Wladimir Martins 11/07/2023

Analisando comportamentos de personagens da série The Last of Us

A série, lançada em janeiro de 2023 pela HBO, é uma adaptação da história de um dos jogos mais aclamados dos últimos anos, desenvolvido para o PlayStation e, agora também, para o computador. O jogo se tornou popular entre os jovens devido, especialmente, a sua narrativa, atraindo fãs e conquistando diversos prêmios no mundo dos games.
A trama é retratada no mundo pós apocalíptico, duas décadas após o início da pandemia do fungo Cordyceps – responsável por gerar mutações nos cidadãos e formar uma espécie de canibal. Após 20 anos do surto, parte da população vivia em quarentena, sob o comando de militares e chefes de Governo que estão em confronto com uma facção de sobreviventes, na Capital do Estado de Massachussetts, nos EUA. Seus personagens são únicos, principalmente, as figuras de Joel e Ellie, os protagonistas.

Joel – no início do surto de infecções pelo fungo, Joel perde sua única filha, que é morta em seus braços. A morte de sua filha somada à série de obstáculos que ele teve que enfrentar para sobreviver, fizeram dele um homem forte e, também, muito solitário. Joel é um homem de meia-idade que aprendeu diversas habilidades e formas de sobrevivência. Para se manter vivo no mundo pós-apocalíptico, ele precisa contrabandear armas e drogas, e é numa de suas missões que ele conhece Ellie, de 14 anos. Apesar de ter se acostumado a viver sozinho, Joel é bastante forte, corajoso e não quer colocar nada a perder. Age com sabedoria e sabe que precisa lutar para sobreviver ao caos. É leal e protetor, assume com coragem o desafio de cuidar de Ellie e faz o que é preciso para mantê-la segura. Em análise, o personagem se encaixa nos Eixos de Risco, por assumir responsabilidades e correr riscos para alcançar seus propósitos; Paciência, pela consistência e compreensão das situações e adversidades; e um pouco no de Extroversão, por ser leal, cuidadoso e amigo.

Ellie – a personagem de 14 anos nasceu e foi criada após o apocalipse, então ela não conheceu o mundo antes dos ataques. Destemida, inteligente, curiosa e corajosa, Ellie não teve contato com os seus pais, teve que crescer de forma independente e se tornar forte diante das circunstâncias, não foi educada, nem ensinada a lidar com seus sentimentos de dor, frustação, raiva e até alegria. Apesar de forte, em certos momentos Ellie se mostra vulnerável e disposta a receber ajuda de Joel, aprendendo a confiar nele e adquirindo conhecimentos também. Sua personalidade pode ser observada nos Eixos de Risco – devido a sua impulsividade, e Norma – no fundo Ellie só quer se sentir segura e amada, apesar de ser independente e bastante persistente.

Riley – Riley é a melhor amiga de Ellie, ela é leal, sincera e compassiva. Pode ser perfeitamente caracterizada pelo Eixo de Extroversão, por ser bondosa, amiga e simpática com Ellie.

Tommy – Tom é o irmão mais novo de Joel. Ele também é leal, amigo e cuidadoso com o irmão e posteriormente com Ellie. Seu jeito compassivo, gentil e piedoso se destaca na série. Pode ser posicionado nos Eixos de Extroversão – por apresentar um aspecto amigável, e Paciência – devido a sua capacidade de compreensão.



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Saiba tudo sobre como planejar o seu desenvolvimento de carreira!

Saiba tudo sobre como planejar o seu desenvolvimento de carreira!

29/11/2019

A CASA DE PAPEL, pressupostos comportamentais de uma equipe

A CASA DE PAPEL, pressupostos comportamentais de uma equipe

27/03/2018

5 principais habilidades do futuro que você precisa desenvolver

5 principais habilidades do futuro que você precisa desenvolver

02/10/2020