empresa com a qual você mais se identifica, saiba que os cursos à distância podem potencializar os seus resultados nesse aspecto. Isso porque tanto o aprendizado quanto o certificado emitido por um curso à distância são idênticos aos de um curso presencial.

Isso significa que você não apenas desenvolve novas habilidades e competências, mas também é capaz de agregar valor ao seu currículo, incluindo esse tipo de formação. Dessa forma, novas portas podem se abrir para que você alcance o tão desejado sucesso da carreira.

4.3. Aumenta as chances de promoção profissional

Se você não está em busca de novas oportunidades fora da empresa na qual trabalha, mas gostaria de alcançar cargos mais altos na hierarquia da organização, saiba que os cursos à distância também podem ser aliados nesse aspecto. Isso porque, muitas vezes, para se tornar um gestor, é necessário desenvolver competências específicas do cargo em questão — como a liderança do comportamento de uma equipe, por exemplo.

Dessa forma, quando você investe no seu desenvolvimento dessa forma, também mostra aos líderes da empresa que está se capacitando para assumir novas responsabilidades. Dessa forma, quando uma oportunidade surgir, eles podem considerar você como a melhor opção para a promoção.

4.4. Oferece flexibilidade de horário

Você já tem uma série de atividades que precisa realizar diariamente, devido às responsabilidades do trabalho e familiares. Além disso, é essencial reservar um tempo para cuidar da saúde, ver amigos e familiares e se dedicar a atividades de lazer e relaxamento. Diante dessa realidade, pode ser difícil conciliar a rotina com um curso.

Um curso à distância pode ser a solução que você precisava para continuar investindo no seu desenvolvimento. Ele oferece horários totalmente flexíveis, uma vez que você pode assistir às aulas de qualquer lugar — o que inclui ônibus, metrô, horário de almoço do trabalho, entre outros. Isso porque basta ter acesso à internet para acessar os conteúdos do curso, seja do seu computador, celular ou tablet.

4.5. Oferece comodidade

Você já pensou em quanto tempo passa no trânsito ou se deslocando pela sua cidade? Se imagina dentro de uma sala de aula após um longo dia de trabalho?

Essa é uma outra grande vantagem dos cursos à distância: a comodidade oferecida por essa modalidade de ensino. Isso porque você pode assistir a todas as aulas sem a necessidade de se deslocar até uma instituição de ensino, dentro da sua própria casa. Além disso, pode estudar de forma confortável, mesmo depois de um longo dia de trabalho.

4.6. Economiza tempo e dinheiro

Quanto mais tempo e dinheiro você tiver disponíveis, mais pode investir nos seus sonhos e desejos, não é mesmo? Por isso, é importante que você saiba que um curso à distância é uma opção econômica para que você invista na sua própria formação.

Por não precisar se deslocar e poder assistir às aulas de qualquer lugar, inclusive nos trajetos de casa para o trabalho, por exemplo, essa modalidade de ensino permite que você otimize a sua gestão de tempo, sobrando para que você possa investir em atividades de lazer ou outros desejos e necessidades pessoais.

Além disso, a média de preço de um curso EAD é muito inferior à dos cursos presenciais. Portanto, você também é capaz de economizar dinheiro ao optar pela modalidade de ensino à distância.

4.7. Ajuda no planejamento do seu próprio ritmo de estudos

Cada pessoa tem um ritmo próprio de funcionamento. Isso significa que, enquanto existem alguns que funcionam melhor durante a manhã, outras só alcançam o pico de produtividade durante a noite. Além disso, há pessoas que apresentam maior facilidade em adquirir novos conteúdos apenas assistindo aulas, enquanto outras precisam realizar atividades práticas para que absorvam conhecimentos novos. Tudo isso influencia diretamente no processo de aprendizagem.

Com cursos EAD, você é capaz de escolher qual o melhor momento para estudar. Pode assistir aulas e realizar as atividades no horário de sua preferência, de acordo com seu ritmo de funcionamento e sua rotina. Além disso, pode assistir a mesma aula quantas vezes forem necessárias para que realmente absorva o conteúdo ministrado.

