Wladimir Martins 29/05/2020

Passo a passo: aprenda como executar um plano de ação empresarial

Um plano de ação empresarial é um projeto que vai definir as metas e os objetivos que a empresa deseja alcançar, além do período de execução. Sua principal função é a organização para que as conquistas sejam efetivas.

Assim como o colaborador pode usar essa estratégia a fim de melhorar as demandas da empresa, os profissionais também costumam adotá-la para traçar um desenvolvimento pessoal qualificado, pensando em promoções, por exemplo.

Quer saber como crescer profissionalmente de maneira eficiente? Continue a leitura e aprenda como colocar em prática o seu plano de ação!

1. Defina o objetivo do plano de ação

Para que seus projetos saiam do papel, é preciso começar com a definição de um objetivo. Pode ser um que você queira alcançar a longo ou curto prazo. Almeja trocar de cargo? Desenvolver seu potencial no trabalho? Esses podem ser bons exemplos de objetivos do plano de ação.

Essa etapa é a mais importante, pois é a que vai definir todo o caminho a ser trilhado, por isso, defina um objetivo claro.

2.Desenhe o planejamento

O próximo passo após a definição do objetivo principal é o momento de planejar como será a ação. Para isso, pense nas seguintes questões:

  • qual será o cronograma desse plano de ação?
  • Preciso de orçamento para investir em cursos de qualificação e treinamentos? Quanto será?
  • Quais atividades precisarei desempenhar para alcançar esse objetivo? Qual o prazo de cada uma dessas atividades?
  • Quais recursos preciso pensando nessa prática?

Essas respostas precisam ser claras e bem definidas e, assim, compreender todos os passos que dará a partir de agora.

3.Execute

O plano de ação está definido e bem desenhado? É hora de partir para a prática! Está nas suas mãos alcançar o próximo nível. Comece com as ferramentas disponíveis, pois poderá ajustar no caminho, caso necessário. Lembre-se dos prazos que foram desenhados no planejamento e siga-os, meta a meta, um passo por dia.

4.Monitore e ajuste

Depois de iniciar de fato o plano de ação empresarial, é preciso monitorar os resultados mesmo antes de encerrar a meta. Dessa forma é possível visualizar o rendimento até aqui e, caso algo tenha saído do planejamento, mudar a rota. Acompanhe os prazos e investimentos já realizados e, se for necessário investir mais, planeje-se para isso durante essa etapa.

5.Encerramento

Ao final do prazo estipulado lá no planejamento, avalie como foi o seu rendimento em cada uma das etapas, quais foram os erros e acertos. Assim, poderá melhorar para um próximo plano de ação empresarial que executar.

Registre em um documento todos esses resultados, bem como as consequências de não ter atingido alguma meta, por exemplo. Acrescente feedbacks e comentários sobre esse processo e faça uma revisão sempre que colocar em prática os demais.

Para que os resultados sejam alcançados é preciso entender que o que vai ajudar é a soma das pequenas atitudes dentro de todo o plano, portanto, não basta ter boas ideias e não desenvolvê-las de maneira efetiva ao longo do período.

O que não pode ficar de fora no plano de ação?

Para criar um plano de ação, você pode usar de algumas ferramentas como Kanban, SCRUM ou 5w2H. Independentemente da escolha, é importante levar em consideração o que incluir nessa estratégia.

Saiba o que não pode ficar de fora:

  • detalhamento das atividades separadas por pequenos objetivos;
  • metas claras e objetivas;
  • antes de colocar em prática, pense em possíveis riscos e elabore resoluções para isso;
  • ter um plano B;
  • ter mais de uma opção de cronograma.

Além disso, você pode contar conosco, já que a Opus Human é especializada em desenvolvimento profissional e liberação de potencial. Entre em contato conosco e tenha excelentes resultados! 



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Série “Mulheres de Personalidade”: Analisando o perfil de Daenerys Targaryen

Série “Mulheres de Personalidade”: Analisando o perfil de Daenerys Targaryen

23/10/2023

Em nosso novo artigo, você vai conhecer os diferentes tipos de clima organizacional e as características de cada um. Confira e fique bem informado!

Em nosso novo artigo, você vai conhecer os diferentes tipos de clima organizacional e as características de cada um. Confira e fique bem informado!

09/01/2019

O que é e como ingressar no curso de analista comportamental?

O que é e como ingressar no curso de analista comportamental?

04/01/2021