Marketing Opus 31/01/2017

PROMESSAS E SEUS SABOTADORES

Por Wladimir Martins

Muito comum nesta época do ano para grande maioria das pessoas, o escrever, o desenhar ou o construir de planos para o ano novo que se inicia, mas aqui já vai uma reflexão sobre este tema.

Nossos planos de vida devem ser realizados somente na passagem de um ano para outro?

Fazer várias promessas ou se comprometer com mudanças, que de alguma forma não conseguimos realizar no ano corrente, ou aquele algo que foi difícil e não conquistamos.

Por que fazemos promessas que não conseguimos realizar?

Um bombardeio nas redes sociais com conselhos, ferramentas e formas para você transformar a sua vida, maneiras milagrosas de uma promessa virar realidade, como se fosse mágica e parte de um momento de mudança de ano apenas.

As pessoas demoram horas nas suas resoluções de ano novo, mas desconhecem o significado da palavra resolução, por tratar-se apenas de um modismo e ser chique falar sobre as suas resoluções de final de ano.

A mídia também é um grande contribuinte neste movimento direcionado a transformar ideias, sonhos, dificuldades em planos para o novo ano.

O que realmente importa nestes planos? Por que não concretizamos a maioria deles?

Minha primeira leitura passa por uma reflexão sobre a real importância do que está sendo prometido, acompanhado de uma dose significativa de auto sabotagem, porque este sim faz a grande diferença naqueles que querem fazer várias conquistas por meio da execução.

Lembre-se que nossos planos são construídos para uma vida toda e não somente nos inícios de novos anos, o plano será uma grande bobagem, se você não pensou na sua vida de maneira ampla.

Uma segunda leitura me remete a uma conclusão muito simples, objetiva e direta, a falta de foco. O foco direciona, motiva e combate os sabotadores, parece simples como uma fórmula milagrosa, mas não é, será necessário inicialmente estabelecer o grau de importância, pois, assim será algo que estará sempre em primeiro plano para o direcionamento de energia.

Se você quer emagrecer, basta se comprometer e colocar este item como importante, pois assim o foco será estabelecido. Nunca comece de maneira radical, isto poderá lhe desmotivar facilmente. Coloque uma meta inicial de deixar de ter alguns gramas em um curto espaço de tempo, não faça regimes radicais, pois, você se frustrará em pouco tempo, seu corpo precisa se readaptar a nova maneira de viver.

É preferível ir galgando um passo de cada vez e comemorar cada conquista, assim a manutenção estará garantida.

Se quer conquistar uma nova posição no trabalho, comece por verificar primeiro que competências são necessárias para esta conquista, comece a trabalhar a que for mais crítica e depois as outras em sequência, não é possível fazer tudo ao mesmo tempo. É preciso priorizar, não adianta querer algo e colocar sua energia em outro lugar… isto é ausência de foco!

Nosso cérebro adora nos fazer mudar constantemente de direção, porque não conseguimos controlar os sabotadores, estamos expostos as mais diversas tentações do dia a dia, então se faz necessário o foco, ele será o instrumento de bloqueio de nossos sabotadores.

Conheço muitas pessoas que conquistaram objetivos aparentemente impossíveis, por que estabeleceram prioridades e não perderam o foco.

 Não perca tempo em construir grandes planos de virada de ano, mas sim, em identificar o que é mais importante para você, um ou dois itens com muito foco, serão mais significativos do que dez sem nenhum foco. Você chegará ao final de ano com realizações e não com renovação de promessas.

Pense sempre que é necessário planejar uma vida e não somente um ano!

O que é mais importante para você?



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

As novas gerações estão invadindo o mercado de trabalho. Descubra como evitar o conflito geracional de dentro da sua empresa agora mesmo!

As novas gerações estão invadindo o mercado de trabalho. Descubra como evitar o conflito geracional de dentro da sua empresa agora mesmo!

02/01/2019

DISC x MBTI – Você sabe diferenciá-las?

DISC x MBTI – Você sabe diferenciá-las?

20/10/2021

Conheça agora os principais benefícios de investir no treinamento de lideranças!

Conheça agora os principais benefícios de investir no treinamento de lideranças!

12/01/2019