Wladimir Martins 06/09/2023

Analisando o perfil comportamental dos personagens da série Breaking Bad

Criada por Vince Gilligan, a série de TV norte-americana Breaking Bad, tem conquistado fãs no mundo inteiro e se tornado bastante popular na última década. Com 5 temporadas e mais de 60 episódios, a trama retrata a vida de um professor de Química com câncer terminal. Por esse motivo, e principalmente para garantir a estabilidade financeira de sua família após sua morte, o professor resolve produzir e vender metanfetamina ilegalmente. O enredo se dá dentro desse universo de criminalidade em que Walter, protagonista e professor, desenvolve junto ao seu parceiro e ex-aluno, Jesse Pinkman. A série é repleta de momentos intensos e seus personagens apresentam qualidades e comportamentos únicos.

Walter White – determinado e ambicioso, Walter – um professor de Química – é o protagonista da série. O personagem é competitivo e bastante empenhado para alcançar seus objetivos. Walter é extremamente inteligente e sedento por poder e reconhecimento, o que o leva a produzir metanfetamina e a inserir-se no mundo das drogas. Sua sabedoria e esperteza são ótimas no momento das tomadas de decisão e seu conhecimento técnico-científico é crucial na resolução dos problemas. Entretanto, no decorrer da série ele apresenta um comportamento mais agressivo, violento e controlador, além da sua ambição desmedida e manipulação. Ao analisar os eixos da ferramenta PDA, pode-se observar que Walter se encaixa nos eixos de Risco e Norma, por não ter medo de assumir riscos para alcançar seus maiores desejos e ambições, e por ser crítico, exigente e muito disciplinado.

Jesse Pinkman – parceiro e ex-aluno do protagonista da série, Walter White, Jesse é inicialmente retratado como um traficante de drogas rebelde e impulsivo, mas ao longo da trama sua personalidade passa por algumas transformações, revelando seu lado vulnerável, sensível e humano. Ele é bastante leal, principalmente, com seu professor Walter, é empático e compassivo, e está sempre assumindo riscos e buscando ajudar seus amigos. No entanto, muitas vezes sua personalidade empática o torna alvo de controle e manipulações. A personalidade de Jesse pode ser contemplada nos eixos de Risco e um pouco no de Extroversão, devido a sua determinação para correr riscos e ultrapassar os obstáculos e, também, por sua lealdade, empatia e amizade.

Saul Goodman – o personagem é um advogado extrovertido e cativante. Com um senso de humor afiado e sua persuasão, ele é capaz de lidar com situações desafiadoras e complicadas, e consegue encontrar soluções estratégicas e criativas para resolver os problemas. Ele é astuto, bastante carismático, um pouco oportunista, empático e leal aos seus clientes, o que o coloca no íntimo dos eixos de Extroversão e Paciência, pela sua habilidade de conversar, seu aspecto carismático e a qualidade e consistência de suas ações.

Skyler White – determinada e muito inteligente, Skyler, esposa do protagonista Walter, é uma figura importante na série e começa a ganhar destaque após se envolver nos negócios criminosos de seu marido. Ela é bastante responsável, dedicada, protetora, reservada e realista, podendo ser caracterizada pelos eixos de Risco e Norma, pelo seu empenho em ultrapassar os desafios e pela sua disciplina e racionalidade.



O quanto esse conteúdo foi útil?

3 / 5. 2

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Saiba tudo sobre como fazer um curso à distância!

Saiba tudo sobre como fazer um curso à distância!

29/03/2020

Você sabe o que é CRINGE? Entenda as principais diferenças entre gerações.

Você sabe o que é CRINGE? Entenda as principais diferenças entre gerações.

20/10/2021

4 vantagens do EAD que você deve levar em consideração

4 vantagens do EAD que você deve levar em consideração

02/10/2020