Wladimir Martins 03/05/2022

Como tornar eficaz um modelo de trabalho híbrido?

Sem dúvidas uma das principais tendências do mercado de trabalho em 2022 é o modelo trabalho híbrido, o qual se resume na mescla do modelo presencial e home office. O equilíbrio entre os dois modos de trabalho tem sido muito utilizado pelas empresas e tem se mostrado um grande aliado do alto desempenho de equipes.

O modelo de trabalho híbrido permite ao colaborador poder decidir sobre o que é mais confortável para manter sua produtividade, o que é ótimo para os empregadores, afinal, um profissional em um ambiente de trabalho confortável entrega suas demandas com mais qualidade e velocidade.

É importante ressaltar os benefícios diretos desse modo trabalho para as empresas, como a redução de custos – tem-se menos gastos com contas, transportes e manutenção de espaços – e a menor rotatividade de funcionários – eles passam a estar mais confortáveis com o poder de escolha de seu modo de trabalho.

1. Planejamento prévio
Antes da implementação é necessário fazer um planejamento prévio para entender quais são as atividades que devem ser executadas presencialmente e online. Além disso, averiguar quais serão os recursos fundamentais a serem disponibilizados – como notebooks para os colaboradores – também é de grande importância.

2. Processos de trabalho
Mapear cada processo de trabalho e adaptar para o modo virtual nas plataformas digitais – como Google e Microsoft – ajudará a manter a rotina de trabalho produtiva e eficaz. Cada setor precisa ser analisado e cuidadosamente adaptado. Vale lembrar que é preciso ajustar cada etapa da logística de trabalho, como a comunicação – que pode ser via email, por exemplo – e o armazenamento de dados – que pode ser via Google Drive.

3. Treinamento dos colaboradores
Uma equipe sem muito contato com o mundo virtual pode não se acostumar facilmente com o modelo de trabalho híbrido, portanto, é preciso fornecer o treinamento necessário para dar segurança a tal equipe.

4. Cultura da empresa
Com o novo estilo de trabalho, muitos empregados podem se distanciar e ter a sensação de não ser tão parte da equipe quanto antes, o que abala a cultura organizacional da empresa. Portanto, é necessário promover ações, presenciais ou não, que tragam o calor humano e o clima que só uma equipe reunida pode provocar.

5. Escalas de trabalho
Falando em cultura organizacional, é interessante manter a equipe, que forma essa cultura, por perto de tempos em tempos. A proposta do trabalho híbrido é justamente dar vez ao home office sem perder a conexão com o presencial, então é interessante não manter os colaboradores distantes por longos dias seguidos.

6. Fiscalização inteligente
É imprescindível estar observando a produtividade dos colaboradores, alguns podem não se adaptar ao trabalho em casa e acabar não entregando as demandas necessárias. Nesse caso, é importante entender cada situação e avaliar se para alguns empregados o ideal é o trabalho presencial.

Compreendendo o modelo de trabalho híbrido, seus benefícios e as estratégias necessárias para torná-lo eficaz, o potencial de crescimento da empresa se torna ainda maior. Uma empresa adaptável às oportunidades e novidades do mercado de trabalho tem a tendência de se destacar e evoluir cada vez mais.



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Liderança Disruptiva. Você sabe o que é?

Liderança Disruptiva. Você sabe o que é?

20/10/2021

Série “Mulheres de Personalidade”: Analisando o perfil comportamental de Wandinha Addams

Série “Mulheres de Personalidade”: Analisando o perfil comportamental de Wandinha Addams

30/01/2024

Mentoria reversa e geração do milênio: por que sua empresa precisa disso?

Mentoria reversa e geração do milênio: por que sua empresa precisa disso?

29/03/2020