Wladimir Martins 01/12/2022

A importância das redes sociais nas empresas

De acordo com um relatório da ComScore, o Brasil ultrapassou a marca de 122 milhões de pessoas conectadas à internet em 2020. Tal conjuntura tem impacto direto em todos os setores da economia, incluindo o mercado de trabalho. Dentro desse cenário, as redes sociais – ambiente virtual que possibilita uma interação real entre pessoas, grupos ou organizações com valores semelhantes – têm se tornado a principal ferramenta utilizada pelos usuários, sendo o Brasil, o terceiro país do mundo a usar redes sociais, segundo um estudo realizado pela plataforma Cupom Válido que mostra que os brasileiros ficam em média 3h42min por dia conectados e interagindo com os conteúdos expostos.
As redes sociais têm se tornado uma ferramenta indispensável para a empresa, isso porque através dela você pode divulgar sua marca, a causa e os objetivos da sua organização e principalmente fazer um estudo de clientes, ou seja, observar as preferências e os diversos gostos deles e aplicá-los na sua empresa.
Esses canais de comunicação são importantes para as empresas pois ajudam na divulgação do negócio e do produto e contribuem na relação da empresa com o consumidor, formando laços e aumentando a afinidade dos clientes com a organização. Além disso, ela aumenta consideravelmente a visibilidade do negócio, melhora o posicionamento da marca no mercado, ajuda no engajamento do produto e da marca nas redes sociais fazendo ela alcançar um público maior e mais diverso, contribui para a construção de uma base de consumidores fiéis e possibilita acompanhar os indicadores do negócio.
Mas como as redes sociais podem ser utilizadas para a promoção da empresa e da marca?
Inicialmente é importante analisar quais conteúdos expor nas redes sociais, observar se vão gerar impactos positivos e principalmente atrair a atenção dos consumidores, nesse momento, é interessante observar se esse conteúdo respeita a pluralidade social e o meio ambiente, já que empresas com responsabilidade social e ambiental têm cada vez mais conquistado o público. Outro ponto de bastante relevância seria buscar uma interação contínua com os seguidores e investir na veiculação de anúncios utilizando as ferramentas pagas de publicidade. E por fim, fazer o acompanhamento dos indicadores das redes sociais, verificar as métricas que mostram o alcance e as interações dos clientes com o conteúdo exposto.
De modo geral, as redes sociais são espaços de interação, comunicação e relacionamentos, além de serem lucrativas e permitirem a análise dos resultados e das métricas, que geram dados importantes e podem ser utilizadas nos relatórios de controle da organização. Não bastasse isso, as redes ampliam o alcance, influenciam na popularidade do negócio e pode melhorar ou prejudicar a reputação de uma empresa.
Portanto, investir em uma boa equipe de marketing e análise estratégica do meio publicitário, incluindo as redes sociais, nunca é o bastante. Especialistas afirmam que as redes sociais serão ainda por muito tempo campo de trabalho para o sucesso da empresa, especialmente no que se refere a atrair novos consumidores, uma vez que o acesso à internet tem aumentado significativamente nos últimos anos, com novos públicos e potenciais clientes.



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