Marketing Opus 26/07/2020

Habilidades para se desenvolver: 5 principais que você deve trabalhar

A carreira de um profissional é cheia de desafios e oportunidades, sendo necessário estar preparado para evoluir constantemente. Dentro desse contexto, é preciso encontrar habilidades para se desenvolver, buscando um lugar de destaque no mercado de trabalho.

O desenvolvimento de novas habilidades é fundamental para encontrar oportunidades de trabalho ou entregar um serviço de mais qualidade. Existem aspectos pessoais que podem ser trabalhados, como o equilíbrio emocional, e fatores profissionais, como um novo curso em determinada área.

Pensando nisso, apresentaremos 5 habilidades para se desenvolver que são procuradas pelas empresas. Confira!

1. Autoconhecimento

O autoconhecimento é importante para quem deseja desenvolver os seus pontos fortes e saber lidar com os seus pontos fracos. Essa característica é valorizada em uma equipe, pois o colaborador consegue explorar suas forças e minimizar os impactos nas atividades em que não se destaca.

Quando a pessoa é capaz de identificar suas características, é mais fácil para ela buscar melhorar seus pontos fracos e se tornar um profissional mais completo.

2. Equilíbrio emocional

As empresas valorizam profissionais que são equilibrados emocionalmente, ou seja, capazes de controlar suas emoções e sentimentos. Isso contribui para que eles mantenham a postura e entreguem um serviço de qualidade, sempre priorizando o bem-estar próprio e das pessoas ao redor.

Não é fácil conter as emoções no ambiente de trabalho, pois em alguns momentos é normal se sentir decepcionado e desmotivado. Entretanto, ao lidar bem com esses sentimentos, você estará mais preparado para os desafios da sua função.

3. Empatia

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, algo importantíssimo em uma empresa. As organizações não buscam somente bons profissionais, mas desejam pessoas que saibam se relacionar em grupo.

Saber ouvir o outro e colocar-se no lugar dele — seja o colega ou o cliente — ajuda a manter um ambiente de trabalho saudável. Ao compreender as dores do outro, cada profissional consegue agir para minimizar o impacto final.

4. Liderança

A capacidade de liderar é importante não somente para os gestores, mas para qualquer profissional. Isso porque a liderança exige uma soma de características importantes para o trabalho em equipe.

Além disso, quem demonstra essa capacidade é visto de forma promissora, pois pode ocupar cargos mais importantes no futuro. Portanto, vale a pena desenvolver essa competência e estar preparado para as oportunidades que virão.

5. Pensamento crítico

As empresas procuram profissionais que tenham capacidade para analisar as situações de forma crítica. Essa habilidade é fundamental para que novas ideias sejam desenvolvidas, melhorando os processos e contribuindo com o crescimento do negócio.

Um colaborador que concorda com tudo deixa de mostrar sua opinião e não traz progresso para o negócio. Para evitar ser visto dessa maneira, procure analisar suas tarefas cotidianas e identificar melhorias no processo.

Neste artigo, vimos algumas habilidades para se desenvolver e melhorar a sua preparação profissional. Tais competências podem ser adquiridas em treinamentos específicos ou no exercício diário, por meio de nossas experiências. É importante fazer uma autoanálise para identificar quais delas você já possui e adquirir aquelas que não fazer parte das suas características.

Gostou das nossas dicas? Então, aproveite para conhecer mais sobre este tema com esse texto sobre as habilidades necessárias para se desenvolver a alta performance profissional!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Acessibilidade nas empresas

Acessibilidade nas empresas

08/02/2023

Guia completo para evitar a microgestão na sua empresa

Guia completo para evitar a microgestão na sua empresa

29/09/2019

Guia completo sobre clima organizacional

Guia completo sobre clima organizacional

15/05/2020