Marketing Opus 29/01/2019

Quer saber como potencializar a criatividade e inovação dentro da empresa? Leia e descubra!

Como as tecnologias e suas ferramentas ajudam na criatividade no trabalho?

Os seus clientes já estão cansados de encontrar sempre mais das mesmas soluções no mercado e buscam, cada vez mais, por empresas que se preocupam com os seus problemas e buscam formas diferentes de solucioná-los. É por isso que, para se destacar e ter sucesso, é essencial que o seu negócio invista na criatividade no trabalho e inovação do time.

Afinal, são os colaboradores que efetivamente geram resultados para o negócio!

Mas, você sabe como fazer isso? Entende qual é o papel da tecnologia nesse processo? Pois saiba que as ferramentas tecnológicas podem ser as suas maiores aliadas no processo, melhorando a criatividade no trabalho e o potencial de inovação do seu time e da empresa como um todo.

Descubra agora como a tecnologia e suas ferramentas ajudam a melhorar a criatividade no trabalho dentro da sua empresa!

Possibilita a organização de ideias

Ao contrário do que se imagina, a criatividade e inovação não são processos caóticos e desorganizados. Pelo contrário! Para que uma ideia efetivamente saia do papel e se transforme em solução, é preciso planejamento e organização.

É aí que as ferramentas tecnológicas atuam como grandes aliadas da sua empresa. Existem algumas que permitem que os colaboradores coloquem todas as suas ideias no papel — o famoso brainstorm — e transforme-as em resultados para a empresa. Isso é feito por meio de fluxogramas, esquemas, desenhos e, até mesmo, ferramentas que imitam quadros brancos.

Melhora a comunicação interna e colaboração na empresa

A comunicação interna é um fator central da criatividade dentro de uma empresa. Isso porque ela vem da troca de informações e colaboração entre os profissionais que fazem parte da empresa.

Portanto, ferramentas que permitem que os colaboradores troquem informações e discutam novas soluções em ambiente virtual também são grandes aliadas da criatividade no trabalho.

Gera insumos para o desenvolvimento de novas soluções

Existem ferramentas tecnológicas que permitem que você colete uma série de dados sobre o mercado, a sociedade e os seus clientes, de forma a entender quais são as tendências e desejos das pessoas. A análise disso gera informações úteis, que servem como gatilhos para a geração da inovação dentro da empresa.

Dessa forma, a tecnologia também pode ser uma grande aliada nesse aspecto. Por meio dessa coleta e análise de dados é possível gerar insumos para que a criatividade ganhe cada vez mais espaço dentro da empresa, permitindo que o seu time pense fora da caixa.

Possibilita a organização e gestão de tempo

Para que os colaboradores exercitem a criatividade é essencial que eles tenham tempo livre. Caso contrário, podem ficar focados apenas em atividades repetitivas e burocráticas que, apesar de importantes para o bom funcionamento do negócio, não agregam tanto valor quanto a inovação.

Portanto, utilizar tecnologias para a organização de tarefas, acompanhamento de resultados e gestão de tempo é uma outra forma de impulsionar a criatividade no trabalho. Dessa forma, os colaboradores passa a ter tempo e energia para investir na criação de novas soluções para o mercado.

A criatividade no trabalho é uma competências central para o sucesso das empresas na atualidade. Afinal, é por meio dela que você cria diferencial competitivo para a empresa e gera novos produtos e serviços que se adequam perfeitamente às necessidades e desejos dos clientes, ganhando cada vez mais lugar no mercado. Portanto, aproveite e use a tecnologia e suas ferramentas a seu favor para impulsionar a criatividade e inovação no trabalho!

Aproveite para ler o nosso próximo artigo e descubra também como avaliar e desenvolver as competências e comportamentos da equipe por meio do assessment!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Você sabe o que é CRINGE? Entenda as principais diferenças entre gerações.

Você sabe o que é CRINGE? Entenda as principais diferenças entre gerações.

20/10/2021

Mão de obra temporária: Quando optar?

Mão de obra temporária: Quando optar?

18/04/2022

Controle emocional no trabalho: como um líder deve se comportar?

Controle emocional no trabalho: como um líder deve se comportar?

15/04/2020