Marketing Opus 29/01/2019

Aprenda o que são crenças limitantes e descubra como elas afetam o seu dia a dia!

Veja 4 exemplos de crenças limitantes que você pode ter e nem sabe

Boa parte da nossa identidade é moldada à medida que interagimos com o outro e suas visões de mundo diferentes. As crenças limitantes também fazem parte dessa construção — crenças que assumimos como verdade e que nos impedem de desenvolverhabilidades, competências e emoções.

Tais crenças são compostas por concepções falsas, ou parcialmente verdadeiras, adquiridas de forma hereditária — tudo o que é aprendido com os pais ou dentro do sistema familiar —, social — aquilo que aprendemos em sociedade e é tido como senso comum — e pessoal — crenças resultantes de experiências pessoais.

Quer entender mais sobre essas crenças, seu impacto em nossas vidas e como acabar com elas? Continue acompanhando este post e veja a seguir!

1. Relacionamentos são difíceis

É uma crença que pode ser tanto de origem social quanto pessoal. Isso porque a noção de que manter relacionamentos amorosos exige um grande esforço e inúmeros sacrifícios é algo que vemos frequentemente reforçado na televisão, no cinema ou mesmo a partir de pessoas que viveram relacionamentos conturbados.

É possível que você possa ter uma experiência negativa, mas o contrário também é outra possibilidade.

2. A vida é complicada demais

Esse é um exemplo bem claro de uma crença adquirida socialmente. Estamos inseridos em uma sociedade que valoriza e romantiza a luta e o sofrimento. Então, é compreensível você sentir que suas conquistas não têm valor real, caso não tenham sido alcançadas com muita dificuldade.

Entretanto, cada indivíduo trilha caminhos diferentes, e o que pode não ter importância para um, tem para outro. Portanto, jamais menospreze suas vitórias!

3. O mundo é muito perigoso

Outro exemplo entre as crenças limitantes sociais é de que o munda está cada vez mais perigoso e que vivemos sob constante ameaça.

Devido à facilidade com que acessamos as notícias e informações sobre os acontecimentos ao redor do globo, principalmente as negativas, é comum acreditar que o perigo aumenta diariamente. Porém, enxergar o ambiente à sua volta sempre como hostil lhe impede de realizar diversos desejos, como uma viagem sozinho ao exterior.

4. Eu não sou bom o suficiente

Grande exemplo de crença pessoal, enxergar-se como incapaz ou medíocre é um efeito comum, gerado a partir de experiências “fracassadas”. Uma garoto que tenta andar de bicicleta sem rodinhas e cai na primeira tentativa provavelmente acreditará que não é capaz de realizar esse feito.

A maioria das habilidades que temos foram desenvolvidas com treinamento, tentativa e erro. E, obviamente, você terá mais facilidade em executar determinadas tarefas e mais dificuldade em outras. Basta continuar repetindo o processo até obter um resultado positivo.

Tudo o que foi citado aqui são crenças limitantes que impedem o avanço e o alcance de sonhos e objetivos. Entretanto, tais crenças ocorrem em nosso subconsciente, então muitas pessoas têm problemas em identificá-las. Para isso, comece escrevendo em um caderno a suas visões de mundo e compare-as com o que foi lhe apresentado aqui.

Ao encontrar qualquer semelhança, escreva uma frase positiva e as reafirme todos os dias. Esse é o segredo para substituir crenças limitantes por positivas e recuperar as rédeas da sua vida.

Se você gostou do conteúdo, compartilhe-o nas redes sociais para que seus contatos também entendam este assunto!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Habilidades de negociação: o que são e como desenvolver?

Habilidades de negociação: o que são e como desenvolver?

20/05/2020

Passo a passo: aprenda como executar um plano de ação empresarial

Passo a passo: aprenda como executar um plano de ação empresarial

29/05/2020

Você sabe o que é gestão da força de trabalho? Acesse este artigo para descobrir como atrair talentos para a sua empresa!

Você sabe o que é gestão da força de trabalho? Acesse este artigo para descobrir como atrair talentos para a sua empresa!

11/01/2019