Wladimir Martins 29/12/2019

O que é equipe multidisciplinar? Entenda seus benefícios!

A coordenação de uma equipe envolve, dentre muitos pontos, a observação do envolvimento e engajamento dos colaboradores. Já não é novidade para os gestores que bons resultados são alcançados por meio de um alinhamento cultural e de processos bem definidos.

Quando se pensa no desenvolvimento de um equipe multidisciplinar, é importante ter em mente que o investimento em estratégias de comunicação e educação podem gerar grandes oportunidades para as instituições. Mas, antes de qualquer coisa, há também aspectos individuais a serem trabalhados.

O tema é muito interessante e possui diversas ramificações. Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas pontuais, que podem lhe ajudar a desenvolver mais engajamento na empresa. Confira!

O que é uma equipe multidisciplinar?

Uma equipe multidisciplinar é, em termos gerais, um grupo de profissionais com diferentes talentos e conhecimentos, que se complementam de maneira interdisciplinar, ajudando a empresa a conquistar resultados cada vez melhores.

Elas são compostas por especialistas de diversas áreas que trabalham em grupo, proporcionando uma visão mais abrangente das situações cotidianas uns para os outros. É uma solução realmente importante para alcançar um bom diferencial competitivo para o negócio.

Quais são suas principais características?

As equipes multidisciplinares são estruturalmente diferentes das multifuncionais. Elas não costumam ser engessadas em um modelo de autoridade e hierarquia e, embora respondam a um responsável pelo time, trabalham de maneira proativa e mais horizontal.

Quando enfrentam desafios, buscam soluções juntos, se organizam entre si e encontram a liderança ideal para enfrentar cada situação. Se uma pessoa está mais preparada para orientar sobre um caso específico, então ela assume a posição de líder. Dessa forma, todo o grupo ganha em termos de desempenho e performance.

Além disso, as experiências são ricas e complementares. As pessoas valorizam muito as boas relações e transformam a equipe em um espaço de crescimento contínuo. Isso torna o ambiente de trabalho muito mais estimulante e variado.

Quais são os benefícios desse tipo de equipe?

Não é à toa que esse modelo de trabalho tem sido adotado em muitas empresas. Confira algumas das vantagens e benefícios de optar por uma equipe multidisciplinar:

Perspectivas diferentes

Como cada colaborador possui uma experiência única e vasta na sua área de atuação, é possível propor muitas perspectivas diferentes para solucionar uma mesma situação. Isso facilita a criação de soluções mais completas e satisfatórias.

Resolução de problemas simples e complexos

Quando você conta com uma equipe multidisciplinar, cada um está olhando para um ponto específico de um problema. Dessa maneira, fica muito mais difícil deixar algum detalhe passar despercebido. Portanto, a resolução de problemas simples ou complexos se torna bem mais acessível.

Diferentes qualificações

Cada um com as suas especialidades, experiências, vivências, habilidades, capacidades e conhecimentos, contribuem para a evolução do time todo. Você não precisa se limitar a área de domínio de um profissional específico. Onde finda o conhecimento de um começa o de outro.

Aumento da criatividade

Pessoas com diferentes visões de mundo trabalhando juntas e estimulam a criatividade umas das outras. Elas ajudam a ampliar a perspectiva e a flexibilizar sua abordagem em relação a uma determinada situação. É desse processo que costumam surgir novas ideias e inovações incríveis.

Independência de fatores externos

Com uma equipe especialista em um único assunto, a empresa pode se tornar dependente da terceirização, ou seja, ela precisa buscar fora as habilidades que faltam no seu time. Quando ela escolhe seus profissionais a partir da multidisciplinaridade, esse problema tende a acabar.

Como gerenciar uma equipe multidisciplinar?

Um dos aspectos mais importantes sobre a gestão desses times de trabalho é: considere as diferenças entre os profissionais. É muito relevante que você olhe para as suas necessidades individualmente. Para isso, você pode seguir algumas dicas:

  • deixe bem claro o papel de cada um na equipe e quais são as suas responsabilidades;
  • identifique os talentos e habilidades individuais para usá-los a favor do grupo;
  • dedique-se a conhecer as pessoas e o seu modo de trabalho;
  • tenha uma escuta ativa, aproveite as ideias e insights gerados junto ao time;
  • estabeleça feedbacks constantes, isso ajudará a melhorar a equipe;
  • coloque os interesses coletivos acima dos individuais.

A multidisciplinaridade não é boa só para o negócio. Ela é benéfica também para os profissionais, que têm a oportunidade de se desenvolver constantemente, aprendendo sobre diversas coisas ao mesmo tempo.

Se você gostou deste conteúdo e deseja saber mais sobre a importância de uma equipe multidisciplinar, compartilhe este post nas suas redes e divida essas informações com outras pessoas!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Analisando comportamentos de personagens da série Grey’s Anatomy

Analisando comportamentos de personagens da série Grey’s Anatomy

11/05/2023