Portanto, essa modalidade de ensino permite que você planeje o seu próprio ritmo de estudos. Dessa forma, além de potencializar a sua aprendizagem, também é possível conciliar a formação com os momentos de lazer e relaxamento, evitando sobrecarga.

4.8. Proporciona acesso a professores de alta competência técnica e prática de mercado

Em um curso à distância, você não tem acesso apenas às aulas gravadas, você também pode trocar ideias e tirar dúvidas com os professores e colegas. E, por ser um curso à distância, os professores podem estar em qualquer lugar do país — e até do mundo —, oferecendo experiências ainda mais agregadoras para você.

4.9. Apresenta conteúdos sempre disponíveis

Durante uma aula presencial, o conteúdo passado pelo professor, assim como a própria aula ministrada, só podem ser vistos uma única vez. Dessa forma, caso tenha que se ausentar ou perca alguma informação, é quase impossível recuperar esse conteúdo.

Já na modalidade EAD, a situação é muito diferente. Todas as aulas são gravadas e disponibilizadas na plataforma da instituição. Além disso, todo o utilizado ou citado pelo professor também pode ser acessado no mesmo local.

Isso significa que o conteúdo está sempre disponível para o aluno. Portanto, você é capaz de assistir às aulas quando desejar e, caso queira, revisar as que julgar mais importantes ou nas quais restou algum tipo de dúvida.

5. Como funciona o curso à distância?

Se você ainda está com alguma dúvida sobre cursos à distância, é hora de entender, na prática, como funciona esse tipo de formação.

Antes de tudo, é importante que você saiba que o modelo do curso e a forma como você acessa as aulas, realiza atividades e interage com professores muda de uma instituição para outra. Porém, existem alguns modelos que são mais comuns por potencializarem o aprendizado dos alunos.

Na maioria das vezes, o curso à distância é ministrado em uma plataforma própria da instituição. Quando você adquire o curso, já recebe o acesso à plataforma na qual estão as aulas, fóruns e atividades do curso.

As aulas, idealmente, devem ser gravadas em alta qualidade, para permitir que o aluno acesse o conteúdo da melhor forma possível. Todas ficam disponíveis na ordem na qual devem ser assistidas.

Junto às aulas, o você pode acessar materiais personalizados com o conteúdo teórico ministrado pelo professor. Também podem existir conteúdos complementares e atividades de fixação relacionadas às informações da aula.

Por fim, para que você receba seu certificado, geralmente é exigido o número mínimo de aulas assistidas, de forma semelhante a um curso presencial — ou seja, 75%. Também pode ser necessário realizar provas e avaliações, também em ambiente virtual em um horário pré-agendado.

Portanto, um curso à distância funciona de forma muito semelhante a um curso presencial. A maior particularidade aqui está no fato de que os alunos e os professores não se encontram no mesmo ambiente e você ainda tem a opção de assistir às aulas e realizar as atividades quando desejar.

6. Como escolher um curso à distância corretamente?

Ficou interessado em realizar um curso à distância e investir no seu próprio desenvolvimento? Então descubra agora como escolher a melhor opção para você!

6.1. Solicite portfólios da instituição

Para se assegurar de que a instituição de ensino escolhida tem uma boa reputação, é importante que você solicite portfólios. Entenda quais tipos de cursos oferecidos pela organização e quais os temas de cada um deles.

Dessa forma, você consegue ter algumas pistas sobre a qualidade dos cursos ministrados pela instituição, embasando a sua escolha.

6.2. Verifique a qualificação do corpo docente e dos idealizadores

Para garantir a qualidade do curso à distância, é essencial ficar atento à qualificação dos professores que ministram as aulas. Afinal, quanto mais experiência, tanto de mercado quanto de docência, maior a qualidade dos conteúdos passados por esses tutores.

Além disso, também pesquise informações sobre os idealizadores dos cursos. Afinal, são eles que dão as diretrizes e estabelecem o conteúdo programático de cada uma das aulas. Portanto, também precisam ter experiência de forma a criar um curso que potencialize a aprendizagem.

