Wladimir Martins 26/05/2021

Como manter a saúde mental e física diante do atual cenário?

Que estar diante de um momento caótico e cruel como este que estamos vivendo possa nos deixar ansiosos, angustiados e inclusive depressivos todo mundo já sabe, mas então quais seriam as práticas necessárias para conseguir manter a saúde da mente e do corpo durante períodos prolongados de crise?

Existem alguns hábitos essenciais que quando realizados separadamente ou em combinação com outras práticas tem o poder de lhe manter são e saudável para conseguir enfrentar obstáculos e barreiras, sejam essas barreiras sociais ou pessoais.

O primeiro hábito que recomendaremos e acredito sim talvez ser o mais importante de todos eles, seria a busca por uma terapia. Existem terapias particulares para quem preferir, mas também existem os atendimentos gratuitos e emergenciais, o que precisamos ter em mente é que qualquer pessoa que esteja verdadeiramente disposta a ser consultada com um terapeuta consegue tranquilamente fazer isso.

A terapia atualmente tornou-se não apenas um mecanismo de reflexão e autoconhecimento, mas também uma ferramenta importantíssima no combate aos comportamentos sabotadores que vez ou outra tentamos cultivar em nossas vidas. Dedicar-se periodicamente a algumas sessões de terapia além de lhe oferecer um espaço e tempo reservados a diálogos reflexivos e saudáveis sobre as questões que mais lhe transtornam diariamente, ainda lhe fornece opções de soluções viáveis para tentar driblar os obstáculos e desafios que enfrentamos e enfrentaremos.

Complementarmente ao hábito de analisar-se com um profissional adequado, não há como desvincular das boas práticas de autocuidado mental e físico a adesão a uma rotina que forneça benefícios. Mas o que seria de fato essa rotina?

Equilibrar o sono tentando dormir melhor, alimentar-se de forma mais saudável priorizando alimentos naturais, praticar exercícios físicos mesmo que poucos minutos por dia e poucos dias por semana, preocupar-se com a ingestão de água durante o dia e sempre reservar algumas horas para relaxar e curtir o tempo fazendo atividades que lhe tragam prazer. Essa são algumas das principais práticas que transformariam uma rotina nociva em uma rotina adaptada ao cronograma de mudanças positivas que agregariam benefícios ao corpo e a mente durante períodos caóticos. Todos nós sabemos que essas mudanças não são fáceis de alcançar e que elas não acontecerão da noite para o dia, é preciso investir tempo, força de vontade e desejo de mudar para que elas possam ser possíveis. Caminhe com calma, no seu ritmo e não se culpe ou se sinta abalado por demorar a conseguir alcança-las ou colher os frutos dessas mudanças, o mais importante no fim das contas é estar sempre trilhando o caminho da mudança positiva. Você é a mudança que você precisa!

Por fim, alguns outros hábitos que podem tranquilamente ser adotados para complementar seu trabalho de cultivo a uma saúde mental e física são o contato com os entes queridos e amigos (que mesmo sendo realizado a distância deve existir com certa frequência para que o isolamento compulsório não acarrete pânico ou distúrbios sociais) e também delimitar e equilibrar o uso de eletrônicos e redes sociais, que quando em excesso podem não apenas trazer malefícios ao corpo como também ao psicológico. Portanto é de extrema importância que o haja um horário específico para a realização de atividades virtuais e um horário específico para deixa-las de lado e colocar-se a fazer atividades presenciais, que envolvam principalmente contato e físico e intuitivo.



O quanto esse conteúdo foi útil?

4 / 5. 1

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Saiba como a iniciativa no trabalho contribui para o crescimento profissional

Saiba como a iniciativa no trabalho contribui para o crescimento profissional

04/01/2021

Relações de trabalho saudáveis: qual a importância de construí-las?

Relações de trabalho saudáveis: qual a importância de construí-las?

29/02/2020

Passo a passo: Como se tornar um LÍDER

Passo a passo: Como se tornar um LÍDER

20/10/2021