Marketing Opus 11/01/2019

Você já ouviu falar em hard e soft skills? Ambas devem ser analisadas em seus processos seletivos. Descubra agora o que significam esses termos!

Hard e soft skills: quais as mais importantes no ambiente profissional?

Para que os colaboradores gerem melhores resultados à sua empresa, é essencial o desenvolvimento de competências, tanto técnicas quanto comportamentais, adequadas para realizar suas funções. É aí que entram as hard e soft skills como grandes aliadas do desenvolvimento da sua equipe e sucesso do negócio.

Quer saber o que são e quais são as hard e soft skills mais importantes? Então continue a leitura e descubra!

O que são as hard skills?

As hard skills são, basicamente, as competências que podem ser mensuradas pelos cursos e experiências pelas quais o colaborador passou ao longo da trajetória profissional. Elas estão relacionadas a habilidades técnicas, como saber programar em determinada linguagem ou habilidade para utilizar o Excel ou outro software.

E as soft skills, o que são?

Já as soft skills, apesar de muito importantes para os resultados do profissional, estão mais ligadas a comportamentos e atitudes. Elas são aquelas habilidades mais difíceis de serem mensuradas, relacionadas à personalidade e padrão comportamental do profissional. Flexibilidade, empatia, capacidade de liderança e ética são alguns exemplos de soft skills.

Quais as diferenças entre hard e soft skills?

Tanto hard quanto soft skills são habilidades que influenciam diretamente os resultados gerados por um profissional dentro da empresa. Porém, a origem e a forma de desenvolver e mensurar cada uma delas é bem diferente.

As hard skills são mais fáceis de serem mensuradas por serem habilidades técnicas. Portanto, se um colaborador realiza um curso de Excel, é esperado que ele desenvolva hard skills ligadas a essa atividade, como a capacidade de criar planilhas e analisar dados utilizando esse software.

Já as soft skills são mais difíceis de serem avaliadas. Isso porque são comportamentos aprendidos pelos colaboradores, que dependem tanto de capacitações e cursos quanto de suas experiências pessoais e profissionais. Então, para identificar a capacidade de liderança, por exemplo, é preciso submeter o profissional a atividades que incentivem esse tipo de atitude.

Qual a importância das hard e soft skills para as empresas?

Todo cargo ou função dentro de uma empresa exige que o colaborador tenha algumas competências, tanto técnicas quanto comportamentais, para gerar bons resultados. Portanto, mensurar e desenvolver hard e soft skills é fundamental para que a equipe atue da melhor forma possível no negócio, melhore a qualidade dos processos internos e destaque a empresa perante o mercado.

Mas quais são as habilidades mais importantes para o seu negócio? Apesar dessa respostas sofrer variação a depender do segmento da empresa, de forma geral, as principais hard skills são:

  • domínio de idiomas;
  • diploma em curso de graduação;
  • operação dos softwares utilizados na sua empresa;
  • experiência na área.

Já as soft skills mais importantes seriam:

  • adaptabilidade;
  • proatividade;
  • liderança;
  • capacidade de resolução de conflitos.

Apesar de serem diferentes, tanto as hard quanto as soft skills têm importante papel no sucesso do negócio. Além de entender quais são as principais, procure criar estratégias para desenvolvê-las no seu time e, além disso, mensure essas habilidades nos candidatos de processos seletivos. Dessa forma, você garante que o time estará totalmente capacitado.

Ficou com alguma dúvida ou quer dar sugestões? Então aproveite para deixar um comentário abaixo!



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