Wladimir Martins 19/07/2023

Analisando comportamentos de personagens da série The Mandalorian

Em Star Wars, os mandalorianos são um grupo étnico, separados por clãs e ligados por uma mesma cultura, que vivem uma história de guerra, originalmente, no planeta Mandalore. Na saga de Star Wars, eles se destacam por serem grandes guerreiros que entram em batalha contra os Jedi.

Os Mandalorianos vivem em conflito entre si, mesmo o território sendo grande o bastante para acomodar todos eles, a disputa pela supremacia dos clãs fala mais alto. Por esse motivo, os Mandalorianos apresentam grandes habilidades com combate, ataque e defesa. Apesar disso, nas Guerras Clônicas, o Governo dos Novos Mandalorianos apresentou um ideal mais pacifista, o que levou ao conflito com outro grupo de Mandalorianos, os chamados “Olho da Morte”, que queriam o retorno da cultura guerreira de combate.

Apesar de pertencerem ao mesmo grupo étnico, cada um dos personagens apresenta características e comportamentos próprios.

O Mandaloriano: o protagonista, com o nome de Din Djarin, é um caçador de recompensas, que opera nos limites da Nova República. Durante suas missões, ele é contratado para capturar o “baby yoda”, mas durante o desenrolar da trama, ele decide protegê-lo. O Mandaloriano é curioso, sensato e leal. Fazendo uma análise com base nos eixos da ferramenta PDA, vemos que o perfil do protagonista se encaixa nos Eixos de Risco – devido a sua facilidade em aceitar desafios e assumir riscos, e Paciência – visível na sua compreensão e cuidado, especialmente, quando envolve a garantia da proteção da criança, “baby yoda”.

Grogu: conhecido pelos fãs como “baby yoda” ou a “criança”, o personagem – da mesma espécie do grande mestre Yoda – é cativante e chama a atenção do público pela sua relação afetiva e paternal com o protagonista, o Mandaloriano ou Din Djarin. O “baby yoda” é uma criatura bastante sensível à força, amigo, leal e muito protetor. De pele esverdeada e temperamento único, ele cativa todos com sua doçura e fofura. Se fôssemos analisá-lo com base nos eixos de comportamento da ferramenta PDA, diríamos que ele deve ser contemplado nos Eixos de Extroversão e um pouco em Paciência – devido ao seu aspecto amigo, protetor, leal, compreensivo, paciente e confiante, observado pela sua reação com seu protetor, o Mandaloriano.

Boba Fett: Boba é também um caçador de recompensas que pouco aparece na Saga de Star Wars. Muito inteligente, corajoso e perspicaz, o personagem aparece como um forasteiro “fora-da-lei”. No entanto, mais na frente, Boba se mostra bem mais solitário, reservado e retraído. Apesar disso, é notável sua coragem e força para sobreviver e ultrapassar os obstáculos durante os filmes, sendo facilmente encaixado nos eixos de Risco e Norma, pela sua determinação e força para superar seus desafios, e pela inteligência e responsabilidade com seu objetivo.

Ahsoka Tano: a personagem é forte, leal e inteligente. Ela se destaca na série por suas inúmeras habilidades – incluindo a de liderança – e pela coragem para lidar com desafios. Seu comportamento pode ser encontrado nos Eixos de Extroversão, por ser boa com relacionamentos interpessoais e amiga, no de Risco, pela coragem, força e determinação para assumir riscos e Norma, devido sua inteligência e habilidade.



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Employe Experience: Você sabe o que é?

Employe Experience: Você sabe o que é?

15/06/2021

Passo a passo: Como se tornar um LÍDER

Passo a passo: Como se tornar um LÍDER

20/10/2021

Descubra como gerenciar funcionários mais velhos de forma efetiva

Descubra como gerenciar funcionários mais velhos de forma efetiva

29/01/2020