Marketing Opus 29/01/2019

Você sabe o que é um plano de desenvolvimento pessoal e como ele pode influenciar a sua carreira? Descubra!

Como o plano de desenvolvimento pessoal direciona sua carreira?

Você sabe como desenvolver novas habilidades e competências para potencializar os resultados da sua carreira? Já pensou em uma série de estratégias para se desenvolver, mas tem dificuldades de colocá-las em prática? Pois saiba que o PDI — plano de desenvolvimento individual/pessoal — pode ser a solução que você procura.

O plano de desenvolvimento pessoal é um conjunto de estratégias, associadas a metas e prazos, para que você saia do lugar no qual está hoje e chegue onde gostaria. Ou seja, ele é a reunião de uma série de ações que precisam ser colocadas em prática para que você alcance os seus objetivos de carreira.

Quer saber mais sobre isso? Então continue a leitura e descubra como o plano de desenvolvimento pessoal pode potencializar os seus resultados!

Aumenta o seu nível de autoconhecimento

Para criar um plano de desenvolvimento pessoal, é essencial que você entenda muito bem quem você é e onde quer chegar. Além disso, é preciso descobrir quais são as suas principais competências e habilidades, qual o seu diferencial como profissional e quais são as lacunas de conhecimento que bloqueiam o seu crescimento.

Portanto, ao criar um PDI, você é capaz de aumentar também os seus níveis de autoconhecimento. Com isso, consegue direcionar as suas ações para o que realmente importa e faz diferença na sua carreira.

Melhora o acompanhamento das suas metas

Sabe aquelas promessas de ano novo que nunca saem do papel? Isso acontece, geralmente, porque você acaba criando uma série de metas, mas, sem o acompanhamento, abandona-as e não percebe.

Essa situação não se limita às promessas de ano novo, sendo comum também nas suas resoluções relacionadas ao desenvolvimento pessoal. O PDI resolve esse problema, uma vez que consiste em uma ferramenta de criação de acompanhamento de metas.

Ao ter esse plano, você quebra os grandes objetivos em pequenas partes e acompanha os resultados de cada um dos passos dados em direção ao sucesso profissional.

Permite que você crie novos hábitos

Hábitos são aquelas atitudes diárias que, muitas vezes, realizamos de forma automática. São eles que efetivamente modificam a sua rotina e permitem o desenvolvimento, por serem repetidos muitas vezes.

Com o plano de desenvolvimento pessoal, você é capaz de revisar cada um dos seus hábitos de forma a identificar quais são aqueles que potencializam o seu desenvolvimento e quais estão atuando como obstáculos. Dessa forma, é possível criar e acompanhar a evolução de hábitos mais saudáveis e que permitem o seu desenvolvimento contínuo.

Potencializa as suas competências

Você já possui uma série de competências bem-desenvolvidas, assim como diferenciais como profissional. Porém, quanto maior o investimento nesses elementos, mais e melhores resultados você é capaz de gerar no ambiente de trabalho.

Com o plano de desenvolvimento pessoal em mãos, você é capaz de identificar esses elementos com clareza. Além disso, pode criar uma série de planos de ação e estratégias adequadas para potencializar as suas competências e, com isso, se destacar no mercado de trabalho.

O plano de desenvolvimento pessoal é um dos maiores aliados da sua carreira. Com ele, você é capaz de entender melhor quem é e o que quer para o seu futuro profissional. Além disso, cria estratégias para desenvolver novas habilidades e competências, bem como potencializar as que já possui. Tudo isso, em conjunto, abre uma série de oportunidades para que você alcance o sucesso na sua carreira!

Aproveite para ler também o nosso próximo artigo e descubra a importância do autoconhecimento para a sua carreira!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Como conduzir boas entrevistas em processos seletivos

Como conduzir boas entrevistas em processos seletivos

15/06/2021

Afinal, como usar a análise de dados no RH de forma eficiente?

Afinal, como usar a análise de dados no RH de forma eficiente?

04/08/2020

Analisando comportamentos de personagens da série The Last of Us

Analisando comportamentos de personagens da série The Last of Us

11/07/2023