Wladimir Martins 02/05/2020

Síndrome do impostor: saiba como parar de duvidar de si mesmo

Síndrome do impostor é uma crença que algumas pessoas desenvolvem que a fazem acreditar que ela não é boa o suficiente para determinada tarefa ou função. Esse sentimento geralmente está relacionado ao ambiente profissional, mas também afeta o convívio social do indivíduo.

É válido destacar que qualquer pessoa pode desenvolver essa síndrome, que pode se manifestar por diversas razões, como a maneira como a pessoa foi criada, falta de segurança no trabalho, problemas com a sua classe social etc.

A conexão entre o medo e o progresso está em justamente enfrentar os seus receios. O que muitos ainda não observaram é que é importante correr riscos na carreira para alcançar o sucesso, mas isso não é uma tarefa fácil para quem sofre com a síndrome do impostor.

Neste artigo, vamos mostrar como parar de duvidar de si mesmo e se livrar desse problema que nos impede de crescermos. Confira!

Reflita sobre seus pontos fortes

Não foi só a sorte que fez você chegar onde está. Muito do seu resultado positivo é reflexo de trabalho duro e comprometimento. Ninguém sabe de absolutamente tudo, por isso, não se cobre tanto. É claro que buscar conhecimento de maneira constante é fundamental para o seu crescimento intelectual e profissional, mas está tudo bem se você não souber solucionar um problema.

Liste seus pontos fortes no bloco de anotações do seu smartphone ou em um caderno. Sempre que se sentir triste e frustrado, volte à lista e leia. Isso o ajudará a manter a cabeça erguida.

Conte com pessoas que acreditam em você

Nem todos estão preparados para ver o seu sucesso, por isso, você precisa contar sempre com as pessoas que acreditam em você. A síndrome do impostor já faz com que o sentimento de inferioridade se aflore, e contar com pessoas que não se importam com você só vai reforçar esse triste sentimento e, consequentemente, contribuir para piorar o seu quadro emocional.

Fortaleça seus talentos

Conhecimento é algo que ninguém pode tirar de você. Por essa razão, investir nisso é uma das melhores decisões da sua vida. Quando você domina algum assunto, é mais fácil sentir-se mais seguro para trabalhar com ele e até falar sobre.

Portanto, uma das formas de se livrar da síndrome do impostor é fortalecendo os seus talentos, investindo em cursos, treinamentos, capacitações etc. 

Não fique se comparando

Por fim, lembre-se: pare de se comparar aos outros. Ninguém é melhor que ninguém. Existem, sim, alguns pontos que os outros podem ter um melhor destaque, mas isso não invalida o que você é ou faz.

Essa comparação precisa acabar principalmente nas redes sociais. Isso porque, muitas vezes, a imagem que você vê em uma publicação não corresponde com a realidade. Portanto, viva a sua vida da melhor maneira possível, com erros e acertos, oferecendo o seu melhor por onde passar.

Se depois de aplicar todas essas ações em sua vida e você perceber que não teve resultados, é hora de procurar ajuda de um profissional para se livrar da síndrome do impostor. Somente ele poderá oferecer as ferramentas necessárias para acabar com esse problema.

Agora que você já sabe o que é síndrome do impostor e como parar de duvidar do seu potencial, é hora de entender o que é mentoria profissional e quais os benefícios que desse processo para a sua carreira!



O quanto esse conteúdo foi útil?

4.3 / 5. 8

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Employe Experience: Você sabe o que é?

Employe Experience: Você sabe o que é?

15/06/2021

A CASA DE PAPEL, pressupostos comportamentais de uma equipe

A CASA DE PAPEL, pressupostos comportamentais de uma equipe

27/03/2018

Saiba como explorar seu potencial criativo com essas dicas

Saiba como explorar seu potencial criativo com essas dicas

10/12/2020