Wladimir Martins 04/01/2021

Saiba como a iniciativa no trabalho contribui para o crescimento profissional

Um bom profissional está sempre em busca de atualização e crescimento na carreira, sendo que algumas características ajudam a alcançar as oportunidades. Ter iniciativa no trabalho é essencial para ser valorizado e conquistar posições e funções desejadas

Muitas vezes, as pessoas não se destacam no ambiente corporativo porque não aparecem, ou seja, não se colocam à disposição para ajudar. Por isso, é essencial demonstrar atitude para conquistar oportunidades e ser mais valorizado dentro de uma organização.

Neste artigo, vamos mostrar a importância da iniciativa no trabalho. Além disso, mostraremos como desenvolver essa característica. Continue a leitura!

Por que a iniciativa no trabalho é importante?

A iniciativa no trabalho é uma das características mais valorizadas pelas empresas. Isso acontece porque o profissional que demonstra essa habilidade é capaz de antecipar e resolver problemas, trazendo vantagens para a organização.

Desse modo, quem demonstra atitude se posiciona de forma destacada dentro de uma empresa e no mercado. Os gestores valorizam pessoas que estão dispostas a aprender, buscar soluções diferentes e entregar um serviço de qualidade. Sendo assim, a ascensão profissional caminha ao lado de quem é proativo e disposto. 

Como desenvolver essa característica?

Pensando em contribuir com a sua carreira, trouxemos algumas dicas para desenvolver essa característica. Confira nossas sugestões!

Observe o ambiente

Observar o ambiente é uma forma de encontrar aspectos em que você pode contribuir e melhorar os resultados do dia a dia. Muitas vezes, existem pontos que devem ser aperfeiçoados e que estão mais próximos da sua realidade diária. Você pode sugerir ao seu gestor e aos seus colegas melhorias nesses fatores, demonstrando sua vontade de ajudar. 

Seja proativo

Ser proativo significa buscar soluções para os problemas antes mesmo que eles aconteçam. Um colaborador que tem essa característica está sempre disposto a ajudar, não espera ser solicitado para contribuir e tem atitudes que ajudam a resolver as questões, evitando resultados negativos. 

Apresente ideias construtivas

Com base nas suas observações e nos aspectos de melhoria que você identificou, apresente novas ideias para a sua equipe e para a empresa. Ao conhecer melhor os processos e as atuais necessidades e demandas, é possível propor soluções criativas que ninguém ainda cogitou colocar em prática, mas que podem trazer grandes benefícios para a organização.

Demonstre interesse em novos desafios

Outro ponto importante é estar sempre pronto para encarar novos desafios e assumir responsabilidades. O profissional que está disposto a trabalhar em projetos diferentes e ajudar a empresa da maneira que for preciso é muito valorizado pelos gestores. Portanto, não tenha medo de inovar e atuar em áreas distintas e desafiadoras.

Neste artigo, mostramos de que modo a iniciativa no trabalho contribui para o crescimento profissional e como é possível desenvolver essa característica. Esforce-se para adquirir essa habilidade e se destacar na sua empresa. Desse modo, é possível alcançar boas oportunidades, melhorando o seu posicionamento e estando pronto para novas responsabilidades.

Gostou das nossas dicas sobre o assunto? Então, aproveite para ler outro artigo que trata sobre as 5 principais habilidades do futuro que você precisa desenvolver!



O quanto esse conteúdo foi útil?

3.8 / 5. 5

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Série “Mulheres de Personalidade”: Analisando o perfil comportamental de Wandinha Addams

Série “Mulheres de Personalidade”: Analisando o perfil comportamental de Wandinha Addams

30/01/2024

No universo de Game Of Thrones, como comportam-se os principais líderes?

No universo de Game Of Thrones, como comportam-se os principais líderes?

08/05/2019

O que é o “departamento pessoal” e qual sua importância para o setor de RH?

O que é o “departamento pessoal” e qual sua importância para o setor de RH?

01/12/2022