Wladimir Martins 02/07/2024

Desmistificando a Gestão Remota: Estratégias para Engajar e Manter a Produtividade em Equipes Virtuais

A período pós pandemia trouxe à vida das pessoas o trabalho remoto. Empresas, escolas e instituições no geral tiveram que adaptar suas atividades e adotarem o estilo virtual. Algumas entidades nunca tinham trabalhado dessa forma, outras já possuíam uma afinidade maior com as tecnologias, mas todas tiverem que se adequar aos novos desafios. A partir de então, organizações passaram a aderir cada vez mais a esse meio de trabalho, devido à flexibilidade, otimização, acessibilidade na realização das tarefas e atratividade, especialmente, para o público jovem.
O trabalho remoto possibilita diversas vantagens, uma delas seria a redução de custos. Dessa forma, gastos com energia elétrica, água, limpeza e telefone seriam cortados, uma vez que o ambiente empresarial seria utilizado com menos frequência. Além de preservar e garantir mais sustentabilidade, essa forma de trabalho permite que os empregados organizem sua própria rotina, o que lhes dá mais autonomia e conforto, dado que a nova geração busca mais flexibilidade e equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.
Outra vantagem observada é o aumento nos índices de produtividade. O tempo de deslocamento e o trânsito, por exemplo, são alguns fatores que geram fadiga e estresse nos colaboradores, fazendo com que sua produtividade decaia ao longo do dia, isso porque já chegam no trabalho cansados e desmotivados. Com o trabalho remoto eles têm mais tempo e tranquilidade para realizar suas funções, aumentando o entusiasmo e a produtividade da equipe.
Mas quais estratégias usar para gerir melhor as equipes no trabalho remoto?
O trabalho remoto compreende as tarefas realizadas fora da organização. Desse modo, utilizar boas ferramentas de gestão é crucial para manter a equipe engajada e atenta às suas funções. Para isso, é preciso:
– Reforçar os valores da empresa e ser transparente com seus colaboradores. Divulgar os resultados, avanços e conquistas da equipe é importante para sustentar a motivação da equipe.
– Explicar as atividades e dar suporte para serem feitas da forma correta. Apesar da distância, é necessário que o gestor esclareça as dúvidas da equipe e explique claramente as tarefas e processos a serem feitos.
– Realizar reuniões virtuais para apresentar dados e ouvir a equipe. Esse recurso permite que os colaboradores estejam próximos da organização e possibilita maior assertividade na execução das tarefas.
– Investir em treinamento de pessoal. É preciso educar a equipe para que o trabalho remoto, de fato, funcione, visto que os funcionários terão que lidar com distrações/adversidades durante o dia e seguir determinadas regras. A Ferramenta PDA pode ser uma ótima aliada nesse momento. Ela permite a compreensão de eixos que melhoram o desempenho e apresentam habilidades cruciais no trabalho remoto. A capacidade de aceitar desafios e assumir riscos, por exemplo, é importante, pois estimula os colaboradores a traçarem novos caminhos, descobrirem e experimentarem estilos que podem otimizar e melhorar seus trabalhos.
Ademais, podemos observar que o trabalho remoto apresenta diversos benefícios, mas para dar resultados na prática é preciso uma gestão de qualidade, alinhada aos interesses dos colaboradores e comprometida com a saúde e o bem-estar de todos. Somente assim, a organização alcançará bons rendimentos e contará com um time de excelência.



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Está em busca de novas oportunidades ou está pensando em mudar de carreira? Então não deixe de conferir as nossas dicas de como fazer a sua recolocação profissional com sucesso!

Está em busca de novas oportunidades ou está pensando em mudar de carreira? Então não deixe de conferir as nossas dicas de como fazer a sua recolocação profissional com sucesso!

12/01/2019

Como descobrir seu diferencial no mercado de trabalho pelo autoconhecimento?

Como descobrir seu diferencial no mercado de trabalho pelo autoconhecimento?

29/02/2020

Gestão comportamental: tudo o que você precisa saber

Gestão comportamental: tudo o que você precisa saber

07/06/2022