Wladimir Martins 25/03/2020

Já ouviu falar na técnica Pomodoro? Veja como funciona na prática

A procrastinação é um dos maiores vilões da produtividade. Quem nunca se pegou fazendo algo sem importância em vez de se concentrar no trabalho? Isso é muito comum, tendo em vista que o ser humano não consegue se manter concentrado o tempo todo.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Microsoft, o intervalo médio de atenção dos humanos caiu de 12 segundos para 8 segundos no novo milênio. Isso mostra a importância dos métodos de concentração, como a técnica Pomodoro.

Você já deve ter ouvido falar desse método, mas talvez nunca tenha colocado em prática, certo? Pois bem, neste artigo vamos mostrar como o Pomodoro funciona e daremos algumas dicas importantes para você inseri-lo na sua rotina com eficiência. Acompanhe!

O que é a técnica Pomodoro e como ela funciona?

Criada pelo italiano Francesco Cirillo, a técnica Pomodoro consiste em dividir os fluxos de trabalho em blocos para ajudar o indivíduo a estimular o seu foco e melhorar a agilidade do seu cérebro. Depois de realizar muitas pesquisas, Francesco chegou à conclusão de que 25 minutos é o período ideal que cada bloco deve ter, os quais também são chamados de “pomodoros”. 

Como aplicar a técnica Pomodoro no seu dia a dia?

Percebeu como o funcionamento da técnica Pomodoro é simples? Veja, a seguir, como aplicá-la na sua rotina para otimizar o seu tempo!

Defina a lista de tarefas do dia

O primeiro passo para aplicar a técnica Pomodoro no seu dia a dia é definir uma lista de tarefas que você precisa executar. Nesse momento, existe a possibilidade de usar outros aplicativos que ajudam nessa organização, como o Trello.

Além de listar as tarefas, identifique também os prazos de cada uma. Assim, você consegue dar prioridade para as mais urgentes.

Realize as tarefas

Feita a definição das tarefas, é hora de “arregaçar as mangas” e colocar o seu plano em ação. Focar no que você está fazendo é fundamental para eliminar as chances de erros e retrabalhos que prejudicam a sua produtividade e motivação.

Cronometre 25 minutos

No momento da realização das tarefas, você precisa usar o cronômetro do seu smartphone ou até mesmo o app do Pomodoro ― que está disponível para Android e iOS ― e marcar 25 minutos. Nesse período, desligue-se das redes sociais e mantenha as distrações longe do seu alcance. Foque somente no seu trabalho.

Faça pequenas pausas

Ao findar cada pomodoro de 25 minutos, você tem a sua merecida folga, mas não pense que ela dura tudo isso! As pausas têm duração de 5 minutos. Somente após 3 pomodoros que você tem o direito de descansar por 15 minutos.

A técnica Pomodoro ajuda a tornar o seu dia mais produtivo. Além disso, ela também auxilia na análise dos seus resultados para que você possa aprender com seus erros e ajustar o seu tempo para que o seu trabalho tenha um melhor rendimento.

Depois de entender como funciona essa técnica muito eficiente, você precisa compartilhar este artigo nas suas redes sociais para ajudar seus amigos a também otimizarem o tempo!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

No universo de Game Of Thrones, como comportam-se os principais líderes?

No universo de Game Of Thrones, como comportam-se os principais líderes?

08/05/2019

Entenda agora o que é RH estratégico e como implantar na empresa

Entenda agora o que é RH estratégico e como implantar na empresa

02/10/2020

6 Super dicas para impulsionar a carreira

6 Super dicas para impulsionar a carreira

18/04/2022