Marketing Opus 07/06/2019

Conheça a análise comportamental e sua aplicação!

Cada pessoa se comporta de uma forma e não há como prever as ações dos colaboradores da sua empresa, certo? Errado!

Realmente não existe nenhuma maneira de prever com total exatidão o comportamento de um profissional, porém, é possível identificar um padrão em algumas ações de determinadas pessoas, e reconhecê-lo em avaliações profissionais, aumentando a previsibilidade do comportamento daquele indivíduo que será avaliado.

Essa é a análise comportamental e suas aplicações. Quer saber mais sobre esse processo? Continue a leitura e descubra!

O que é e para que serve a análise comportamental?

A análise comportamental é um processo ao qual passamos a entender o perfil de cada um dos colaboradores da sua empresa. Ou seja, por meio dessa avaliação, você consegue identificar padrões de comportamento, preferências, potencialidades e gargalos de desenvolvimento da sua equipe.

Portanto, esse processo pode ser utilizado para diversas finalidades no setor de gestão de pessoas. É possível realizar a análise comportamental para contratar colaboradores mais adequados ao cargo, realocar a equipe, criar planos de desenvolvimento individual e de carreira, entre outras. Isso significa que ela serve para embasar grande parte das estratégias e decisões relacionadas aos recursos humanos da sua empresa.

Como a aplicação da análise  comportamental auxilia uma organização?

A análise comportamental aplicada pode atuar em diversas frentes do setor de RH da sua organização. Em primeiro lugar, é possível identificar quais são as principais potencialidades de cada um dos colaboradores. A partir disso, você pode realocar o time de forma a aproveitar o melhor talento de cada um dos colaboradores.

Mas não para por aí! Por meio da análise comportamental também é possível identificar comportamentos disruptivos, difíceis e inadequados, que prejudicam não apenas o trabalho do colaborador mas o ambiente organizacional como um todo. A partir disso, você consegue traçar as melhores estratégias para combater esse tipo de comportamento e gerar diversos benefícios para o negócio.

A análise comportamental aplicada também ajuda a identificar os melhores perfis na hora do recrutamento e seleção e a estabelecer o plano de desenvolvimento individual e o plano de carreira do funcionário. E essas são apenas algumas das aplicações dessa metodologia.

Como implementar a análise comportamental?

Portanto, a análise comportamental pode ser uma grande aliada da gestão de pessoas da sua empresa. Entenda agora algumas dicas para implementá-la!

Entenda as necessidades da sua empresa

É importante entender quais são os principais problemas da área de RH da empresa e como a análise comportamental pode ajudar a resolvê-los. Portanto, comece com um diagnóstico minucioso das suas necessidades e defina qual o foco da nova estratégia.

Conte com uma consultoria especializada

A análise comportamental aplicada é assunto sério e, por isso, precisa ser realizada por especialistas na área. Isso porque esses profissionais têm acesso aos melhores instrumentos para analisar o perfil dos colaboradores e a melhor forma de analisar e interpretar esses dados, dando suporte para que você utilize essa informação com qualidade.

Portanto, contratar uma consultoria especializada como aliada desse processo pode ser a melhor solução para a sua organização.

Analise e utilize os dados encontrados

Após ter acesso aos dados relacionados ao perfil comportamental dos seus colaboradores, é importante saber como utilizar essas informações. Portanto, não guarde o relatório na gaveta! Utilize-o para embasar a tomada de decisão e as ações do setor de gestão de pessoas do seu negócio!

A análise comportamental é um processo  que vem ganhando espaço devido aos benefícios gerados para a equipe e para as empresas. Portanto, agora que você já sabe como ela funciona, implemente esse processo dentro da sua organização e garanta uma atuação estratégica da área de gestão de pessoas do negócio!

Aproveite para entrar em contato com a Opus Human agora mesmo e descubra como podemos ajudar a sua empresa nesse processo.



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Conheça as principais competências e habilidades de um líder

Conheça as principais competências e habilidades de um líder

07/02/2019

Conheça 5 livros para desenvolvimento profissional para ler ainda esse ano

Conheça 5 livros para desenvolvimento profissional para ler ainda esse ano

10/12/2020

Saiba tudo sobre como planejar o seu desenvolvimento de carreira!

Saiba tudo sobre como planejar o seu desenvolvimento de carreira!

29/11/2019