Marketing Opus 29/01/2019

Você sabe quais habilidades são necessárias para se desenvolver a alta performance profissional? Leia o artigo e confira!

Alta performance profissional: Confira 5 competências necessárias

De que forma a resiliência impacta na alta performance profissional? Este é um questionamento que gestores se fazem constantemente, mas você sabe a relação desses dois assuntos?

Resiliência é a capacidade que o ser humano tem de se recuperar de momentos difíceis, de se reconstruir, por isso, quanto mais resiliente o colaborador for, maior será a capacidade de alta performance, uma vez que estará sempre em busca de se superar. Ela é a chave para que você atinja os principais passos do desenvolvimento profissional e vamos mostrar o porquê neste artigo.

Quer entender como desenvolver outras competências necessárias pensando no seu crescimento profissional a partir da resiliência? Continue a leitura e confira!

1. Foco nos resultados

O bom desempenho no trabalho está diretamente relacionado ao foco que você dá aos seus resultados, uma vez que sabendo aonde quer chegar fica mais fácil persistir no caminho certo.

Para que esses retornos sejam efetivos, é necessário que o colaborador esteja alinhado com os propósitos da empresa e cultura organizacional, pois assim a proposta final acaba sendo um benefício de ambos.

Além disso, uma pessoa focada tem mais chances de apresentar melhor desempenho na sua carreira e, muitas vezes, almeja novos cargos dentro da organização.

2. Autoconfiança

Profissionais com alta performance são autoconfiantes, motivados e, muitas vezes, resilientes. Uma pessoa que não tem confiança em si mesmo perde muitas oportunidades de crescimento no trabalho.

A autoconfiança nem sempre está relacionada com a certeza, e sim com a crença sob seus esforços em atingir boas soluções.

Esse colaborador, geralmente, tem perfil de líder e costuma ser proativo, podendo ser uma ótima referência aos colegas, por exemplo.

3. Comunicação eficaz

Com o objetivo de alcançar a alta performance profissional como líder é importante que a comunicação com os colaboradores e demais gestores seja eficaz.

Não basta delegar as tarefas, é necessário que se tenha acompanhamentos e feedbacks, por exemplo, buscando uma comunicação interna eficiente.

Assim como a boa mensagem entre líder e liderados, a mesma linha deve ser seguida por toda a organização e isso pode ser resolvido com treinamentos, em que todos passam a se informar de maneira linear.

4. Persistência

A alta performance profissional e a persistência, assim como a resiliência, andam juntas. Sem a persistência para alcançar os melhores resultados não é possível alavancar no desempenho como gestor.

Mas é muito importante que haja motivação durante o trajeto, a fim de apresentar a qualidade do serviço prestado. A motivação é significativa tanto para a pessoa quanto para o rendimento final, pois uma equipe desmotivada não é produtiva.

5. Gestão do tempo

Aprender a gerenciar o seu tempo é essencial para que alcance a alta performance profissional, por isso, fique longe das distrações e procrastinações diárias e aposte no planejamento efetivo.

Essa prática precisa ser bem preparada, a fim de que seu trabalho seja realmente produtivo ao longo da semana. Fuja daquela sensação de que a semana passou voando e você não concluiu nem metade do que precisava.

Priorizar as tarefas necessárias, saber deixar de lado as coisas que não são urgentes e, assim, otimizar as atividades de todos é essencial ao se pensar em uma boa gestão do tempo.

Conheça outras competências que você precisa ter para se tornar um profissional de alta performance:

  • facilidade em aprender;
  • autogerenciamento;
  • autoconhecimento;
  • disciplina.

Gostou do artigo? Então aprenda mais sobre o assunto com mais um conteúdo sobre análise comportamental e melhoria dos seus rendimentos profissionais.



O quanto esse conteúdo foi útil?

5 / 5. 1

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Síndrome de Burnout : O que significa e quais são os estágios e sintomas?

Síndrome de Burnout : O que significa e quais são os estágios e sintomas?

17/03/2021

5 benefícios que a liderança situacional pode oferecer para a empresa

5 benefícios que a liderança situacional pode oferecer para a empresa

02/01/2020

Conheça agora os principais benefícios de investir no treinamento de lideranças!

Conheça agora os principais benefícios de investir no treinamento de lideranças!

12/01/2019