Marketing Opus 18/01/2019

Entenda como as crenças limitantes afetam a sua vida e aprenda a acabar com elas!

Veja agora como eliminar as crenças limitantes que prejudicam a sua vida

O conceito de crenças limitantes não é algo novo, mas para aqueles que ainda não conhecem seu significado, as chamamos dessa forma porque se tratam de crenças que adquirimos ao longo da vida e que nos impedem de desenvolver habilidades e emoções com total potencial. Portanto, é fundamental aprender como eliminar as crenças limitantes.

Contudo, essa não é uma tarefa simples de se fazer, pois estamos falando de concepções que temos em nosso subconsciente, ou seja, não é algo que percebemos ou identificamos diretamente.

Afinal, as adquirimos de modo hereditário (obtido dentro do sistema familiar), social (aprendido em sociedade) ou pessoal (internalizado a partir de experiências pessoais). Então, continue acompanhando este post e confira como se livrar dessas crenças de uma vez por todas!

Identifique suas crenças limitantes

O modo mais eficiente de conseguir identificar as crenças limitantes é utilizando papel e caneta. Anote todas as suas visões de mundo, sem limitações de tema ou categoria. Você pode escrevê-las em forma de frases, como “acredito que o sucesso não vem para todos”, ou “tenho problemas em economizar dinheiro”. Assim, poderá reconhecer com clareza quais crenças lhe impedem de entrar em ação.

Encontre a causa dessas crenças

No próximo passo, você trabalhará para encontrar o que desencadeou suas crenças limitantes. Tal abordagem é essencial para compreender as emoções ligadas ao contexto que limita o seu progresso.

Grande parte dessas crenças foram internalizadas ainda na infância, como críticas constantes dos pais, situações constrangedoras presenciadas por amigos ou falhas em realizar determinadas tarefas. Sabemos que encontrar esses sinais pode levar um certo tempo, portanto tenha paciência e não se preocupe com a demora.

Determine seus maiores objetivos

Criar objetivos claros é um fator crucial na hora de aprender como eliminar crenças limitantes. Isso porque a maioria delas se manifesta quando enfrentamos alguma meta; por qualquer motivo que seja, começamos a nos sabotar com pensamentos do tipo “não consigo fazer isso”, ou “não sou bom o suficiente para fazer aquilo”.

São afirmações que afetam negativamente nossas decisões, então a solução é definir objetivos específicos. Dizer somente “quero emagrecer” é muito menos palpável do que falar “desejo emagrecer X quilos para chegar ao meu peso ideal e melhorar a minha qualidade de vida com uma alimentação saudável”.

Transforme os pensamentos negativos

Outra maneira bastante eficaz de acabar com as crenças limitantes é substituir os pensamentos negativos por crenças fortalecedoras. Uma das inúmeras formas de se fazer isso é reescrevendo as afirmações antigas.

Por exemplo: trocar a frase “tenho problemas em economizar dinheiro” por “tinha problemas em economizar dinheiro, mas agora criei uma estratégia adequada para atingir minha meta”. A fim de aumentar a eficácia da tarefa, disponha a nova afirmação em algum local no qual possa enxergá-la constantemente.

Fortaleça seus novos hábitos

Uma crença surge a partir do momento em que acreditamos em determinada afirmação sem questioná-la. Nesse estágio, passamos a operar determinadas situações automaticamente. É isso que acontece quando você transforma a sua antiga crença limitante em algo positivo e faz dele um hábito. Visualizar o resultado que deseja obter é uma ótima maneira de se manter firme e motivado com o trajeto.

Essas são as principais formas de como eliminar crenças limitantes. É possível que você encontre certa dificuldade inicialmente, mas depois que colocá-las em prática uma primeira vez, será capaz de executá-las sem nem pensar muito sobre as etapas a cada crença limitante que encontrar.

Agora que você já sabe como se livrar das suas crenças limitantes, conheça a análise comportamental e sua aplicação!



O quanto esse conteúdo foi útil?

5 / 5. 2

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Analisando Perfis Comportamentais de Personagens: Harry Potter

Analisando Perfis Comportamentais de Personagens: Harry Potter

27/09/2022

5 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO RH – PARTE I

5 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO RH – PARTE I

28/10/2021

O MENINO QUE DESCOBRIU O VENTO

O MENINO QUE DESCOBRIU O VENTO

10/03/2019