Wladimir Martins 15/03/2020

Veja a importância da vulnerabilidade para seu crescimento profissional

Pense em situações nas quais você se arriscou ou saiu da zona de conforto. Provavelmente, um dos sentimentos que surgiu nesse momento foi a vulnerabilidade, aquela sensação de estar aberto às experiências, correndo o risco de se machucar ou de descobrir que você pode muito mais do que imaginava.

A vulnerabilidade é extremamente importante para que você desenvolva o seu autoconhecimento e nas suas relações pessoais, seja com amigos, familiares ou com cônjuge. Porém, ela também pode ser a chave para o seu crescimento pessoal.

Quer entender como a vulnerabilidade ajuda você a crescer na carreira? Então, continue a leitura e descubra!

A vulnerabilidade melhora seu autoconhecimento

Para crescer como profissional, é essencial que você entenda quais os seus pontos fortes e fracos e, a partir disso, se destaque naquilo que você tem de melhor. Isso faz parte de um processo maior, chamado de autoconhecimento.

Mas, você sabe como entender mais sobre você? Tornar-se vulnerável é uma das principais ferramentas nesse aspecto. Afinal, você precisa se arriscar, experimentar coisas novas e testar seus limites, de forma a entender do que você é capaz e onde precisa melhorar. Portanto, a vulnerabilidade é uma grande parceira do autoconhecimento, um dos principais elementos para o seu crescimento profissional.

A vulnerabilidade mostra que você não sabe tudo (e está tudo bem)

Durante a sua carreira, você já deve ter passado por situações nas quais precisava realizar determinada atividade mas descobriu obstáculos ou percebeu que você não sabia o que fazer. A vulnerabilidade é essencial para lidar com isso, permitindo que você busque ajuda e se desenvolva.

Portanto, a vulnerabilidade também pode ser a sua maior aliada nesse aspecto. Ela permite que você reconheça as suas limitações e busque formas de solucioná-las, ao invés de negá-los e continuar a “dar murro em ponta de faca”. Além disso, ela também permite que você admita os seus erros e, a partir disso, busque corrigi-los, o que é essencial para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

A vulnerabilidade te faz sair da zona de conforto

Você já deve ser ouvido falar que, para crescer e se desenvolver, tanto na carreira quanto na vida pessoal, é preciso sair da zona de conforto e experimentar coisas novas, se arriscar. Porém, isso coloca você em uma posição de vulnerabilidade.

Essa é uma outra vantagem que a disposição para se sentir vulnerável pode trazer. Ao perder o medo de errar, de correr riscos e passar a buscar coisas novas, você deixa a zona de conforto e pode descobrir que é capaz de muito mais coisas do que imagina. Isso permite alcançar suas metas de carreira muito mais rápido.

Muitas vezes, a vulnerabilidade é vista como negativa. Porém, quando você entende que se sentir vulnerável não é sinal de fraqueza — pelo contrário — pode alcançar muito mais, tanto na sua carreira quanto na sua vida pessoal. Portanto, perca o mede de se arriscar, de experimentar e cometer erros e se torne mais vulnerável para crescer profissionalmente!

Gostou do artigo? Então, compartilhe a informação com amigos e familiares nas suas redes sociais!



O quanto esse conteúdo foi útil?

3.5 / 5. 4

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Benchmarking: Entenda o termo de uma vez por todas.

Benchmarking: Entenda o termo de uma vez por todas.

26/05/2021

Analisando Perfis Comportamentais de Personagens: Stranger Things

Analisando Perfis Comportamentais de Personagens: Stranger Things

27/09/2022

Analisando o perfil comportamental dos personagens da série Breaking Bad

Analisando o perfil comportamental dos personagens da série Breaking Bad

06/09/2023