Marketing Opus 11/01/2019

Leia este artigo e entenda o que é o coaching empresarial e como ele se diferencia de outros processos de coaching.

O que é coaching empresarial? Saiba aqui!

Muito se fala sobre como o coaching é uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional, voltada a potencializar os seus resultados e investir naquilo que realmente importa: o seu propósito. Porém, a palavra coaching inclui uma série de processos diferentes, com objetivos e metodologias próprias, como o coaching de carreira, focado em relacionamentos interpessoais, executivo, entre outras modalidades.

Entre eles, está o coaching empresarial. Quer saber o que é e como funciona esse processo? Então, continue a leitura e descubra!

Afinal, o que é o coaching empresarial?

O coaching empresarial é um processo de desenvolvimento voltado especificamente para o ambiente das empresas. Isso significa que todo o processo é direcionado para a melhoria das habilidades e competências que você precisa desenvolver para garantir os melhores resultados no trabalho.

A maioria das pessoas que passam por um coaching empresarial são líderes e gestores que precisam organizar uma série de demandas e ainda ser capaz de motivar e engajar o time nas atividades a serem realizadas. Portanto, o processo auxilia na identificação e desenvolvimento dessas habilidades , melhorando também a autoconfiança e autoconhecimento dos líderes e capacidade de lidar com problemas e imprevistos.

Porém, ele também pode ser utilizado por colaboradores para desenvolver habilidades necessárias para a realização das atividades e, inclusive, iniciar um processo de capacitação para assumir um cargo de liderança no futuro.

Quais as diferenças entre o coaching empresarial e outros processos?

Coaching empresarial, executivo, de carreira e de negócios: é tudo a mesma coisa? Apesar de possuírem alguns elementos em comum, esses processos são diferentes entre si. É importante que você saiba quais são as especificidades de cada um deles de forma a entender se o coaching empresarial é realmente o mais adequado para o seu contexto.

O coaching executivo — ao contrário do coaching empresarial, que pode ser contratado tanto por líderes quanto colaboradores — é voltado especificamente para o profissional que assume cargos de liderança. Ele auxilia no desenvolvimento de competências e problemas que permeiam esse tipo de cargo.

Já o coaching de carreira é o processo que auxilia o profissional a entender qual o seu propósito e os seus objetivos de carreira, traçando metas em curto, médio e longo prazo para que ele atinja o sucesso profissional. Por outro lado, o coaching de negócios é voltado para a empresa, sendo contratado pelos gestores e CEO da organização de forma a traçar as diretrizes para garantir o sucesso do negócio.

Portanto, cada um dos processos de coaching tem as suas especificidades. No caso do coaching empresarial, o foco é nos desafios que o profissional enfrenta no dia a dia do trabalho, sendo uma opção que agrega uma série de técnicas capazes de potencializar os resultados do colaborador, independentemente do cargo assumido por ele.

Quais os benefícios do coaching empresarial?

O coaching empresarial traz uma série de benefícios, tanto para você quanto para a empresa por um todo.

Por ter um foco nas atividades realizadas no dia a dia, ele permite que você desenvolva habilidades e competências essenciais para a geração dos melhores resultados. Portanto, além de potencializar o seu desenvolvimento, ainda impacta os resultados da empresa como um todo.

Além disso, ele auxilia no desenvolvimento da sua autoconfiança e autoconhecimento, melhorando o seu entendimento sobre os pontos fortes e potenciais. Com isso, contribui para acelerar o desenvolvimento da sua carreira como um todo, aumentando, inclusive, as chances de você conquistar uma promoção ou um cargo melhor em uma outra empresa.

Portanto, o coaching empresarial é uma ferramenta de desenvolvimento poderosa, capaz de auxiliar os profissionais a saírem do estado atual e irem em direção ao estado desejado. Além disso, potencializa os resultados da empresa como um todo e ainda alavanca o seu sucesso profissional.

Ficou com algum dúvida ou quer deixar um relato? Então, aproveite para fazer um comentário abaixo!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Quer mudar o RH da sua empresa? Conheça ferramentas capazes de potencializar os seus resultados!

Quer mudar o RH da sua empresa? Conheça ferramentas capazes de potencializar os seus resultados!

02/01/2019

Como fazer a análise do perfil comportamental? Descubra aqui!

Como fazer a análise do perfil comportamental? Descubra aqui!

28/02/2019

O que é empatia e como desenvolvê-la para melhorar o convívio social?

O que é empatia e como desenvolvê-la para melhorar o convívio social?

04/08/2020