Marketing Opus 09/01/2019

Em nosso novo artigo, você vai conhecer os diferentes tipos de clima organizacional e as características de cada um. Confira e fique bem informado!

Entenda quais são os tipos de clima organizacional

Em linhas gerais, podemos dizer que os tipos de clima organizacional de uma companhia funcionam como termômetros motivacionais por meio dos quais é possível medir a satisfação dos colaboradores e descobrir como eles enxergam o ambiente de trabalho.

Esse sentimento influencia diretamente o comprometimento e a produtividade no dia a dia. Por isso, é indispensável que a empresa tome conhecimento e as medidas necessárias para que a organização se torne um espaço saudável, que preze pela qualidade de vida e pelo bem-estar das equipes.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para falar um pouco mais sobre os diferentes tipos de clima organizacional existentes e como eles podem influenciar o andamento dos negócios. Confira!

Quais são as características de um clima organizacional bom?

Vamos começar conhecendo aquele que é o ambiente ideal para qualquer profissional! Em companhias nas quais o clima organizacional é classificado como “favorável”, o trabalho deixa de ser uma obrigação para se tornar algo prazeroso e gratificante.

Nesses ambientes, os colaboradores se sentem mais valorizados e podem contar com o apoio de seus superiores para realizar suas atividades. O resultado é o desenvolvimento de times mais fortes, que vestem a camisa da empresa e atuam em sinergia para atingir seus objetivos com motivação, proatividade e engajamento.

Do ponto de vista da organização, os ganhos se refletem em retenção de talentos, redução do índice de faltas, diminuição da rotatividade e, consequentemente, em resultados cada vez melhores e a construção de uma imagem positiva frente ao mercado.

Quando podemos classificar o clima organizacional como médio?

Um ambiente de trabalho “morno”, que não é bom nem ruim, na verdade é um sinal de alerta para os líderes de qualquer tipo de empresa, pois indica que os seus colaboradores não estão plenamente satisfeitos com o andamento da rotina corporativa. Nesse momento, podemos destacar alguns sintomas, como:

  • queda da motivação;
  • desinteresse pelas atividades cotidianas;
  • atrasos e faltas mais frequentes;
  • redução da proatividade;
  • aumento da rotatividade;
  • baixa interação entre as equipes.

Em ambientes com o clima organizacional médio, os profissionais deixam de se sentir importantes para a companhia, passando a executar suas atividades de forma mecânica, apenas como obrigação.

Aqui, é importante que os gestores saibam identificar as causas dessa insatisfação e invistam em ações que resgatem a motivação dos colaboradores e recuperem a produtividade dos negócios.

O que faz com que o clima organizacional seja ruim?

Quando o ambiente de trabalho é classificado como “desfavorável”, é um sinal claro de que o índice de insatisfação dos colaboradores atingiu níveis bastante elevados. Nesse estágio, a produtividade das equipes cai, o engajamento e a motivação deixam de existir, e a rotina se torna um grande fardo.

Com um clima tão desfavorável, os profissionais se sentem desvalorizados e partem em busca de novas oportunidades, deixam de se comprometer com os objetivos da empresa, ampliam seu índice de faltas e, consequentemente, apresentam um desempenho que deixa muito a desejar.

Para recuperar a credibilidade junto ao seu público interno, é imprescindível que a organização faça mudanças significativas em sua cultura. O objetivo é elevar a sensação de pertencimento e demonstrar a importância que cada colaborador tem para o andamento dos negócios.

Depois de conhecer os diferentes tipos de clima organizacional, pode surgir aquela dúvida: como manter um ambiente de trabalho de cooperação e engajamento sem perder de vista o foco nos resultados?

Para colocar esse plano em prática, você pode contar com toda a expertise da Opus Human! Com soluções personalizadas na área de consultoria em recursos humanos, ajudamos a sua empresa a desenvolver talentos e a construir organizações mais sustentáveis e com alto potencial competitivo.

Entre em contato e conheça mais sobre o nosso trabalho!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

O MENINO QUE DESCOBRIU O VENTO

O MENINO QUE DESCOBRIU O VENTO

10/03/2019

Como delegar tarefas de forma eficaz?

Como delegar tarefas de forma eficaz?

19/08/2021