Marketing Opus 04/08/2020

Afinal, como dar feedback? Confira as melhores dicas!

O aprendizado é uma prática fundamental do desenvolvimento profissional, pois permite que o indivíduo esteja em constante evolução. Sendo assim, você precisa fornecer retorno aos colaboradores sobre seus comportamentos, atitudes e desenvolvimento do trabalho. Mas como dar feedback?

Essa é uma dúvida comum para os líderes. Eles precisam avaliar seus liderados e fornecer um feedback que os motivem e os apoiem a alcançar ainda mais resultados, porém, muitos não sabem como fazer. E com essa falta de entendimento, eles correm sério riscos de desconstruir tudo o que já foi alcançado pelo colaborador.

Pensando nisso, criamos este artigo para mostrar como você pode fazer isso de forma construtiva e inspiradora. Confira!

Elogie em público e corrija no particular

O colaborador precisa sentir segurança e confiança para seguir as instruções do gestor. Por isso, você precisa ter empatia durante esse processo o tempo todo. Quando você faz um elogio, o colaborador se sente reconhecido e quer que as pessoas saibam disso. Por outro lado, ao corrigi-lo, ele sente vergonha das suas falhas.

Siga a famosa premissa do “elogiar em público e corrigir no particular” para estimular o autoconhecimento do liderado. Além do mais, é uma ótima oportunidade de apresentar o seu ponto de vista e ter disposição em ouvir o dele também.

Foque na situação específica

O comportamento humano, de forma geral, se dá por um conjunto de crenças, pensamentos e reações geradas por comandos neurais que determinam qual a percepção que o indivíduo terá sobre uma situação. Por esse motivo, outra prática importante de como dar feedback é focar no desempenho, e nunca na pessoa.

Transmita a situação de forma objetiva e encoraje o colaborador a ter uma postura proativa. Crie um roteiro antes para ajudar a direcionar essa conversa com transparência.

Use métodos e ferramentas de apoio

Existe uma série de métodos e ferramentas que podem ajudar no processo de feedback, o que proporciona clareza sobre o que precisa ser dito e como esse retorno deve ser dado. Os mais utilizados são:

  • comunicação não violenta;
  • janela de Johari;
  • feedback Wall;
  • feedback Burguer;
  • feedback 360;
  • feedback Canvas.

Contudo, além desses apoios, o mais essencial é utilizar um ambiente seguro em que o colaborador se sinta confortável para essa conversa, praticando a escuta ativa durante todo o tempo.

Mostre soluções objetivas

Depois de pontuar o desempenho que precisa ser aperfeiçoado, o colaborador também necessita de soluções claras sobre como isso pode ser alcançado. Por isso, garanta que sua comunicação é assertiva e colaborativa. Você pode utilizar exemplos reais do comportamento dele e instigá-lo a pensar em como poderia fazer diferente. Além disso, ele precisa sair da conversa com um plano de ação.

O acompanhamento pós-feedback também é fundamental para fornecer apoio até que as novas competências se consolidem. Portanto, lembre-se de mentorar o colaborador durante essa trajetória.

E diante de tudo isso, o líder tem um papel fundamental para dar esse retorno ao liderado proporcionando emoções positivas. É preciso conhecer o perfil da equipe, o ambiente de trabalho e o contexto em questão, ajudando os colaboradores a desenvolver as competências necessárias. Então, agora que você já sabe como dar feedback, invista nessa cultura o quanto antes!

Se você entende essa importância e quer ir para o próximo nível da sua liderança, saiba agora como o coaching pode ajudar nesse processo!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Analisando o perfil comportamental dos personagens do filme Barbie

Analisando o perfil comportamental dos personagens do filme Barbie

23/08/2023

Você sabe quais habilidades são necessárias para se desenvolver a alta performance profissional? Leia o artigo e confira!

Você sabe quais habilidades são necessárias para se desenvolver a alta performance profissional? Leia o artigo e confira!

29/01/2019

5 técnicas essenciais de como motivar pessoas

5 técnicas essenciais de como motivar pessoas

02/10/2020