Marketing Opus 26/10/2020

RH digital: saiba o que é e qual a sua importância para empresa

O setor de recursos humanos é praticamente o coração de uma empresa, uma vez que é nele que todos os assuntos relacionados aos empregados costumam ser tratados. No entanto, o avanço da tecnologia tem alterado consideravelmente o modo de gerir pessoas. Com isso, o RH digital vem se destacando no mercado, apresentando novas ferramentas que visam alavancar a rentabilidade das organizações.

Nunca ouviu falar? Aproveite para conferir o nosso post e aprender mais sobre o assunto, seus benefícios e como realizar a implementação na sua empresa.

O que é o RH digital?

Como o próprio nome já entrega, o RH digital faz uso da tecnologia com o intuito de automatizar e agilizar os processos internos, diminuindo a burocracia e aumentando a produtividade do setor.

Ao eliminar tarefas repetitivas, que antes demandavam tempo e atenção e que agora podem ser feitas apenas com alguns cliques, a equipe é capaz de se dedicar de maneira mais estratégica à gestão de pessoas, implementando programas importantes para o crescimento da organização.

Como implementar o RH digital?

O RH digital não é o oposto ao RH tradicional. Não é preciso ter um ou outro setor, visto que é possível adicionar a tecnologia ao modelo de recursos humanos que a sua empresa tem hoje. Se você pretende implementá-lo, leia os tópicos a seguir para entender o que é necessário.

Software de gestão de pessoas

Seria estranho não falarmos de tecnologia na implementação do RH digital, certo? Ele é o ponto central para que a mudança seja bem sucedida, uma vez que é por meio de diversas ferramentas disponíveis no mercado que vocês poderão automatizar as atividades e ampliar a produtividade.

O primeiro passo, portanto, é investir em um software para a gestão de pessoas que seja capaz de integrar todas as informações importantes — não apenas do setor de RH, mas também de toda a empresa — e reunir de maneira rápida, ágil e eficaz todo o histórico de cada funcionário. Dessa maneira, realizar o controle da folha de pagamento, gestão de benefícios, ausências, adicionais e horas extras, é muito mais simples, reduzindo o risco de falhas.

Ponto digital

O modelo de “bater o ponto” em um cartão já está bastante ultrapassado, ainda mais após o cenário da pandemia vivenciado em 2020, que colocou diversos trabalhadores na modalidade home office. Com o ponto digital, é possível realizar as anotações de entrada, saída e intervalos de maneira muito mais prática, por meio de um aplicativo, usando uma senha pessoal, digital ou até mesmo o crachá.

Outra questão positiva é que esse sistema não permite adulterações, o que traz mais segurança jurídica a todos os envolvidos na relação empregatícia. Além disso, a jornada de trabalho de cada colaborador é informada automaticamente aos gestores e à equipe de RH, o que permite um controle muito mais próximo e atualizado, caso haja alguma movimentação estranha.

Armazenamento em nuvem

Se antigamente as informações eram guardadas em papel e era sempre necessário estar em um local físico para acessar os dados sobre determinada pessoa, a tecnologia veio para mudar essa realidade. O armazenamento em nuvem é extremamente seguro e permite que a empresa hospede todo o seu sistema nessa infraestrutura, garantindo o acesso de qualquer local e a integração das informações entre todas as áreas.

Logo, os gestores, por exemplo, podem ter acesso a determinadas informações do RH, como as horas extras, faltas, pedidos de férias de determinado de funcionário, de forma muito mais simples e ágil. Além disso, há redução de custos, da necessidade de ter uma estrutura física para guardar documentos e, principalmente, de riscos de falha.

Todas essas facilidades que o RH digital propõe permitem que a produtividade da empresa como um todo aumente, além de a organização assumir uma posição muito mais estratégica, trabalhando junto com os líderes em mudanças positivas, o que também garante o crescimento do faturamento.

Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber por e-mail mais conteúdos de qualidade sobre como modernizar o RH da sua empresa!



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

4 vantagens do EAD que você deve levar em consideração

4 vantagens do EAD que você deve levar em consideração

02/10/2020

Onboarding e Offboarding: Você sabe o que são?

Onboarding e Offboarding: Você sabe o que são?

18/04/2022

Afinal, o que é a gestão por indicadores e como aplicar aos negócios?

Afinal, o que é a gestão por indicadores e como aplicar aos negócios?

14/01/2021