Wladimir Martins 05/07/2022

O que é Gamificação?

O mercado dos jogos ou videogames vem crescendo nas últimas décadas e ganhando ainda mais destaque no mercado. Isso porque a dinâmica dos jogos e toda sua logística cria um entusiasmo nos usuários, de modo que é possível elevar seu nível e alcançar sempre mais. Todo esse engajamento saiu dos consoles e veio para a vida real, estando presente não só em casa, mas também nas empresas, escolas, processos seletivos e outras organizações. A gamificação é uma técnica e estratégia de aplicação de toda a dinâmica dos jogos nas atividades do dia a dia, visando aumentar o engajamento dos participantes. Todos os jogos tem certos objetivos a serem cumpridos e obstáculos que precisam ser superados.
A gamificação se volta para duas importantes vertentes: a conquista e a superação. A estratégia de gamificação conta principalmente com o apoio das novas tecnologias, que são capazes de estimular o aprendizado, motivar comportamentos e conceder recompensas, como nos jogos. No entanto, para que a estratégia seja bem sucedida, a participação precisa ser voluntária, dessa forma, todos os jogadores precisam conhecer as regras e o objetivo da ação.
De modo geral, gamificação é o uso de mecanismos e características dos jogos para aumentar o engajamento dentro da empresa, facilitar o aprendizado e servir de motivação para seus colaboradores. Por esse motivo, essa técnica está cada vez mais presente dentro das organizações, seja em treinamentos e capacitações ou até mesmo como estratégia de ensino.
Outro importante objetivo do método nas instituições é facilitar a compreensão de conteúdos mais complexos e tornar materiais mais acessíveis, auxiliando no entendimento e amplo aprendizado. Um exemplo disso seria utilizando um programa ou sistema de pontuação e ranking com recompensas ao completar as missões. Se trata de uma técnica atrativa e altamente eficaz para engajar o público, especialmente, o mais jovem. O que não significa que outras técnicas mais sólidas precisem ser abandonadas, mas sim, adaptadas. A estratégia surge para ser incorporada e melhorar ou resultados da organização, e não como instrumento de substituição. Além disso, pode ser utilizada em diversos segmentos, como saúde, educação, organizações públicas e privadas ou até em processos seletivos.
Elementos da gamificação:

Storytelling – diz respeito à prática de criar narrativas ou contar histórias buscando educar, entreter, preservar ou difundir novos valores e conhecimento. Na gamificação, esse recurso é utilizado para deixar a tarefa mais interessante e aumentar ou conservar a atenção dos envolvidos, gerando mais engajamento.
Avatar – ligado ao storytelling, o avatar caracteriza o personagem da narrativa, criado para conservar a atenção do colaborador e auxiliar na imersão do participante na dinâmica proposta, bastante utilizado em treinamentos ou formações.
Desafio – o desafio é fundamental para alcançar as metas e objetivos da organização. Ele é fundamental na técnica de gamificação porque estimula o participante a atingir e até superar o que foi apresentado. O desafio deve ser o suficiente para que o participante não fique desmotivado ou acomodado. O ideal é que na medida em que o participante vá progredindo, o nível de dificuldade vá também aumentando.
Recompensa – a recompensa serve também de estímulo para o jogador, por isso deve ser empregada estrategicamente e dada de acordo com cada retorno positivo do participante.
Pontos – os pontos são um forte motivador para a realização das tarefas, uma vez que os participantes só pontuam se concluírem a atividade proposta. Além disso, esse recurso contribui para que os participantes se sintam desafiados, gerando um aspecto competitivo entre eles próprios.
Ranking – serve para evidenciar quais dos participantes conseguiram atender o que foi proposto e realizar plenamente a atividade, além de também motivar e servir de estímulo para as próximas atividades.



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Plano de Desenvolvimento Individual (PDI): por que é tão importante?

Plano de Desenvolvimento Individual (PDI): por que é tão importante?

29/04/2020

A importância das redes sociais nas empresas

A importância das redes sociais nas empresas

01/12/2022

Você Acredita em Intuição?

Você Acredita em Intuição?

28/03/2016