6.3. Observe o preço e as formas de pagamento

É importante também comparar os preços dos cursos de forma a identificar aqueles que cabem no seu orçamento. Nem sempre o curso mais caro é aquele de maior qualidade, sendo que há muitas instituições com ótima reputação que oferecem valores mais acessíveis.

As formas de pagamento oferecidas também merecem atenção, uma vez que elas possibilitam que você realize a formação sem pesar o orçamento do mês.

6.4. Olhe o formato do conteúdo, material didático e grade curricular

Antes de adquirir um curso, também é importante ficar atento ao material didático utilizado como base para as aulas. Além de entender quais são as principais referências, também pode ser interessante realizar uma formação que fornece um e-book personalizado com os principais conteúdos ministrados.

Fique atento também à forma como o conteúdo é oferecido. Ou seja, é importante que você descubra se são utilizados e-books, artigos ou livros publicados de forma a escolher aquele curso que mais se adequa ao seu perfil. Por fim, observe a grade curricular e os temas de cada uma das aulas ministradas.

6.5. Preste atenção na qualidade das vídeo-aulas

A qualidade das vídeo-aulas é um grande diferencial quando se fala em cursos à distância. Isso porque é a partir desses materiais que você vai adquirir os principais conhecimentos que a formação oferece.

Portanto, antes de adquirir um curso, fique atento também a esse elemento. Verifique a qualidade e se assegure que ela seja a maior possível.

6.6. Verifique o método do ensino-aprendizagem

Mesmo na modalidade de educação a distância, existem diversos métodos de ensino-aprendizagem quem podem ser utilizados. Além das aulas, são exercícios, cases para serem resolvidos, exemplos práticos, instruções associadas à realidade do seu trabalho ou vida pessoal, entre outras atividades.

É essencial que você entenda qual o método utilizado pela instituição na qual você escolheu realizar o curso. A partir disso, descubra quais são aquelas que oferecem metodologias mais adequadas ao seu perfil e estilo de aprendizagem.

6.7. Veja os meios de contato com a instituição e professor

Um curso à distância não se resume a assistir aulas e realizar atividades. Também é importante ter contato com os professores e a instituição de ensino, de forma a sanar dúvidas e trocar experiências e conhecimentos, aproveitando tudo que essa modalidade de ensino pode oferecer.

Portanto, antes de optar por um curso, é importante entender quais são os canais de comunicação escolhidos para essa troca. Existem cursos que criam grupos em redes sociais, incluindo professores e alunos. Outros, fornecem fóruns específicos na plataforma para a realização dessa troca.

Pesquise com cada uma das instituições e descubra qual se adequa melhor às suas necessidades.

6.8. Converse com antigos alunos

A reputação da instituição e a experiência que ela gera para os alunos são alguns dos elementos mais importantes na hora de escolher o melhor curso à distância para você. Nesse aspecto, os antigos alunos podem ser a sua melhor fonte de informação.

Portanto, entre em contato com essas pessoas e peça para que elas contem sobre a experiência durante a formação. Peça feedback sobre o que eles mais gostaram e quais foram os pontos fracos da experiência.

Aproveite também para tirar todas as suas dúvidas sobre a rotina e qual a dedicação, em horas de estudo semanais, necessária para adquirir o conhecimento. Com todos esses dados em mãos, você estará pronto para tomar a decisão sobre qual o melhor curso à distância para você!

Um curso à distância pode ser a solução que você precisa para continuar estudando e se desenvolvendo sem prejudicar a rotina de trabalho e as obrigações familiares. Além disso, essa modalidade de ensino ainda oferece uma série de vantagens, como comodidade e economia, com a mesma validade de uma formação presencial.

Portanto, o que você está esperando? Entre em contato com a Opus Human agora mesmo e descubra todos os nossos cursos!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Veja a importância da vulnerabilidade para seu crescimento profissional

Veja a importância da vulnerabilidade para seu crescimento profissional

15/03/2020

Aprenda o que são crenças limitantes e descubra como elas afetam o seu dia a dia!

Aprenda o que são crenças limitantes e descubra como elas afetam o seu dia a dia!

29/01/2019

O que é Gamificação?

O que é Gamificação?

05/07/2022